Treinamento dos membros do Canal de Distribuição



Grandes empresas tendem a se preocupar com toda a estrutura do canal de marketing antes de adentrar novos mercados internacionais. Em economias em desenvolvimento, nem sempre existe uma estrutura burocrática adequada, que dê garantia que os membros do canal irão cumprir os contratos firmados.

Assim, para procurar dar maior estabilidade no canal de marketing, as grandes empresas (normalmente como agentes no processo) criam políticas de controle de qualidade (do processo produtivo, do transporte, da qualidade do produto, etc…) e passam a certificar as empresas que atendem a estes requisitos mínimos.

A certificação busca dar segurança ao processo de produção, distribuição e comercialização do produto, mas na maior parte das vezes a empresa que está controlando o canal de marketing precisa fornecer diretrizes (ou mesmo fornecer diretamente) de treinamento para os membros.

Cada membro do canal terá diferentes necessidades de treinamento, mas estes devem ser desenvolvidos para que a empresa controladora possa definir os processos internos dos outros membros, de acordo com suas próprias necessidades.

Este processo de tentativa de controle dos diferentes membros de uma canal de marketing é conhecido também como sistema vertical de marketing, ou sistema administrado.



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