Alta do dólar: um bom momento para exportar



A alta do dólar deixa o brasileiro mais pobre, diminuindo seu poder de consumo e tem incentivado muitas empresas brasileiras a considerarem o mercado externo como um novo segmento de consumo, mas o desconhecimento das especificidades do mercado internacional, tal como exigências do consumidor e exigências legais, acaba inviabilizando a ideia.

Pesquisas internacionais podem custar muito para uma pequena empresa que deseja expandir a área de atuação, entretanto, buscar orientações no Senai e Apex pode ajudar a definir o foco. O primeiro passo é descobrir as oportunidades comerciais em cada país, conforme este mapa. Nele, o exportador conhece regiões fora do eixo Europa – Ásia como mercado potencial. Por exemplo, a América Latina é um potencial consumidor de peças de bicicleta. Quantas indústrias brasileiras exploram esse mercado? Elas podem ser tão competitivas quanto as chinesas? Qual o diferencial que podem desenvolver para ganhar espaço?

A empresa pode começar solicitando uma visita técnica do PEIEX – Projeto Extensão Industrial Exportadora e avaliar o potencial do negócio e identificar os pontos de melhoria: adequações às normas de segurança, higiene e certificações internacionais.

Para solicitar a visita, o exportador deve entrar em contato com os escritórios da Apex no Brasil:

Brasília – DF – Sede

Telefone: (61) 3426-0202

Endereço: SBN,Quadra 02, Lote 11, Edifício Apex-Brasil CEP 70040-020 Brasília (DF)

E-mail: [email protected]

São Paulo – SP

Telefone: (61) 3426-0202

Endereço: Avenida Presidente Juscelino Kubitscheck, 28, Vila Nova Conceição 3º andar CEP 04543-000 São Paulo (SP)

E-mail: [email protected]

Ao reconhecer o país que pretende exportar, é preciso visitar feiras, conhecer os potenciais concorrentes, pois as tendências do mercado externo podem muito bem serem adaptados para o mercado interno e colaborar para a competitividade da marca dentro e fora do Brasil.

Para estabelecer um networking em feiras, o empresário precisa desenvolver material de divulgação e promoção em, pelo menos, inglês e espanhol. Encontre uma empresa de tradução renomada que realize o serviço, pois quanto mais profissional for o material, mais seriedade seus negócios demonstração ao mercado.

Exportar é uma atividade extremamente meticulosa e exige o conhecimento do mercado local, das características culturais e uma análise constante da concorrência acirrada, mas exatamente pelas altas exigências, uma vez supridas, o exportador consegue transformar este patamar de excelência em um aliado para fidelizar ainda mais o mercado interno: antecipando tendências e superando as expectativas em relação à concorrência local.



Comente





Posts Relacionados

  • Por que quando os juros aumentam o retorno do meu fundo cai?Por que quando os juros aumentam o retorno do meu fundo cai? Recentemente recebi uma pergunta de um leitor, e achei que a resposta simplificada, e os exemplos, pudessem servir para mais pessoas, então vamos lá: A PERGUNTA "Porque que nos FUNDOS DE […]
  • Meu primeiro imóvel: devo alugar ou comprar um imóvel?Meu primeiro imóvel: devo alugar ou comprar um imóvel? A história é conhecida: vocês se conheceram, namoraram, casaram e engravidaram. Pode mudar a ordem, ou ainda os termos, mas um dos caminhos naturais é sair da casa dos pais. Nesta hora, o […]
  • 5 motivos para escolher um flat ao invés do hotel5 motivos para escolher um flat ao invés do hotel Viajar, conhecer novos lugares, fechar negócios e se hospedar em lugares confortáveis e aconchegantes. A vida parece bem mais fácil do que realmente é quando se lê uma descrição como essa, […]
  • Seguro Automotivo vale a pena para sua empresa?Seguro Automotivo vale a pena para sua empresa? Crise batendo na porta, e aí você olha para as linhas de despesas da sua empresa e se depara com o custo do seguro dos veículos da empresa. Bate a dúvida: Será que vale a pena manter o […]
  • Alavancagem FinanceiraAlavancagem Financeira A alavancagem financeira é uma forma de se aumentar a rentabilidade através do endividamento. Na alavancagem financeira a empresa utiliza-se de empréstimos ou da aquisição de ativos fixos […]
  • A rentabilidade na atividade ruralA rentabilidade na atividade rural Matéria publicada na Revista Lida de Maio de 2006 Entenda as implicações do capital imobilizado em seus resultados financeiros Pesquisando alguns dados no Agrianual* 2006, mais […]