Alta do dólar: um bom momento para exportar



A alta do dólar deixa o brasileiro mais pobre, diminuindo seu poder de consumo e tem incentivado muitas empresas brasileiras a considerarem o mercado externo como um novo segmento de consumo, mas o desconhecimento das especificidades do mercado internacional, tal como exigências do consumidor e exigências legais, acaba inviabilizando a ideia.

Pesquisas internacionais podem custar muito para uma pequena empresa que deseja expandir a área de atuação, entretanto, buscar orientações no Senai e Apex pode ajudar a definir o foco. O primeiro passo é descobrir as oportunidades comerciais em cada país, conforme este mapa. Nele, o exportador conhece regiões fora do eixo Europa – Ásia como mercado potencial. Por exemplo, a América Latina é um potencial consumidor de peças de bicicleta. Quantas indústrias brasileiras exploram esse mercado? Elas podem ser tão competitivas quanto as chinesas? Qual o diferencial que podem desenvolver para ganhar espaço?

A empresa pode começar solicitando uma visita técnica do PEIEX – Projeto Extensão Industrial Exportadora e avaliar o potencial do negócio e identificar os pontos de melhoria: adequações às normas de segurança, higiene e certificações internacionais.

Para solicitar a visita, o exportador deve entrar em contato com os escritórios da Apex no Brasil:

Brasília – DF – Sede

Telefone: (61) 3426-0202

Endereço: SBN,Quadra 02, Lote 11, Edifício Apex-Brasil CEP 70040-020 Brasília (DF)

E-mail: [email protected]

São Paulo – SP

Telefone: (61) 3426-0202

Endereço: Avenida Presidente Juscelino Kubitscheck, 28, Vila Nova Conceição 3º andar CEP 04543-000 São Paulo (SP)

E-mail: [email protected]

Ao reconhecer o país que pretende exportar, é preciso visitar feiras, conhecer os potenciais concorrentes, pois as tendências do mercado externo podem muito bem serem adaptados para o mercado interno e colaborar para a competitividade da marca dentro e fora do Brasil.

Para estabelecer um networking em feiras, o empresário precisa desenvolver material de divulgação e promoção em, pelo menos, inglês e espanhol. Encontre uma empresa de tradução renomada que realize o serviço, pois quanto mais profissional for o material, mais seriedade seus negócios demonstração ao mercado.

Exportar é uma atividade extremamente meticulosa e exige o conhecimento do mercado local, das características culturais e uma análise constante da concorrência acirrada, mas exatamente pelas altas exigências, uma vez supridas, o exportador consegue transformar este patamar de excelência em um aliado para fidelizar ainda mais o mercado interno: antecipando tendências e superando as expectativas em relação à concorrência local.



Comente