Planejamento Estratégico

Blog sobre Planejamento Estratégico Orientado a Resultados

Perspectivas do Balanced Scorecard

Para se criar um BSC que efetivamente traduza as estratégias e missão da empresa em metas e indicadores específicos, os autores do modelo converteram esses elementos da estratégia em quatro perspectivas distintas: financeira, dos clientes, dos processos internos, e do aprendizado e crescimento.
Na defesa do modelo, Kaplan e Norton (1997), sugerem que as quatro perspectivas do Balanced Scorecard são adequadas em diversas empresas e setores de mercado. Mas elas devem ser consideradas como um modelo, e não como uma camisa de força. Não existe uma fórmula matemática segundo o qual as quatro perspectivas sejam necessárias e completamente suficientes.

Perspectivas do Balanced Scorecard

Figura 22 – Perspectivas do Balanced Scorecard
Fonte: Wikipédia, 2007



Kenneth Corrêa possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS - 2004) e Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV - 2006). É Diretor Comercial e de Tecnologia do Grupo WTW, à frente das empresas Gestão Ativa - Soluções Web, 80 20 Marketeria Digital, e Mais Empresas que atuam nas áreas de Desenvolvimento de Sites, SEO (Otimização para buscadores), Marketing Digital e eCommerce. Foi professor do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC (IESF) e da Universidade Anhanguera-Uniderp, ambas em Campo Grande - MS. Possui experiência na área de Administração, atuando principalmente nas seguintes áreas: planejamento estratégico, gestão de projetos, marketing e recursos humanos.




Comentários:

Uma Resposta
  1. Rodrigo disse:

    Kenneth,

    acompanho suas aulas pelo youtube a um tempo e realmente admiro seu jeito descomplicado de explicar os assuntos. Estou terminando meu curso e inicando meu trabalho de conclusão de curso encima da construção de um balanced scorecard para uma empresa de média porte (em relação ao faturamento), um restaurante. Senti a necessidade de adicionar duas perspectivas ao bsc, mas ao estudar mais sobre o tema, estou sentindo dificuldade de apoiar teoricamente essa escolha. Você teria alguma sugestão para me ajudar?

    Obrigado desde já!

Deixe um comentário