Planejamento Estratégico

Blog sobre Planejamento Estratégico Orientado a Resultados

Análise S.W.O.T.

A Análise S.W.O.T. (ou análise F.O.F.A. em português) é uma ferramenta estrutural utilizada na análise do ambiente interno, para a formulação de estratégias. Permite-se identificar as Forças e Fraquezas da empresa, extrapolando então Oportunidades e Ameaças externas para a mesma.

De acordo com VALUE BASED MANAGEMENT (2007), Forças e Fraquezas (Strenghts e Weakness, S e W) são fatores internos de criação (ou destruição) de valor, como: ativos, habilidades ou recursos que uma companhia tem à sua disposição, em relação aos seus competidores.

Já as Oportunidades e Ameaças (Opportunities e Threats, O e T) são fatores externos de criação (ou destruição) de valor, os quais a empresa não pode controlar, mas que emergem ou da dinâmica competitiva do mercado em questão, ou de fatores demográficos, econômicos, políticos, tecnológicos, sociais ou legais.

Uma organização deve tentar se adaptar ao seu ambiente externo. A análise S.W.O.T. é uma ferramenta excelente para analisar as forças e fraquezas internas de uma organização, e as oportunidades e ameaças externas que surgem como conseqüência. (VALUE BASED MANAGEMENT, 2007)

O modelo da análise S.W.O.T. normalmente é realizado usando um diagrama conforme abaixo, o que facilita a visualização sistêmica (visão do todo, e da interação entre as partes), e a relação entre cada um dos fatores:

Análise SWOT - Modelo

Tabela 2 – Análise S.W.O.T.
Fonte: Kenneth Corrêa, 2007



Kenneth Corrêa possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS - 2004) e Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV - 2006). É Diretor Comercial e de Tecnologia do Grupo WTW, à frente das empresas Gestão Ativa - Soluções Web, 80 20 Marketeria Digital, e Mais Empresas que atuam nas áreas de Desenvolvimento de Sites, SEO (Otimização para buscadores), Marketing Digital e eCommerce. Foi professor do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC (IESF) e da Universidade Anhanguera-Uniderp, ambas em Campo Grande - MS. Possui experiência na área de Administração, atuando principalmente nas seguintes áreas: planejamento estratégico, gestão de projetos, marketing e recursos humanos.




Comentários:

142 Respostas
  1. Paula, veja um exemplo bem bacana nos comentários mais antigos, que creio vá te ajudar!

  2. ivoni disse:

    Tenho uma empresa de locação de euqipamentos para construções e venda de bloquetes, como aplico a analise swot na minha empresa, e gostaria de saber se voces tem alguma planilha de custos operacionais…

  3. […] um planejamento de comunicação ou de marketing é necessário que se faça uma análise do mercado em que se atua e da sua empresa/marca/produto. Uma das análises mais utilizadas é a […]

  4. Sergio Luiz Zampieri disse:

    Prezados,
    Estamos fazendo analise SWOT na busca do planejamento estratégico da nossa empresa.
    Já identificamos o ambiente externo e o interno com uma serie de indicadores (+- 40 indicadores).
    Cruzamos os indicadores (oportunidadedes/ameaças X pontos fortes/fracos), usando uma matriz de analise de correlação entre fatores, com notas variando de 0 = (correlação nula); 1 = Média; ou 2 = correlação alta.
    Atenção – Esta matriz será aplicada para cerca de 20 pessoas no nosso ambiente de trabalho.
    Minha duvida – Uso as médias da correlação ou os valores mais frequentes de 0, 1 ou 2
    Gostaria de um comentário seu da forma para melhor usar estas correlações, e que tb indicasse algumss bibliografias sobre esta temática.
    Atenciosamente,
    Sergio

  5. Paulo disse:

    Olá tenho um trabalho de analise SWOT para fazer e nem sei por onde começar:

    Trata-se da Alpargatas-com parte da linha Vulcabras
    A Vulcabras S.A. é uma empresabrasileira de calçados, de capital aberto. Com sede em Jundiaí, no interior do estado de São Paulo, constitui-se na maior companhia no país do setor de calçados esportivos, femininos e confecções esportivas, contando, entre outras, com as marcas Azaléia, AZ, Dijean, Funny, Opanka, OLK, Olympikus, Reebok e Botas Vulcabras.
    A marca Vulcabras possui cinco fábricas, quatro no Brasil e uma na Argentina e mais de 35 mil colaboradores, no país e no exterior.
    Público-Alvo do produto é um mixparte significativo (cerca 66%) é composto por empresas que exigem o uso por seus profissionais no trabalho. O restante das vendas tem consumidores – os profissionais que adquirem o produtoatravés da rede de revendas. Este último é o público que queremos atingir.
    Por ser mais caro que seus concorrentes, nosso produto acaba sendo preterido nas vendas ao consumidor, que se decide por opções mais baratas.
    Queremos aumentar as vendas para este “Target” em 6 pontos percentuais.
    A agência vai realizar uma análise do SWOT para subsidiar o Planejamento da Campanha.
    O grupo pode escolher o argumento de Campanha em cima das análises realizadas, e justificadar sua escolha comoconclusão do trabalho.

  6. Clarissa disse:

    Bom dia.

    Preciso da análise de SWOT do departamento financeiro, estou com alguma dúvidas pois é mais complexo fazer de apenas um departamento da empresa.

    Obrigada

  7. Kennet, boa noite
    seria intreressante que vc date os artigos que vc escreve para que possamos fazer a referencia bibliografica de maneira normalizada quando utilizamos algum de seus artigos para discussão em sala de aula. Poderia me dar a data certa do artigo Analise SWOT para que eu coloque os devidos creditos???

    Grato pela atenção.

  8. Aida Alves disse:

    ola espero k esteja tudo bem com voçe. A proposito da analise swot o meu tema de monografia é analise swot da adesão de angola a opep(organizaçao dos paises exportadores de petroleo) e eu queria saber como posso aplicar a analise fofa neste caso

  9. Marisa de Mello disse:

    Olá boa noite! Parabenizo Kenneth por disponibilizar importantes informações. Estou fazendo MBA em gestão hospitalar. A partir de um hospital publico que escolhi indicando sua missão, valores e visão, foi solicitado que fizesse uma análise dos ambientes utilizando a Matriz Swot.Como detectar pontos fracos e fortes em uma empresa pública? O mercado, por exemplo não é competitivo para este seguimento…Os clientes não escolhem a empresa, nõa há competitividade. É possivel fazer estes levantamentos? Serão tudo hipóteses…

  10. Olá Marisa,

    A ferramenta se aplica sem problema nenhum para organizações do terceiro setor. Mesmo que os clientes não escolham, eles são clientes.

    Analise os fatores positivos e negativos de qualquer forma.

  11. Olá Aida, aqui tudo bem.

    Em relação ao seu trabalho, você precisa começar procurando os pontos fortes e fracos da adesão.

    O exemplo que dei nos comentários acho que pode ajudar bastante.

  12. Olá Elmar,

    Como é um artigo online, não há problema você utilizar a data de acesso (2012, neste caso). Mas chequei aqui, e o artigo é de 2008, embora tenha sofrido atualizações desde lá, praticamente uma vez ao ano.

  13. Olá Clarissa,

    Na verdade é mais fácil fazer para um departamento só, pois você tem um escopo de análise reduzido.

  14. Olá Sérgio,

    Sobre a correlação, normalmente utilizo a escala de -1 a 1, já que pode haver correlação negativa. Como entendi que é uma análise discreta (e não contínua) de valores, sugiro que você analise a freqüência de cada um dos fatores.

    Sobre a bibliografia, sugiro o Ansoff.

  15. Rafaela disse:

    queria saber como eu faço para fazer uma matriz de s.w.ot // o desenhoo mesmo ;/ me ajundem?

  16. Taianra disse:

    Ótima matéria, ajudou bastante, parabéns!!!!

  17. josiele disse:

    Muito bom…achei exatamente o que estava procurando

  18. fabiane xavier disse:

    Olá.. td bem??
    Estou fazendo meu tcc e usei o quadro da analise SWOT do seu blog,porem preciso do autor e ano do criador da tabela. Se puder me ajudar ficarei super agradecida.. ah peguei o quadro colorido..
    Abraço

  19. Rafaela,

    Se tiver paciência para ler os comentários desta página, vai encontrar excelentes exemplos e passo a passo.

  20. Olá,

    O autor sou eu mesmo. CORRÊA, Kenneth. Análise S.W.O.T. Acessado em: DATA DO SEU ACESSO

  21. juliana pinheiro de lima disse:

    olâ! adorei as informações e gostaria de umas dicas também como implantar analise swot em uma empresa de comunicação/jornal onde veicula revistas que são as mais complicadas pois tem várias concorrentes começo analisando o que?
    o tipo de papel, as noticias de cada revista, se tem mais informações ou fotos, geralmente revista não tem público definido são pra todos que gostam de estar por dentro das novidades.

    Aguardo!!!!

  22. erica santos disse:

    Olá, comecei faculdade esse ano, estou estudando Marketing, gostaria de saber se pode me ajudar, é possivel me informa tres autores que dao sua opinião sobre ,SWOT,obrigada

  23. Helane disse:

    Gostaria de informações as principais características do SWOT, sua importância dentro do planejamento da organização, ressaltando a importância dessa análise na prestação de serviços (limpeza, transporte, hospitais, etc…).

  24. Helane disse:

    Gostaria de informações sobre as principais características SWOT, sua importância dentro do planejamento da organização, ressaltando a importância dessa análise na prestação de serviços (limpeza, transporte, hospitais, etc…).

  25. Artur Santana disse:

    Gostaria saber se o comentário da Ivoni : “Tenho uma empresa de locação de euqipamentos para construções e venda de bloquetes, como aplico a analise swot na minha empresa, e gostaria de saber se voces tem alguma planilha de custos operacionais…”, foi respondido.
    Como tenho uma Empresa idêntica e se a Ivoni recebeu orientação, gostaria que ela repassasse para mim.

    Email: [email protected]

    Agradeço a ajuda

    Artur

  26. Nathália disse:

    preciso de um analise swot da empresa Marisa . Me ajuda por não to conseguindo !

  27. Ana Craudia Garcia disse:

    Olá,estou fazendo pos em Administração Hospitalar,estou um pouco perdida,ela
    apresentou essa ferramenta Sowt,não consegui entender.

  28. Flora disse:

    Boa noite,

    Kenneth, muito obrigada pelas suas dicas … eu tenho em mãos um trabalho académico, que consiste num “plano estratégico integrado”. Nele tenho fazer a “aplicação da metodologia BSC e análise SWOT”, aspeto que não estou a conseguir superar …
    Nesse sentido, tem alguma dica/sugestão que me possa ajudar, sff??

    Se tiver/puder, muito agradeço :(

  29. Renata krause disse:

    Boa noite
    Eu estou fazendo um trabalho da faculdade de mkt e gostaria de saber se vc pode me dar uma orientação de como eu posso fazer a analise S.W.O.T em uma agencia de publicidade. em que setores eu vou usar os ponto fortes e fracos ameaças e oportunidade.

  30. Olá Renata,

    Pode fazer a análise para a agência como um todo. A ideia é visualizar, em comparação ao ambiente interno e externos, onde você tem oportunidades e ameaças com relação ao negócio como ele é hoje.

  31. Rosa Lima disse:

    Boa Noite!
    Kenneth , Excelente, parabéns, estou fazendo trabalho para curso de pós graduação em gestão pública, preciso analisar um órgão publico usando o planejamento estratégico cenários , ambientes internos e ambiente externos.
    Posso utilizar a analise de SWOT?

  32. […]  *Dica: pesquise uma forma de análise de Mercado chamado análise SWOT. […]

  33. vania das graças cupertino rosa disse:

    Oi, preciso muito da sua ajuda estou estudando faculdade de estética e preciso fazer um trabalho sobre analise de swot para clinica de estética vc poderia me ajudar? obrigadp

  34. MARIA APARECIDA FERNANDES DE OLIVEIRA disse:

    Preciso fazer uma analise SWOT da empresa Yakut poderia por favor me ajudar.

  35. ´Maria Ivone Rocha disse:

    Boa Tarde!

    Eu preciso fazer um trabalho de GESTÃO DE NEGOCIOS e nem sei por onde começar e nem tenho a certeza se começo pelo Sistema Swot!!!!
    Bem :
    O Trabalho é sobre uma moça que trabalha em uma empresa de Informática há dois anos, e essa empresa oferece oportunidades a seus funcionários.
    Essa moça que sito ficou sabendo em uma reunião da diretória que irá ser promovida ao CARGO DE : GERENTE DO DEPARTAMENTO FINANCEIRO!

    Ela preocupada pergunta a você professor!

    Será que eu estou realmente preparada para assumir um novo cargo?
    Quais Abilidades eu deverei possuir para enfrentar os novos desafios da profissão?

    Ela pergunta também – Como ser uma Administradora competente?

    Desde já meu muito obrigado por ler a minha pergunta!
    eu tenho que entregar este trabalho sexta feira dia 2-05-2014

    por favor se você poder me ajudar em explicações eu lhe serei muito grata!

    Att.

    Maria Ivone

  36. […] nossas vidas pessoais, e não apenas com fins empresariais).Não posso deixar de citar aqui, a Análise SWOT , que analisa as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do […]

  37. Raphael Werneck disse:

    Oi Kenneth, boa tarde.
    Não sei se você ainda olha aqui mas vamos lá: Minha dúvida é se posso utilizar a matriz swot para definir as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças em algo que não seja uma Empresa, por exemplo um sistema de informação. Posso utilizar a análise swot neste caso? Abs.

  38. Gehan Glaydson C. Lopes disse:

    Boa noite. Estou precisando realizar a análise SWOT na empresa que trabalho, uma transportadora, e pensei em fazer uma matriz para cada cliente especificamente, isso é correto, ou tenho que fazer pela empresa toda ?
    Sobre pontos de correlação com índices, como li em questionamento de outros leitores, é obrigatório esse apontamento ou posso fazer somente com dados formais, sem números ?

  39. Com certeza, Raphael, a análise SWOT é apenas um modelo mental que te obriga a pensar sobre o que é importante. Pode usar em outros cenários sem ser uma empresa, inclusive em sua vida pessoal

Deixe um comentário