Definindo seu preço de entrada no mercado



Um último comentário sobre a influência do preço no composto de marketing total da empresa, diz respeito ao preço de determinado produto quando este está entrando no mercado.

O primeiro preço que o cliente fica sabendo quando entra em contato com o produto pela primeira vez torna-se um parâmetro que será sempre utilizado para preços futuros.

Partindo desta premissa, discute-se duas estratégias comuns utilizadas quando novos produtos são colocados no mercado.

Penetração

A primeira é a estratégia de preço de penetração, onde o objetivo é entrar no mercado com um preço baixo, para que o produto seja bastante massificado, atingindo uma grande quantidade de clientes.

Nesta estratégia, busca-se uma grande amplitude de clientes, pois, se o produto é de qualidade e agrada aos clientes, a empresa tem, de certa forma, como criar uma necessidade nestes clientes, para o uso daquele produto.

Normalmente utiliza-se a estratégia de penetração de mercado com produtos de uso de massa que possuam qualquer tipo de diferencial para com o cliente (embalagem, facilidade de uso, sabor, etc…), para que possa conquistar o cliente, e aí sim partir para um aumento progressivo dos preços.

Desnatamento

Já na estratégia de desnatamento, o processo é o oposto. O preço de entrada no mercado é bastante alto, normalmente muito acima dos custos diretos de produção.

É claro que a empresa que está inovando precisou de grandes investimentos para que o produto fosse lançado, então pode parecer que a estratégia de desnatamento tem a ver com a cobertura destes custos, mas a justificativa é na verdade mercadológica, já que vai buscar atingir um público que busca produtos mais exclusivos.

Esta estratégia é normalmente utilizada para produtos de alta tecnologia, ou seja, produtos inovadores e normalmente desconhecidos pelos clientes. Utiliza- se também esta estratégia para itens de extensões de linha de produto (conceito que será apresentado na parte “Produto”, ainda neste módulo).



Uma Comentário

  1. Yan disse:

    Essa informação e nada é a mesma coisa

Comente





Posts Relacionados