Administração Rural

Blog sobre Administração Rural e Temas Afins

A necessidade de um gestor estratégico no agronegócio

Com a crescente globalização dos mercados mundiais, o agronegócio MS está cada vez mais em evidência. Entretanto, o surgimento de novas empresas tem gerado um aumento na competitividade nesse setor.

Dentro desse ambiente de mudança, risco crescente e incertezas, os empreendedores estão sendo forçados a alterar suas estratégias e repensar suas formas de organização, tanto em nível interno e de produção, como também no nível externo, na forma das suas relações com as outras empresas.
Mas, tão importante quanto o reconhecimento da concorrência em seus respectivos mercados, é a articulação entre elas que juntas tentam buscar meios de conseguir inovações tecnológicas, gerenciais, etc.

Mesmo que por um lado isso seja bom, pois a competitividade gera novas perspectivas de negócio, por outro lado gera novos problemas e desafios que devem ser superados, ocasionando em um grande esforço e adaptação por parte das organizações. Dentro deste cenário o papel do gestor ganha cada vez mais destaque.
É dentro desse ambiente de mudanças que o gestor de agronegócio deve elaborar estratégias competitivas, através de novas concepções, ações e atitudes, levando em consideração a produtividade, custo e eficiência através de ferramentas empresariais modernas de planejamento, organização, direção e avaliação aplicadas ao agronegócio.

Além disso, ele deve criar planos de marketing, estruturar e gerir a unidade de inteligência de negócios, desenhar modelos de investimentos adequados ao mercado e elaborar os documentos de gestão ou captação de recursos por intermédio de Planos de Negócio.

O gestor tem que adaptar a sua empresa aos novos cenários, de forma que ela consiga “controlar ou perceber” as forças que agem sobre o setor, conseguindo antecipar possíveis problemas que possa ameaçar o posicionamento mercadológico da empresa ou então oportunidades que possa destacar a empresa dentro do mercado.

Essa necessidade que o mercado atual demanda em relação ao gestor estratégico voltado ao agronegócio cresce cada vez mais fazendo com que diversas instituições de ensino ofereçam cursos de pós-graduação voltada para essa área.


Categoria: Estratégia Rural | 09.julho.2014 | sem comentários | Comentar


Kenneth Corrêa possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS - 2004) e Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV - 2006). É Diretor Comercial e de Tecnologia do Grupo WTW, à frente das empresas Gestão Ativa - Soluções Web, 80 20 Marketeria Digital, e Mais Empresas que atuam nas áreas de Desenvolvimento de Sites, SEO (Otimização para buscadores), Marketing Digital e eCommerce. Foi professor do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC (IESF) e da Universidade Anhanguera-Uniderp, ambas em Campo Grande - MS. Possui experiência na área de Administração, atuando principalmente nas seguintes áreas: planejamento estratégico, gestão de projetos, marketing e recursos humanos.



Deixe um comentário