Os 4 P’s de Marketing – Preço



O terceiro componente do marketing mix é o preço, que é uma das mais complexas decisões no momento de implementação da estratégia. O marketing, quando aborda o conceito de preço utiliza-se de um conceito diferente do que normalmente é abordado nas empresas. Esta mudança de paradigma é derivada do conceito básico de marketing, de definir as características do produto a partir das informações de mercado.
Assim, o preço do produto também deve ser definido a partir do nível de renda dos consumidores, além do quanto estes estão dispostos a (e podem, também!) pagar pelo produto/serviço.
Este conceito é parte da orientação para o mercado, e a organização deve sim, considerar seus custos para produção, distribuição e divulgação do produto, mas o que determinará um preço competitivo será um que equilibra o valor percebido pelo cliente, com o preço que é cobrado.
O custo passa a não ser um determinante, mas apenas mais um componente da formação do preço final do produto ao consumidor.



Comentários

  1. […] o p de preço é quanto custa o produto e as formas de pagamento, se aceita cartão ou se é só no dinheiro, por exemplo. O p de promoção é a forma como é […]

  2. […] o p de preço é quanto custa o produto e as formas de pagamento, se aceita cartão ou se é só no dinheiro, por exemplo. O p de promoção é a forma como é […]

Comente





Posts Relacionados

  • Os 4 P’s de Marketing – PromoçãoOs 4 P’s de Marketing – Promoção Normalmente a promoção é confundida com o próprio conceito de marketing, mas na verdade é apenas um dos componentes que formam o composto de marketing de uma organização. A promoção […]
  • Os 4 P’s de Marketing – PraçaOs 4 P’s de Marketing – Praça De acordo com Maximiano (2006), na implementação da estratégia de marketing, como parte da estratégia global, deve- se diferenciar duas classes de clientes, os que pertencem ao mercado […]
  • Estratégias de Preço para o Marketing InternacionalEstratégias de Preço para o Marketing Internacional Preço Vamos começar discutindo o primeiro P de Marketing, o Preço, discutindo seu conceito, definindo o processo de precificação, apresentando táticas de preço utilizadas por empresas […]
  • Os 4 P’s de Marketing – ProdutoOs 4 P’s de Marketing – Produto Este componente do composto de marketing é responsável por definir o produto que o cliente quer. A palavra produto diz respeito não só aos produtos tangíveis (aqueles que podem ser […]
  • Táticas de Preço para o MarketingTáticas de Preço para o Marketing Após discutirmos o conceito de preço como parte do composto de marketing, e também um pouco sobre precificação, agora serão apresentadas algumas táticas de preço, ações específicas […]
  • Precificação – Como definir o preço dos seus produtos e serviçosPrecificação – Como definir o preço dos seus produtos e serviços Depois de abordado o conceito de preço, será discutido agora o processo de precificação, ou seja, o processo de formação do preço propriamente dito. O processo de precificação deve […]