Planejamento Estratégico

Blog sobre Planejamento Estratégico Orientado a Resultados

Matriz BCG

Segundo Daft (2005), para se começar um negócio deve-se analisar uma estratégia que envolva toda a organização, chamada de estratégia de portfólio, que visa criar sinergia (uma área de negócios influenciar positivamente a outra) e combinação as unidades estratégicas de negócios. A maneira útil de pensar sobre estratégia de portfólio é a matriz BCG.
A matriz BCG foi criada pelo Boston Consulting Group (um grupo de consultoria da cidade de Boston, nos EUA), e organiza os negócios de uma organização em forma de matriz, com os vetores participação no mercado e taxa de crescimento da empresa. O primeiro define a participação em relação à concorrência e o segundo está relacionado com o crescimento da indústria como um todo (Daft, 2005). As combinações entre alta ou baixa taxa de crescimento com alta ou baixa participação no mercado formam quatro quadrantes que classificam o portfólio, conforme a figura 7. (Porter, 1986).
Entretanto, analisando-se a matriz BCG, a preocupação é manter o portfólio da empresa com o caixa equilibrado, fazendo com que as vacas leiteiras garantam o desenvolvimento de outras atividades, estimulem o desenvolvimento das estrelas, faça uma análise seletiva dos “em questionamento” e abandone os abacaxis que não se tornarem estrelas (Porter, 1986).

Matriz BCG

Figura 9 – Matriz BCG
Fonte: Wikipédia, 2007.



Kenneth Corrêa possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS - 2004) e Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV - 2006). É Diretor Comercial e de Tecnologia do Grupo WTW, à frente das empresas Gestão Ativa - Soluções Web, 80 20 Marketeria Digital, e Mais Empresas que atuam nas áreas de Desenvolvimento de Sites, SEO (Otimização para buscadores), Marketing Digital e eCommerce. Foi professor do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC (IESF) e da Universidade Anhanguera-Uniderp, ambas em Campo Grande - MS. Possui experiência na área de Administração, atuando principalmente nas seguintes áreas: planejamento estratégico, gestão de projetos, marketing e recursos humanos.




Comentários:

50 Respostas
  1. alex disse:

    Boa tarde,

    Eu gostaria muito de saber se voce tem exercicios de planejamento estrategico pra eu estudar pra prova ok.

  2. No blog trabalho mais a teoria, não tenho ainda exercícios práticos específicos.

  3. Jany disse:

    Como tornar um produto abacaxi em vaca leiteira? E o que fazer com um produto ponto de interrogação com taxa de crescimento baixa, se tornar um produto estrela?

  4. Jany,

    Sua pergunta parece ser relativa a aumentar a participação de mercado de um produto, certo? Pois você falou em:

    1 – Como fazer um produto Abacaxi (crescimento e participação de mercado baixos) em uma Vaca Leiteira (crescimento baixo, mas com alta participação)

    2 – Como fazer um produto Ponto de Interrogação (crescimento alto e participação de mercado baixa) em uma Estrela (crescimento e participação de mercado altos)

    Então, sobre estratégias para crescer em determinado mercado, depende da estratégia genérica(recomendo a leitura do artigo antes de ler minha resposta) que você utiliza.

    Se você está em um mercado buscando liderança por custo, sua estratégia será reduzir o preço, pois em situações normais, quanto menor o preço maior a demanda.
    Se você usa da estratégia de diferenciação, precisa fazer com que os clientes conheçam seus produtos, então o caminho é a divulgação de massa.
    E por último, se quer trabalhar com foco, parta para a comunicação direcionada para seu nicho de mercado.

    Espero ter ajudado.

  5. aline disse:

    quero saber nomes de livros, onde eu acho todo o conteudo de swot.
    -como aplicar
    -contigencia do planejamento
    se possivel ainda hj.

  6. Aline,

    você pode verificar nossa página de bibliografia em: http://www.administracaoegestao.com.br/planejamento-estrategico/bibliografia-de-planejamento-estrategico/

    Especificamente para SWOT recomendo:

    AAKER, David A. Administração Estratégia de Mercado. 7ª Edição. Porto Alegre : Bookman, 2007.

  7. Mandy disse:

    Boa noite, preciso fazer uma análise de alguns produtos pela matriz BCG,como faço??Existe alguma conta?

  8. Olá Mandy,

    Você provavelmente leu o texto acima, certo?

    Para montar uma Matriz BCG, você vai precisar fazer uma tabela no seguinte formato:
    Tabela Matriz BCG

    E para montar estas tabelas você vai precisar levantar estes dados por pesquisa de mercado, ou avaliação de dados de outras pesquisas realizadas, como de faturamento, vendas anuais dos produtos, ou informação privilegiada junto aos fornecedores.

    Depois é só gerar um gráfico do tipo “Dispersão” no Excel, colocando o nome da série com o nome do produto, o eixo X com a Participação de Mercado e o eixo Y com a taxa de crescimento.

    Gráfico Matriz BCG

  9. Mirian disse:

    A matriz de BCG é uma ferramenta de Porter

  10. Olá cara Mirian,

    Na verdade a ferramenta foi desenvolvida pelo http://www.bcg.com/ do qual Michael Porter nunca fez parte.

  11. Kelly disse:

    Boa noite . Estou fazendo um planejamento estratégico de marketing para uma empresa de assessoria financeira ( Emprestimos consignados) . Gostaria de saber como utilizar a matriz BCG no meu projeto .. Se possivel me mostrar uma tabela, um gráfico, com o meu tema .. Obrigada! Aguardo retorno

  12. Olá Kelly,

    Ver o gráfico apresentado no corpo do texto, assim como o gráfico que fiz de exemplo para a Mandy.

    Agora, fazer a abstração para o seu tema, é contigo.

    DICA: procure organizar por linhas de produtos (tipos de empréstimos), verificando a concorrência em cada um, e o quanto cresce em vendas cada linha.

  13. Patricia disse:

    Preciso fazer ua análise Bcg sobre uma empresa de medicamentos e não sei por onde começar?
    Me ajuda por favor!

  14. Patricia,

    Sugiro que veja minha resposta à Mandy, acima, nos comentários, e elabore a matriz BCG conforme os dados indicados.

  15. Rogério reis disse:

    Fiz um planejamento de marketing de uma empresa real de embalagens plásticas no TCC da minha faculdade, mas pesquisando os produtos/ serviços da empresa não encontrei nenhuma VACA LEITERA, pois o mercado no momento está em crescimento.
    É obrigatório uma empresa ter a VACA LEITERA?
    Ps.: Minha linha de pensamento foi a seguinte, aumentar a participação de mercado das “INTERROGAÇÕES” para quando o mercado estagnasse ou estivesse em declínio elas serem a “VACA LEITEIRA” da empresa.
    Queria saber se minha linha de pensamento está certa e se estiver quais referencias posso pegar?

  16. Olá Rogério,

    Um detalhe importante: você não “precisa” ter elementos na Matriz BCG. Na verdade ela é uma ferramenta de análise. Ou seja, você precisa enxergar em que quadrante estão seus produtos/serviços/negócios. Após a análise, aí você saberá onde investir capital humano e financeiro, por saber os resultados trazidos.

    Melhor assim?

    O desafio é este mesmo, de trazer as interrogações para se transformarem em ESTRELAS! Depois, caso o mercado caia, aí sim vacas leiteiras.

  17. Isabel mendes disse:

    excelente!!!

  18. Leda disse:

    Bom dia, Preciso montar um trabalho com urgência para faculdade, porém estou com muitas duvidas; preciso montar um BCG e SWOT da loja C&A porém não acompanho o mercado da C&A não tenho conhecimento como elaborar??? sem ter informações desta loja?

  19. Olá Leda,

    Sem conhecer o mercado e a empresa, fique tranquila que não vai conseguir elaborar nenhuma das duas ferramentas. Experimente começar lendo os relatórios no site da empresa C&A.

  20. Francisco disse:

    Gostaria saber exatamente, o que é, para que serve cada uma das matrizes: SWOT, CICLO DE VIDA DO PRODUTO E BCG e quais suas inter-relações

    Att.
    Francisco

  21. Denise Capece disse:

    O que acontece se estou analisando produtos de mesma categoria de mercado? Ou seja, têm a mesma taxa de crescimento? Fica valendo somente a participação?
    Obrigada.

  22. Denise,

    É uma matriz que aceita qualquer número. Ou seja, não há problema se os produtos tiverem a mesma taxa de crescimento, eles serão diferentes em relação à participação de mercado. Além disso, tem ainda o faturamento do produto na empresa, que diferenciaria o diâmetro de cada marcador.

    Uma outra dica, se os produtos são de uma mesma categoria, você deve compará-los apenas entre si, e, se trabalhar com outras categorias, compare apenas estas na mesma matriz.

  23. nafiza disse:

    o conhecimento de estagio de ciclo de vida de um produto pode ser um uxilio no delineamento de estrategica do mercado, e a matriz bcg faz a analise do portfolio de negocios. como estas duas ferramentas se interceptam.?

  24. Já respondido nos comentários!

  25. Bruna disse:

    estou fazendo um plano de negocio de salão de beleza , no meu caso qual seraia a vaca gorda que eu poderia identificar ?

  26. Gustavo disse:

    Boa Noite, gostaria de saber como faço uma matriz BCG para uma academia, ela precisa estar anexa ao plano de negócios, como faço ?

  27. Juliana disse:

    Olá! estou aqui estudando para as provas e não consigo entender qual o valor que eu devo colocar na linha da participação de faturamento… ele vai de 0% a 100% porém como eu chego no valor que devo colocar no meio da matriz?…não é 50% porque lembro que meu professor disse que tinha um cálculo para chegar nesse valor…mas eu não anotei porque na hora aprendi como fazia…agora não lembro mais… se puder me ajudar agradeço muito! BCG INTERNO os valores são:
    PF(%) 40-30-10-20
    CV(%) 5-15-70-50
    CM~= 40%

    Na linha do Y o CV máximo é de 70% e o mínimo é de 5% no “meio” é 40%
    Já na linha do X o PF vai de 100% á 0% e no “meio” temos 25%.
    Só quero entender como chegar nos 25%.

  28. erica disse:

    gostaria de saber se tem algum video relacionado com a explicação do bcg

  29. weverthon disse:

    qual a semelhança entre matriz bcg e matriz ge?

  30. Fortunato Bangui disse:

    Ola! ja percebi mas o que eu quero é a apresentação detaliada ou passo a passo do ex. de um BCG

  31. Weverton, a matriz GE é um pouco mais sofisticada, contemplando 3 dimensões.

    Saiba mais aqui sobre a matriz GE, onde também é abordada a diferença entre ela e a BCG.

  32. Por enquanto não, mas vou planejar um bem bacana e disponibilizar no site.

  33. Bruna, se é um salão que ainda não existe, não há uma vaca gorda. A matriz é utilizada com dados históricos.

  34. fabio disse:

    Oi , você poderia me dar um exemplo de empresa estrela ?

  35. Carla disse:

    Boa Tarde
    Preciso fazer uma Matriz BCG de somente um produto de tive que criar para o meu TCC e não faó ideia de como fazer isso, principalmente pq tive que criar tanto a empresa quanto o produto.

    Obrigada

  36. Fabio,

    As estrelas são na verdade dependentes do segmento que você está avaliando, e mais utilizadas para produtos ou linhas de produto, do que para empresas. Se você ler os outros comentários, vai encontrar mais explicações interessantes que podem ajudar a entender melhor o conceito.

  37. A Matriz BCG não tem utilidade alguma para um produto, já que seu propósito é exatamente comparar a atividade ENTRE produtos. Converse novamente com seu orientador.

  38. Patricia Lima disse:

    Olá Kenneth,

    Gostei muito do material que você produz. Estou graduando administração e estou aprendendo muito com os seus posters…boa noite!

  39. Bruna disse:

    Kenneth, boa noite. Se eu não tenho informações de market share dos meu concorrente eu posso adotar outro eixo para a construção da Matriz BCG? Gostaria de construir algo que utilizasse o faturamento de cada produto, comparando ano a ano e a venda destes produtos, tem como?
    Como consigo montar o tamanho da bola para representar cada produto? Posso adotar uma estimativa por exemplo 1mm=1milhão de faturamento?
    Qual é o número ideal de produtos para uma matriz BCG?

    Desde de já, obrigada.

    Bruna

  40. Marcela disse:

    Olá,
    Estou enlouquecida buscando como fazer no excel, um gráfico McKinsey/GE, você tem esse material para disponibilizar ou algum livro que possa consultar?
    Agradeço a atenção.

  41. Nathália disse:

    Há como transformar um produto Abacaxi DIRETO em Vaca Leiteira? Qual seria a principal tática? Talvez um fator externo?

  42. rosana disse:

    Olá,gostaria de saber se um produto abacaxi pode virar vaca leiteira..

  43. Rafaela Câmara disse:

    Kenneth Correia,
    Quais as principais relações estratégicas entre a Matriz BCG e Ciclo de Vida do Produto?

  44. fatima regina xavier disse:

    eu tenho que fazer uma prova e até agora nao consgui entender como devo aplicar e a que serve a matrizx

  45. Elisangela disse:

    Urgente!!! Por favor preciso de uma orientação para realizar meu trabalho da faculdade, meu professor pediu para conceituar a Matriz BCG (até ai tudo bem), e fazer um paralelo quanto ao produto da empresa que eu trabalho.
    Trabalho com venda de Cds.
    Como fazer?

  46. […] Data. Para fechar o dia, falou Michael Silverstein, do Boston Consulting Group (isso, o BCG, da Matriz BCG). Ele começou falando que conhece as mulheres, pois entrevistou mais de 35.000 mulheres ao longo […]

  47. Jéssica disse:

    Gostaria de saber qual é a relação entre o ponto de interrogação e o abacaxi? E gostaria de saber o que é mais fácil, quando sou ponto de interrogação, me tornar uma Estrela ou um abacaxi?

  48. O Abacaxi é a situação mais negativa o possível, e no ponto de interrogação você ainda pode fazer uma estratégia para sair dali, já que o mercado ainda cresce.

    Não existe a relação de mais fácil ou mais difícil, mas sim a efetividade de suas decisões é que definirá.

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