Planejamento Estratégico

Blog sobre Planejamento Estratégico Orientado a Resultados

Tipos de Segmentação de Mercado

A segmentação usa sempre a pesquisa de mercado como ferramenta de seleção. Assim, é possível que se identifique, a partir de uma série de critérios, diferentes segmentos.
Dias (2004) afirma que, dado que a segmentação de mercado é fundamental para o desenvolvimento de estratégias, quanto mais se investir na pesquisa para o processo de segmentação, melhores os resultados operacionais obtidos.
Serão listados agora alguns dos principais critérios utilizados para a segmentação de mercado, embora seja importante lembrar que existem diversos critérios que podem ser utilizados, de acordo com as necessidades de cada organização.

Segmentação Demográfica

A demografia estuda estatisticamente as populações e suas características. Assim, a segmentação demográfica significa dividir os mercados com base nestas características da população (DIAS, 2004).
Algumas destas variáveis podem ser: faixa etária, sexo, tamanho médio das famílias, estado civil, nacionalidade, religião, raça, entre outras.
Devido principalmente à pesquisa do Censo, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), grande parte destas informações e sua quantificação pode ser obtida através do site http://www.ibge.gov.br.

Segmentação Socioeconômica

A segmentação socioeconômica é a divisão do mercado bom sabe em características sociais e econômicas da população. Seu objetivo é identificar variáveis como: classe social, renda, escolaridade, profissão, posses de bens (veículos, imóveis), entre outros (DIAS, 2004).

Segmentação Geográfica

Para Dias (2004), não há como se realizar um bom trabalho de segmentação de mercado, se não se considerar o critério geográfico.
Segundo Weiss (1988) citado por Dias (2004), “o lugar em que se vive determina a maneira como se vive. Conhecendo onde e como as pessoas vivem, fica mais fácil atender às suas necessidades, com mais chance de sucesso nessa empreitada”. Para Dias (2004), o local onde as pessoas moram, trabalham ou passam as férias tem grande impacto sobre seu comportamento de compras.
Os critérios da segmentação geográfica podem ser: países, Estados, bairros, CEPs e até ruas.



Kenneth Corrêa possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS - 2004) e Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV - 2006). É Diretor Comercial e de Tecnologia do Grupo WTW, à frente das empresas Gestão Ativa - Soluções Web, 80 20 Marketeria Digital, e Mais Empresas que atuam nas áreas de Desenvolvimento de Sites, SEO (Otimização para buscadores), Marketing Digital e eCommerce. Foi professor do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC (IESF) e da Universidade Anhanguera-Uniderp, ambas em Campo Grande - MS. Possui experiência na área de Administração, atuando principalmente nas seguintes áreas: planejamento estratégico, gestão de projetos, marketing e recursos humanos.




Comentários:

12 Respostas
  1. Estou atualmento desenvolvendo um trabalho voltado para segmentação do mercado varejista de candies na Bahia e Sergipe, achei interessante as orientações aqui encontradas.

  2. Que bom que aproveitou! Se explorar o restante do portal, tenho certeza que encontrará bastante informação útil!

    Abraços,

  3. Marcos Melo disse:

    Gostei muito desse texto, explica de maneira bem clara e objetiva e as informações são muito válidas.
    Estou fazendo um trabalho sobre o mercado de bares e restaurante da cidade de Brasília e gostaria de saber se alguém tem alguma indicação de site ou fonte que eu possa encontrar dados mais específicos sobre esse tema tais como o crescimento desse segmento de mercado, quais os principais nichos que esse mercado engloba, tipos de consumidor… Achei já em alguns sites como o do SEBRAE, IBGE, sites de órgãos publicos mas todos possuem dados muito genéricos, sem nada muito tangível ou específico.
    Se alguém souber de algum site ou referência vai ser de grande ajuda!
    Desde já agradeço!

  4. Olá,

    Que bom que gostou do texto!

    Mais específico no segmento só vi mesmo trabalhos do SEBRAE, e também este livro: http://www.administradores.com.br/aperfeicoamento/livros/como-montar-e-administrar-bares-e-restaurantes/68/

    No restante, o ideal seria organizar uma pesquisa de mercado na cidade, junto aos estabelecimentos já existentes, que tenho certeza que conseguirá bons dados.

    Abraços,

  5. Rupinho Augusto José Pindula disse:

    gratos pelo subsídio de segmentação de mercado. o subsídio esta muito bem e gostei dos textos que li. contribuirei com a minha gratidão e se poder ver alguns erros enviarei alguma sugestão.

  6. Beatriz Vitorino disse:

    Já fiz um trabalho de marketing baseado neste texto, achei muito bom, por que ele é objetivo e preciso no conteúdo. E novamente fazendo um outro trabalho de marketing, com um tema um tanto diferente, mesmo assim ele me serviu de base.

    Very Good.

  7. Priscila disse:

    estou fazendo um trabalho de marketing e fiquei com a parte de segmentação do mercado
    o meu trabalho é marketing de serviço para um buffet se puderem me ajudar
    obrigado pela atenção

  8. A dúvida sendo?? Procure ler a história citada no texto.

  9. Edvan Coelho disse:

    estou precisando fazer uma pesquisa de mercado para saber quais segmento de comercio vou colocar em um shopping de 30 lojas, me dê uma ideia de 20 perguntas que irei fazer nas ruas para descobrir quais esses seguimentos.estarei no aguardo da resposta

  10. marina disse:

    sou aluna da Universidade Federal de Uberlândia campus FACIP preferi estudar para minha prova pelo seu texto do que pelo meu livro, pois aquele está mais claro e de perfeita compreensão

  11. paulo cézar da silva dos santos disse:

    Preciso ver um organograma de segmento de mercado, tem como enviar pra mim desde já agradeço.

  12. Fillipi Assis disse:

    Sou formado em marketing e achei o texto muito explicativo e bem redigido. Trabalho em uma consultoria na área de riscos. Avaliamos riscos em processos como compras, gestão de ativos, seguros, RH, enfim todos os processos dentro da empresa em variados ramos. Além das maneiras mais usuais de segmentar o mercado, estamos procurando uma nova maneira de segmentar nosso mercado, e conseguirmos nos diferenciar e oferecer produtos direcionados de uma forma diferente. Gostaria de ajuda em achar leituras, casos ou até insights para seguir à frente no projeto, desde já agradeço. Abrs

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