Planejamento de Tecnologia



Maximiano (2006) define tecnologia, de maneira geral, como a aplicação de conhecimentos para resolver problemas. Isto inclui desde atividades básicas, como o processo de transformação do aço até o desenvolvimento de microchips nas indústrias conhecidas como de alta tecnologia.
Como área funcional, a escolha da tecnologia é fator determinante do desempenho da empresa, deve-se considerar a estrutura de custos a partir do maquinário utilizado e/ou capital intelectual (ou mão-de-obra especializada) necessário para converter conhecimento e materiais em serviços e produtos.
Um fator importante a se analisar quando se considera a variável funcional de tecnologia, é a inovação.

Inovação

Para alguns setores da economia, a inovação, que é diretamente proporcional aos investimentos em Pesquisa & Desenvolvimento, e em alguns casos a própria estratégia da empresa gira em torno, exclusivamente, da inovação.
Uma empresa com tal estratégia gasta uma boa parte de seu orçamento no desenvolvimento e pesquisa de novos produtos e processos, buscando gerar valor através das novidades para o mercado. Empresas como a Natura, no ramo de cosméticos, ou a Apple (do iPod), na área de tecnologia, têm seu diferencial no lançamento contínuo de produtos novos para o mundo, e extensões de linhas de produto.
Esta estratégia permite que a empresa possa cobrar mais caro por obter um diferencial ao atender as diferentes (e em constante mutação) necessidades de seus consumidores.



Uma Comentário

  1. CLAYTON disse:

    Gostei muito !
    Enriqueceu os mesu estudos.

Comente





Posts Relacionados