Planejamento Estratégico

Blog sobre Planejamento Estratégico Orientado a Resultados


Neste site você irá encontrar um amplo acervo de informações sobre Administração e Gestão. Você irá conhecer os principais modelos, métodos e teorias administrativas. Abaixo você pode conhecer os temas trabalhados, e os últimos artigos publicados de cada área Abaixo você pode conhecer os temas trabalhados, e os últimos artigos publicados de cada área.


Resumo do Livro: Vantagem Competitiva – Michael Porter


Cada empresa possui suas peculiaridades, tanto em produtos com em serviços, cada uma com o seu diferencial para conquistar o mercado alvo, sendo assim é o que faz os consumidores comprar seus produtos e serviços ao invés de comprar na concorrência. Para Oliveira (2007, p.222), “vantagem competitiva é aquele algo mais que identifica os produtos […]

Continue Lendo



A profissional secretária executiva

Categoria: Outros | 29.01.2019 | sem comentários

A profissão secretarial não possui muitos registros históricos. Sabe-se que o termo “secretário” é de origem latina e significa “o que guarda segredos”, característica dessa profissão que costuma manter o mais absoluto sigilo sobre os assuntos da empresa e da chefia.Muitas pessoas têm uma visão de que a secretária é uma assessora, porém a assessoria […]


Continue Lendo




Os Tipos de Organização e o Terceiro Setor

Categoria: Outros | 10.01.2019 | sem comentários

Tipologia das Organizações As organizações existem para atender as necessidades humanas e podem ser entendidas como sendo o hábitat do administrador. Organização é um grupo de pessoas que possuem os mesmos interesses; o Estado, as associações, a Igreja, comunidades, as empresas e os departamentos ou seções das mesmas, entre muitas outras, são consideradas organizações. Litterer […]


Continue Lendo




Descubra tudo sobre empreendedorismo e inicie seu negócio

O que é empreendedorismo? Muitas pessoas não tem ideia do que seja empreender na prática, e para isso precisam saber algumas coisas importantes na hora de dar esse passo importante. Existem muitas boas intenções, mas o que atrapalha é a falta de planejamento. Muitas empresas fecham prematuramente e isso poderia ser evitado caso os empresários […]


Continue Lendo




Cinco tendências para empresários terem mais tempo

Quem trabalha conectado globalmente, muitas vezes, em empresas multinacionais ou mesmo na gestão de um negócio de sucesso, sabe que as 24 horas de um dia são insuficientes para realizar todas as tarefas, não somente as do trabalho. Por isso, uma tendência que vem se consolidando nas grandes capitais é a de otimização do tempo, […]


Continue Lendo




O que é BPMN e porque pode ajudar sua empresa

O que significa BPMN? BPMN (Business Process Model and Notation), ou o inglês de Modelo de Processo de Negócios e Notação, é um método mapeamento de fluxos de trabalho de negócios. Os passos são representados por formas de tabelas e símbolos especializados. Similar ao fluxograma, é mais focado em prover um jeito útil e natural […]


Continue Lendo




Como Elaborar, Utilizar e Monitorar Itens de Controle no Gerenciamento da Rotina

Especialistas afirmam que a melhoria da qualidade dos serviços prestados requer, necessariamente, o aprimoramento da gestão organizacional. Entretanto, existem vários obstáculos que impedem o atingimento desse objetivo. Entre outros podemos citar: • Ausência de foco no cliente; • Inexistência de objetivos claros, bem definidos e disseminados; • Processos e atividades não documentados e otimizados; • […]


Continue Lendo




Elaborando Indicadores – Principais Atributos dos Indicadores

Para que os indicadores se tornem viáveis e práticos, devem possuir alguns atributos especiais. • Adaptabilidade – capacidade de resposta às mudanças de comportamento e exigências dos clientes. Os indicadores podem tornar-se desnecessários ao longo do tempo e devem ser imediatamente eliminados ou substituídos por outros de maior utilidade. • Representatividade – captação das etapas […]


Continue Lendo




Elaborando Indicadores – Indicadores da Capacidade

O que são Os Indicadores da Capacidade medem a capacidade de resposta de um processo por meio da relação entre as saídas produzidas por unidade de tempo. Os resultados do Indicador da Capacidade, juntamente com o da Qualidade e da Produtividade vão mostrar o quanto é competitiva a organização. Bons índices da qualidade e produtividade […]


Continue Lendo




Elaborando Indicadores – Indicadores de Produtividade

O que são Os Indicadores de Produtividade são ligados à eficiência, estão dentro dos processos e tratam da utilização dos recursos para a geração de produtos e serviços. Medir o que se passa, no interior dos processos e atividades, permite identificar problemas e, conseqüentemente preveni-los para que não tragam prejuízos aos clientes. Para que servem […]


Continue Lendo