Processo de Implementação do Balanced Scorecard



Para a definição do processo do Balanced Scorecard (BSC) utiliza-se a ferramenta de Mapa Estratégico. O mapa estratégico é uma ferramenta que serve como base para a priorização de recursos, também explicita relações de causa e efeito entre ações individuais e resultados para a empresa (muitas vezes esclarecendo como ativos intangíveis geram valor tangível), e permite que sejam realizados testes de hipóteses.

Mapa Estratégico do Balanced Scorecard

Figura 23 – Processo do Balanced Scorecard para a Southwest Airlines
Fonte: KAPLAN e NORTON, 1997.

No caso do mapa estratégico apresentado na Figura 23 acima, este representa toda a estratégia da Southwest Airlines, no mercado de aviação norte-americano. A Southwest foi a empresa pioneira em utilizar a estratégia que a Gol Linhas Aéreas utilizou no Brasil, de baixo custo na operação, e aumento do volume de viagens.
Assim, ao analisar o mapa estratégico da empresa, pode-se visualizar claramente como que o alinhamento do pessoal de terra (aspecto intangível), pode levar ao aumento de clientes (maior receita) e menos aviões (menor custos), ambos resultados tangíveis.
No processo de implementação do BSC, o mapa estratégico acaba se tornando uma excelente ferramenta para tornar claros os objetivos e as estratégias da organização, para todos os envolvidos no processo.

Atualização – 07/02/2010 – Para ilustrar a implementação, segue um vídeo com uma explicação do autor com dois estudos de caso do BSC. Disponível em http://www.tutorar.com.br



Comentários

  1. Bruna Santos disse:

    Sobre o Balanced Scorecard posso incluir as observações da Innovia, aonde no treinamento inclui-se os critérios de mensuração de excelência do BSC em observância ao PNQ, qualificando seu projeto em excelência.

    Bruna Santos
    Innovia Training & Consulting

  2. sizelina pereira barbosa disse:

    excelente conteudo

Comente





Posts Relacionados