Empreendi online, e agora? Como movimentar meu negócio na internet



Nem toda oportunidade de negócio, no mundo conectado de hoje, precisa acontecer no ambiente físico. Dessa forma, de acordo com pesquisa da Endeavor que ouviu mais de 5 mil pessoas em 2016, 90% das vendas são feitas por micro e pequenas empresas que atuam exclusivamente online. Ou seja, a internet ainda é o campo dos pequenos empreendedores, que podem crescer através da plataforma.

Um ótimo exemplo de como isso faz diferença para muitos empreendedores é o segmento de mães, que por uma questão voltada para o aspecto mercadológico (a dificuldade de retomar um emprego; a divisão de tarefas relacionada aos cuidados com os filhos e a questão da necessidade de ter mais opções de rendas) acabam vendo o negócio online como uma grande opção. Muitas mães fundam lojas online e conseguem integrar o trabalho de forma home office, e esses pequenos negócios acabam crescendo e se expandindo muito.

É o caso do portal Elo7, especializado em artesanato e venda de produtos. A proposta do site começou com mães que precisavam trabalhar, e hoje o site recebe lojas de empreendedores que querem vender e divulgar seus produtos de forma online. O segmento da beleza, ainda nesse nicho “materno”, também acaba angariando mulheres que se dedicam à venda exclusivamente pela internet. Hoje, o portal é um marketplace para vários perfis de empreendedores.

Outro caso de sucesso de empresa que começou online e hoje possui um alcance extremamente positivo é a Corpo Belo Modeladores, que surgiu do sonho de ter o próprio negócio e começou atendendo principalmente com materiais pós-cirúrgicos, cinta pós parto e de pós operatório. Da sugestão de criar um e-commerce, veio a iniciativa que determinaria o sucesso de negócios. Mesmo com uma loja física, a marca hoje tem alcance nacional graças à sua loja virtual, que atrai clientes de várias regiões do Brasil.

Como evoluir

É claro que, por mais que pareça simples fazer um negócio pequeno ter sucesso na internet, é um pouco mais complicado. As estratégias de uma empresa online incluem renegociar preços com seus fornecedores, diversificar produtos e investir em marketing, num movimento contrário ao da maioria do mercado, que anda em crise. Ou seja, são semelhantes às vendas físicas, porém os gastos operacionais são menores, e soma-se a isso o crescimento da presença do público na internet.

Um dos desafios do empreendedor nesse tipo de negócio é poder analisar de maneira rápida qualquer situação, para reagir na mesma velocidade. Agilidade e flexibilidade são pontos importantes no atendimento, entrega de produtos e prestação de serviços. É também necessário investir em informação e bons fornecedores. Com esses pontos bem assistidos, foque no bom atendimento, que deve ser tão bom quanto fisicamente.



Comente





Posts Relacionados

  • Qual o capital necessário para se investir em opções?Qual o capital necessário para se investir em opções? Para começar a operar no mercado de opções, você pode ter cerca de R$ 100,00, já que algumas opções podem custar até R$0,01 centavo (lembrando que você tem que comprar um lote). Claro que […]
  • Vantagens da Segmentação de MercadoVantagens da Segmentação de Mercado Dias (2004) define algumas das vantagens de se realizar a segmentação de mercado, que irão facilitar a compreensão dos benefícios das estratégias de segmentação. Quando se realiza a […]
  • O impacto da pesquisa de clima na qualidade dos serviçosO impacto da pesquisa de clima na qualidade dos serviços De acordo com Lima e Stano (2004), a qualidade de vida no trabalho pode ser encontrada quando a empresa assume como um conjunto de ações organizadas que visam: o diagnóstico, implantação […]
  • Os 4 P’s de Marketing – PraçaOs 4 P’s de Marketing – Praça De acordo com Maximiano (2006), na implementação da estratégia de marketing, como parte da estratégia global, deve- se diferenciar duas classes de clientes, os que pertencem ao mercado […]
  • Fundos de Investimento no BrasilFundos de Investimento no Brasil A Gestão Ativa Investimentos faz anualmente uma análise geral dos fundos de investimento do país, montando seu próprio ranking, que leva em consideração não aspectos subjetivos, como por […]
  • A Teoria de Adam para o Mercado FinanceiroA Teoria de Adam para o Mercado Financeiro Uma das teorias mais faladas na análise técnica é a Teoria de Adam. Mas muito pouco (principalmente) em português, está escrito sobre ela. A Teoria de Adam foi desenvolvida por Jim […]