Os tipos de promoção – Composto de Marketing



Iremos agora apresentar os principais tipos de promoção disponíveis para as organizações. Será feita uma breve descrição de cada um dos tipos de promoção, procurando dizer em que situações o uso de cada um dos tipos de promoção é mais adequado.

Promoção de Vendas

Para Churchil e Peter (2000, p. 489),

Promoção de vendas é a pressão de marketing exercida na mídia e fora dela por um período predeterminado e limitado visando ao consumidor, varejista ou atacadista, para estimular experiencias com um produto, aumentar a demanda dos consumidores ou melhorar a disponibilidade do produto.

Existem alguns tipos diferentes de promoção de vendas que a empresa pode utilizar:

Amostra Grátis

Muitas empresas oferecem amostras grátis de produtos, como pasta de dentes, sucos prontos e até remédios. As amostras são oferecidas para que os consumidores possam experimentar os produtos, gostar deles e posteriormente lembrar deles e passarem a comprar.

As amostras grátis são caras para serem elaboradas, portanto são normalmente utilizadas em produtos novos. A distribuição normalmente envolve a utilização de um display, para atrair a atenção dos consumidores dentro de um supermercado, por exemplo.

Cupom de Desconto

Uma outra estratégia bastante eficaz nos mercados americanos e europeus, é o uso dos cupons de desconto. Estes cupons estão presentes em encartes de jornal, na embalagem de produtos (para serem recortados) e até mesmo nas prateleiras do supermercado, ao lado do produto.

O objetivo dos cupons é procurar fazer com que o cliente troque de marca, oferecendo um desconto de oportunidade.

Brindes

Uma outra técnica é oferecer alguma mercadoria grátis, ou a um preço mais baixo na hora de se comrpar o produto. Estes são conhecidos como brindes, e têm como objetivo atrais novos clientes para produtos existentes, criar prestígio e também oferecer mais valor a seus clientes.

Concursos

Os concursos são diferentes dos brindes, pois para poder ganhar um prêmio em um concurso, os clientes precisam realizar uma tarefa, normalmente relacionada de alguma forma à empresa ou ao produto.
Churchill (2000) afirma que no Brasil há uma extensa legislação para controlar concursos a fim de que eles sejam honestos, e de que todas as informações tenham sido plenamente distribuídas.

Propaganda

Propaganda é um item que está dentro do composto da promoção e ambas tem papel fundamental na criação de valor para o cliente. A propaganda é importante para uma organização que queira ser bem sucedida no mercado, porque sua função é informar os clientes sobre os seus produtos.

Segundo Kotler (1998, p.554 ), “a propaganda é uma das ferramentas mais comuns que as empresas usam para dirigir comunicações persuasivas aos compradores e públicos-alvos”.

Portanto, a propaganda além de transmitir informações sobre os produtos, oferece informações sobre a organização e tem a capacidade de atingir um grande número de clientes simultaneamente.

A propaganda ajuda o consumidor a criar ou aumentar a percepção dos atributos dos produtos ou dos pontos fortes da organização.

Publicidade

A publicidade utiliza-se dos mesmos formatos e meios da propaganda, e a diferença essencial entre as duas é que, no caso da publicidade, não há gasto financeiro.

A mesma atenção dada ao planejamento de propaganda (pago), deve ser dado ao de publicidade (não pago). Churchill (2000) cita que os tipos mais comuns de publicidade incluem as reportagens e os anúncios de utilidade pública.

As empresas que trabalham com serviços muitas vezes possuem maior facilidade em conseguir oportunidades de publicidade, então devem procurar manter uma boa relação com os veículos de comunicação, e quais os assuntos que estão em evidência, pois quando houver algo relacionado na mídia, possam ser a primeira a ser procurada para falar sobre o assunto.

Venda Pessoal

Uma outra forma de promoção é bastante antiga, que é a venda pessoal. Esta envolve uma relação direta entre vendedores e clientes, seja face a face ou por telefone.

Churchill (2000) afirma que os vendedores criam valor não só para a empresa que trabalha, mas também para seus clientes. Para sua empresa, pois coletam informações sobre as necessidade, desejos e problemas dos clientes, ajudando a empresa a melhorar seus produtos e serviços.

Para os clientes, pois fornecem informações úteis que os ajudam a tomar boas decisões de compra, diminuindo o tempo e o esforço dispendido pelo cliente, quando o visitam em seu trabalho ou casa.



Comentários

  1. Discordo com as amostras gratis, nao sao distribuidas so em mercado, hoje em dia as empresas disponibilizam em seus sites formularios para quem tiver interesse no produto, pedir uma amostra… fica muito maiz eficaz

  2. Vinicius disse:

    Faltou falar das relações públicas, eventos, assessoria de imprensa…

  3. FRANCISCO disse:

    gostaria das referencias bibliográficas?

  4. FRANCISCO disse:

    Boa tarde tudo bem gostaria das referencias bibliográficas desses materiais?

  5. FRANCISCO disse:

    obrigado

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