Estratégias de Promoção para o Marketing Internacional



Como outra variável controlável do composto mercadológico, temos a promoção, com significado de comunicação.

Para Cobra (1997), o composto promocional do produto ou serviço compreende a publicidade, as relações públicas, a promoção de vendas, a venda pessoal e o merchandising.

A promoção deve comunicar o produto ou serviço ao mercado, estimulando e realizando a venda, isto é, a transferência de posse.

KOTLER (2003, p.30) define que:

Promoção é a arte de comunicação que se compõe das mensagens destinadas a estimular as pessoas a tomar consciência dos vários produtos e serviços da empresa, interessando-se por eles e comprando- os. A promoção não será eficaz se não atrair a atenção. Os profissionais de marketing precisam analisar como as pessoas em seus mercados-alvo distribuem sua atenção, a fim de determinar a melhor maneira de conquistar maior fatia da atenção dos consumidores.

Decisões de Mix de Promoção

Um dos grandes desafios enfrentados pelas empresas que estão adentrando novos mercados, em novos países, é a decisão de alocação (distribuição) dos investimentos em promoção, nos diferentes tipos de promoção disponíveis.

Após a etapa inicial de decidir em que mercados entrar, e analisar o mercado em questão e analisar o mercado no plano de marketing internacional, o momento é o de selecionar os tipos de promoção mais adequados para cada público-alvo.

Dentro de um único país podem existir grandes diferenças culturais, que acabam por gerar grupos de comportamento bastante distinto, mesmo que na mesma região geográfica.

Iremos apresentar agora os diferentes tipos de promoção que podem ser utilizados, além de apresentar em quais realidades e grupos cada um será mais adequado.



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