Mudança Organizacional e o Marketing



Um dos principais aspectos da visão de marketing dentro das organizações é a compreensão de que o processo de implementação de um departamento de marketing é, por si só, um processo de mudança organizacional.

Neste sentido, definimos este processo como mudança organizacional pela necessidade da implementação de toda uma cultura de marketing.

Na primeira parte, quando definimos o conceito da orientação das empresas, pode-se concluir que existe uma evolução que parte desde a definição inicial de orientação para a produção, passando pela orientação para vendas e marketing e por último, o estágio mais avançado, que é a orientação para o valor.

Este processo de mudança é também um processo de mudança cultural, já que as pessoas que possuem apenas o senso comum como base de conhecimento possuem pouca compreensão do marketing.

Já discutimos no material alguns dos conceitos básicos de marketing, mas pela experiência já obtida nesta área, sabe-se da importância da conscientização dos funcionários, fornecedores e até dos clientes, do processo necessário para se implantar o departamento de marketing.

Como todo processo de mudança organizacional, a implementação da administração de marketing é um processo lento, que deve ser realizado com foco no longo prazo. É um processo que deve primar pela capacitação dos funcionários, processo este que deve ser mais conceitual do que técnico.

E esta mudança cultural é mais forte ainda quando tratamos do marketing internacional, já que agora a preocupação da organização passa a ser a compreensão também das necessidades de consumidores com culturas totalmente diferentes da dos funcionários da empresa. A integração de novos funcionários destas outras culturas também é um fator que impacta na cultura organizacional, e devem ser tomadas medidas para reduzir os conflitos ou choques culturais entre funcionários.



Comentários

  1. Alessandro disse:

    Parabéns pela iniciativa de conscientização da necessidade do marketing. Nosso Estado é extremamente carente desta cultura, imprescindível ao sucesso dos empreendimentos, ainda mais no setor primário. Abs Alessandro

Comente