Processo de Marketing Internacional



Agora que discutimos o conceito de marketing internacional, e também as principais diferenças entre o marketing doméstico (local) e o marketing internacional, vamos identificar o processo completo de marketing internacional, da tomada de decisão, passando pelo planejamento, até a implementação do plano de marketing.

E será exatamente neste formato (com exceção da operacionalização do plano de marketing, que é a parte prática) que iremos organizar este material, estruturando os módulos da seguinte maneira:

• Módulo I – O que é o Marketing Internacional?
• Módulo II – A decisão de se tornar global
• Módulo III – Decidindo em que mercados entrar
• Módulo IV – Decidindo como entrar no mercado
• Módulo V – Bibliografia

Processo de Marketing Internacional

Processo de Marketing Internacional

Figura 1 – Estrutrura do material
Fonte: o autor, 2008

Organizados desta forma você pode aproveitar esta estrutura para ir utilizando cada uma das ferramentas de marketing internacional na administração de seu negócio, passo-a-passo, e ao final será apresentado um estudo de caso para facilitar a compreensão dos conceitos.



Comente





Posts Relacionados

  • Administração de Marketing InternacionalAdministração de Marketing Internacional De acordo com Churchill (2003), muitas organizações beneficiam-se fazendo negócios fora das fronteiras de seu país de origem. Uma grande quantidade de empresas lança-se no mercado global, […]
  • Processos AdministrativosProcessos Administrativos Vídeo sobre Processos Administrativos Entenda os Processos Administrativos Derivando do conceito de administração, podemos então definir os quatro processos administrativos […]
  • Módulo I – O que é o Marketing InternacionalMódulo I – O que é o Marketing Internacional Neste módulo iremos discutir os conceitos iniciais do curso, abordando os seguintes tópicos: marketing, administração, administração de marketing, marketing internacional e processo de […]
  • Conceito de Planejamento EstratégicoConceito de Planejamento Estratégico E finalmente chega o momento para definir, agora com a devida contextualização, o objeto de estudo deste site. Planejamento estratégico é o processo de elaborar a estratégia - definindo a […]
  • Estrutura Organizacional para ProjetosEstrutura Organizacional para Projetos Agora, depois de discutirmos os tipos de departamentalização das organizações, vamos apresentar as diferentes maneiras de se estruturar os projetos. Projetos também são realizados por […]
  • Estruturas Organizacionais para Gerenciamento de ProjetosEstruturas Organizacionais para Gerenciamento de Projetos Uma última, porém não menos importante, discussão diz respeito à questão das diferentes estruturas organizacionais. Parte-se do princípio que cerca de 90% dos projetos são realizados […]