Processo de Marketing Internacional



Agora que discutimos o conceito de marketing internacional, e também as principais diferenças entre o marketing doméstico (local) e o marketing internacional, vamos identificar o processo completo de marketing internacional, da tomada de decisão, passando pelo planejamento, até a implementação do plano de marketing.

E será exatamente neste formato (com exceção da operacionalização do plano de marketing, que é a parte prática) que iremos organizar este material, estruturando os módulos da seguinte maneira:

• Módulo I – O que é o Marketing Internacional?
• Módulo II – A decisão de se tornar global
• Módulo III – Decidindo em que mercados entrar
• Módulo IV – Decidindo como entrar no mercado
• Módulo V – Bibliografia

Processo de Marketing Internacional

Processo de Marketing Internacional

Figura 1 – Estrutrura do material
Fonte: o autor, 2008

Organizados desta forma você pode aproveitar esta estrutura para ir utilizando cada uma das ferramentas de marketing internacional na administração de seu negócio, passo-a-passo, e ao final será apresentado um estudo de caso para facilitar a compreensão dos conceitos.



Comente





Posts Relacionados

  • Módulo I – O que é o Marketing InternacionalMódulo I – O que é o Marketing Internacional Neste módulo iremos discutir os conceitos iniciais do curso, abordando os seguintes tópicos: marketing, administração, administração de marketing, marketing internacional e processo de […]
  • Administração de Marketing InternacionalAdministração de Marketing Internacional De acordo com Churchill (2003), muitas organizações beneficiam-se fazendo negócios fora das fronteiras de seu país de origem. Uma grande quantidade de empresas lança-se no mercado global, […]
  • Processos AdministrativosProcessos Administrativos Vídeo sobre Processos Administrativos Entenda os Processos Administrativos Derivando do conceito de administração, podemos então definir os quatro processos administrativos […]
  • Definindo seu plano de marketing internacionalDefinindo seu plano de marketing internacional A quarta etapa é a definição de quais estratégias e planos de ação de marketing serão utilizadas. Companhias internacionais precisam decidir o quanto preciso para adaptar sua estratégia de […]
  • Marketing Doméstico x Marketing InternacionalMarketing Doméstico x Marketing Internacional Conforme comentado no tópico anterior, a principal diferença entre os mercados domésticos e os mercados internacionais estão relacionadas ao ambiente exteno. Mas e quando avaliamos as […]
  • Conceito de Planejamento EstratégicoConceito de Planejamento Estratégico E finalmente chega o momento para definir, agora com a devida contextualização, o objeto de estudo deste site. Planejamento estratégico é o processo de elaborar a estratégia - definindo a […]