Políticas e Planos Operacionais



Outra ação necessária para a implementação de estratégias é a utilização de políticas e planos operacionais.
Maximiano (2006) define as políticas como decisões programadas que orientam outras decisões dentro da empresa. As estratégias relacionam a empresa com o ambiente, enquanto as políticas coordenam pessoas, atividades e decisões dentro da organização, para que seja possibilitada a realização das estratégias.
As políticas devem sempre refletir os objetivos estratégicos da empresa, e servirem de orientação aos gerentes e demais funcionários, quando encontrarem-se em situações de tomada de decisão e julgamento.
Assim, as políticas focalizam o comportamento dentro de cada área funcional e as relações da organização com funcionários, clientes, competidores, ou qualquer outro aspecto de sua atuação. (MAXIMIANO, 2006)
Já os planos operacionais são instrumentos mais práticos de implementação estratégica. Cronogramas, decisões, orçamentos e outros tipos de planos, como normas e procedimentos, são todos reflexos de decisões sobre o futuro, procurando colocar em prática as estratégias da empresa. (MAXIMIANO, 2006)



Comente





Posts Relacionados