Elaborando Indicadores – Definição da Missão



O que é

A missão é uma declaração sobre o que a organização é, sobre sua razão de ser, seus clientes e os serviços que presta. A missão define o que é a organização hoje, seu propósito e como pretende atuar no seu dia-a-dia. Enquanto a visão de futuro sinaliza o que a organização pretende ser, a missão aponta para o que ela é.

Para que serve

A missão cria um clima de comprometimento da equipe de colaboradores com o trabalho que a organização realiza. A definição de missão serve de critério geral para orientar a tomada de decisões, para definir objetivos e auxiliar na escolha das decisões estratégicas.

Exemplos de missão:

• Instituto Serzedello Corrêa do Tribunal de Contas da União (TCU)

Selecionar e desenvolver profissionais competentes para o quadro de pessoal do TCU, bem como incentivar a produção e a disseminação de conhecimentos na área de controle, com padrões de excelência internacionais.

• Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA):

Viabilizar soluções para o desenvolvimento sustentável do agro-negócio brasileiro, por meio da geração, adaptação e transferência de conhecimentos e tecnologias em benefício da sociedade.

• Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) – Diretoria Regional do Rio Grande do Sul

Prestar serviços de correios convencionais e avançados, transportes de encomendas, de forma empresarial, com competitividade e lucratividade, de acordo com a qualidade exigida pelos diversos segmentos de mercado, bem como atrair, desenvolver e motivar pessoas para garantir a excelência desses serviços.

• Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A. (Eletronorte)

– Superar as expectativas dos clientes, com integração e parceria, disponibilizando energia e serviços com qualidade, confiabilidade e rentabilidade empresarial.
– Atender e antecipar-se às necessidades da sociedade, contribuindo para o seu desenvolvimento, em harmonia com o meio ambiente.

Dicas

• Pelo menos quatro pontos devem ser levados em conta numa boa definição da missão da organização pública:
a) As necessidades que a organização procurará satisfazer (necessidades e expectativas dos clientes);
b) Os serviços que oferecerá;
c) Os clientes que atenderá;
d) A maneira pela qual atenderá a seus clientes (deve estar relacionada aos valores defendidos pela organização).

• Assim, na definição da missão as seguintes questões devem estar respondidas:
a) O que a organização pública faz;
b) Para quem a organização pública faz;
c) Como a organização pública faz o que faz.



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