Análise da situação atual



A primeira etapa do planejamento estratégico é identificar as condições atuais, externas e internas da organização.

A análise da situação atual tem como objetivo avaliar os recursos disponíveis internamente na empresa, sendo eles financeiros, humanos e materiais, além das possibilidades disponíveis no mercado.

Divide-se então a análise da situação atual em duas partes, a análise do ambiente externo e a análise interna.



Comentários

  1. Osman Ansumane disse:

    Bom dia, tive um mini curso a cerca da analise SWOT, e algumas coisas nao ficaram claras para mim de modo que estao a dificultar-me na elaboracao de analise SWOT, por tanto gostaria que me enviassem um trabalho feito duma analise qualquer de modo a verifcar como e que se faz uma analise

  2. fernanda cunha disse:

    bom dia

    estou fazendo um trabalho universitario e dentre as minhas pesquisas, achei interessante a analise swot, seria possivel me enciar um trabalho feito de uma analise para que eu possa tirar uma base no que foi feito.

  3. cleide disse:

    Oi boa noite,estou com um trabalho para entregar na minha faculdade e a professora me pediu para eu fazer um pequeno histórico para que se possa avaliar a empresa escolhida, enfatizando a situação interna e do mercado onde atua.

    E pediu para fazer a pesquisa a onde eu trabalho,porém eu não trabalho e nunca trabalhei …
    Se puder me dar exemplos… grata

    • Olá Cleide,

      Sobre exemplos de empresas, temos inúmeros exemplos (Que tal a lista de empresas da Bolsa de Valores de São Paulo – http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_companhias_citadas_no_Ibovespa)?

      Para falar do mercado, na internet você vai achar muitas coisas sobre essas empresas, agora, para falar da situação interna, você teria que conversar com alguém que trabalha em uma dessas empresas. Você não possui família ou amigos que trabalhem em alguma empresa? Nenhum vizinho seu? Com uma conversa relativamente curta, você consegue informações bacanas para seu trabalho.

  4. Bonifacio Belo disse:

    Cumprimentos Poderia me dar uma solucao para o meu problema? como medidir o desempenho das actividades implementadas pelas 2 ou mais Organizacoes em numa so actividade. Quando pedirmos o relatorio das actividades essas direcoes enviam o indicador de desempenho diferentes, eg. um pode enviar 30% o outro 20% e uma outra 15 por cento mas eles executam a mesma actividade, como sera a conclusao do nosso relatorio?
    Obrigado

  5. Danyele Duarte Braz disse:

    Boa noite Prezado Kenneth,

    Continuo com dúvida na Análise Interna. A análise interna tem seus pontos fracos e pontos fortes que estão interligados com a análise das áreas funcionais (marketing, finança, produção e recursos humanos). Quando jogo na prática para realizar uma análise ex: minha empresa é um spar, vou análisar o ponto forte seria então, investir em treinamentos, ter uma boa gestão de qualidade, motivação da equipe, investir em qualificações, ampliar as unidades, esporadicamente ter palestrantes sobre o bem-star ? Ponto franco: não ter caixa suficiente para ampliar o espaço físico, não ter recursos suficientes para atender a demanda do meu spar, não ter uma boa divulgação do serviço?

    Grata!

  6. Graça disse:

    Bom dia,
    Por favor , teria como me dar um modelo de como fazer uma análise atual de uma empresa?
    Desde já agradeço.
    Graça

  7. ruan disse:

    eu queria saber a situação atual da administrção

Comente





Posts Relacionados

  • Análise do ambiente externoAnálise do ambiente externo Maximiano (2006) diz que "a análise do ambiente externo é um dos pilares do planejamento estratégico. Quanto mais competitivo, instável e complexo o ambiente, maior a necessidade de […]
  • Processo de Pesquisa de Marketing – Coletar DadosProcesso de Pesquisa de Marketing – Coletar Dados Após o processo de definição do projeto, onde escolhe-se a metodologia a ser utilizada, agora deve-se partir para a coleta de dados. A etapa de ir a campo é quando finalmente, após as […]
  • Os 4 P’s de Marketing – ProdutoOs 4 P’s de Marketing – Produto Este componente do composto de marketing é responsável por definir o produto que o cliente quer. A palavra produto diz respeito não só aos produtos tangíveis (aqueles que podem ser […]
  • Como montar uma loja virtual: 5 maiores erros que você não deve cometerComo montar uma loja virtual: 5 maiores erros que você não deve cometer Se você é um grande empreendedor que tem interesse em montar seu sistema de e-commerce, para aumentar a sua renda, agora é o momento para investir mais tempo em seu próprio negócio, não […]
  • A necessidade de um gestor estratégico no agronegócioA necessidade de um gestor estratégico no agronegócio Com a crescente globalização dos mercados mundiais, o agronegócio MS está cada vez mais em evidência. Entretanto, o surgimento de novas empresas tem gerado um aumento na competitividade […]
  • Processo de Gestão do Clima OrganizacionalProcesso de Gestão do Clima Organizacional Bedani (2006) afirma que a gestão de clima organizacional é uma importante ferramenta para o monitoramento do comportamento humano nas organizações. Com esta ferramenta é possível avaliar […]