Estrutura da pesquisa de clima organizacional

Categoria: Módulo I - Conceitos | 27.12.2009 | sem comentários



Esse tópico orienta a elaboração de uma pesquisa de clima organizacional,e descreve alguns aspectos fundamentais para execução da mesma.

Luz (2007) assim como Bispo (2006), orientam alguns procedimentos indispensáveis antes da aplicação do questionário:

Elaborar uma folha com instruções de procedimento para o questionário;

Nesta folha você deverá: descrever objetivo a pesquisa, comunicar o anonimato dos participantes, explicar a importância da sinceridade dos participantes, comunicar que a participação é espontânea, solicitar o preenchimento o departamento ou à seção do respondente, exemplificar o preenchimento de uma questão, instruir o preenchimento da folha de respostas e solicitara devolução de respostas nas urnas.
Oferecer uma folha de respostas para as perguntas em aberto.

Nesta folha, deve-se explicar ao funcionário que ele pode queixar-se de algo, fazer observações ou comentários quanto a empresa, relacionamento com chefes, instalações, normas de trabalho, condições de trabalho, ou até fazer sugestões para tornar a empresa em um lugar melhor. (BISPO, 2006)
Estas estratégias são importantes para procurar reduzir ao máximo os vieses da pesquisa, ou seja, reduzir a chance de se avaliar uma informação que é diferente do que acontece na realidade.



Comente





Posts Relacionados