Saiba como Manter as Finanças de sua Empresa em Dia



Está com problema para manter as contas financeiras de sua empresa em dia? Embora essa tarefa não seja um assunto tão simples de se resolver, saiba que ter o controle de toda situação é de suma importância para se ter sucesso nos negócios. Sendo assim trazemos a seguir alguns hábitos e dicas que você deve seguir para tanto!

Separe as Contas da Empresa e Pessoal

Este é um dos erros mais cometidos por profissionais que perderam o controle de suas finanças, pois acham muito mais comodo concentrar o capital em um único cartão, dificultando ainda mais o detalhamento de contas empresariais e pessoais.

Comece abrindo contas separadamente, se possível em bancos diferentes para sua empresa e atividades pessoais. Dessa forma será necessário ter maior controle. Se você quer ser bem sucedido nos negócios, você precisa ser capaz de monitorar e acompanhar os seu desempenho tanto profissional, quanto pessoal.

Utilize um Software de Gestão para Seu Negócio

Atualmente existem uma série de software que possuem como propósito otimizar finanças, fluxo de caixa, estoque, serviços dentre outras atividades especificas para cada negócio. Utilize todas as ferramentas possíveis que podem ser encontradas por valores bem acessíveis no mercado.

Além de ajudar no controle de suas atividades comerciais, muitos softwares geram relatórios mensais, semestrais e anuais que podem ser analisados para tomar decisões mais eficazes do que vem dando certo e errado em seu negócio.

Contrate um Escritório de Contabilidade de Confiança

É praticamente impossível ter uma empresa sem antes contratar um escritório de contabilidade especializado. Alguns empresários têm uma tendência a tentar lidar com tudo sozinhos. Mas somente um contador profissional é capaz de encontrar soluções legais e normas burocráticas legais que sua atividade comercial deve seguir.

Outro beneficio na contratação de um contabilista é a economia de dinheiro a longo prazo, pois enquanto você se preocupa prioritariamente com tarefas que alavancam e mantêm seu negócio, o contador irá cuidar de todo tédio que é a parte burocrática.

Planejar com Antecedência

Acompanhar suas finanças, planejar as receitas e despesas futuras irá lhe permitir tomar melhores decisões de longo prazo para o seu negócio.

Caso não esteja de olho no futuro do seu negócio, você pode ser pego de surpresa. Se você quiser chegar mais longe e ficar à frente da concorrência, é necessário planejar qual será o futuro de sua empresa nos próximos 3, 5, ou até 10 anos.

Você vai ser capaz de resolver surpresas indesejáveis ​​se você ficar à frente da situação. Mesmo se despesas inesperadas aparecerem, se você estiver praticando o conservadorismo em seus gastos, você não sofrerá com problemas graves no futuro.

Faça seu Orçamento Financeiro

Manter a saúde financeira de sua empresa inclui a criação de um orçamento. Embora muitos empresários pensam que este passo não possui tanta necessidade, saiba que criar um orçamento financeiro se compara compara com o valor de um plano de negócios bem elaborado.

Entenda que um orçamento não é uma ferramenta para planejar cada centavo que deve ser gasto. Pelo contrário, é um quadro que você pode usar para ajudá-lo a tomar decisões claras para se ter uma posição com aumento de gastos com marketing por exemplo, ou cortando custos de expansão para manter seus lucros no positivo.

Faça um orçamento para usá-lo como seu guia. Não permitir que ele forçá-lo em decisões que você não quer fazer, mas usá-lo para fazer ajustes quando e onde necessário.

Conclui-se que para manter as finanças de sua empresa em dia o planejamento é fundamental. Utilize a seu favor os benefícios da tecnologia através de softwares de gestão e não deixe de procurar por um contabilista e conversar sobre as melhores soluções burocráticas e tributárias que seu negócio deve tomar.



Comente





Posts Relacionados

  • Software de Controle Financeiro Pessoal – Bonus WebSoftware de Controle Financeiro Pessoal – Bonus Web Nestes últimos dias de 2010 resolvi analisar o software Bônus, de controle financeiro pessoal, em sua versão Web. Eu sempre (desde 2002) utilizei o Microsoft Money 99 versão pirata em […]
  • Técnicas que proporcionam a experiência do cliente com a sua marcaTécnicas que proporcionam a experiência do cliente com a sua marca Vivemos em um momento em que, a experiência do usuário com sua marca, é fator fundamental para o sucesso da sua empresa. O novo consumidor virou mídia. Depois de uma experiência com sua […]
  • Etapa 2 – Definir objetivos da empresa e seu planejamentoEtapa 2 – Definir objetivos da empresa e seu planejamento Nesta segunda etapa deve-se buscar identificar o que a empresa propõe, quais seus objetivos em relação aos resultados da pesquisa, que público-alvo ela pretende atingir (quem será […]
  • Manifestação do Clima Organizacional nas EmpresasManifestação do Clima Organizacional nas Empresas Conforme Luz (2003, p. 48), o clima da organização se manifesta através de indicadores, ou seja, sinais quanto ao seu estado. É muito freqüente encontrarmos empresas que possuem um clima […]
  • A estratégia na empresa ruralA estratégia na empresa rural Matéria publicada na Revista Lida de Julho de 2006 Conheça a importância desta ferramenta essencial para o sucesso de qualquer negócio. Neste mês o assunto é a profissionalização da […]
  • Alavancagem FinanceiraAlavancagem Financeira A alavancagem financeira é uma forma de se aumentar a rentabilidade através do endividamento. Na alavancagem financeira a empresa utiliza-se de empréstimos ou da aquisição de ativos fixos […]