Tipos de Fundos de Investimento



A ANBID – Associação Nacional dos Bancos de Investimento dividiu os fundos em 17 tipos de fundos. Eles foram classificados a partir de sua política de investimento, ou, secundariamente, por seus fatores de risco.

Para uma rápida compreensão, destacamos as cinco classes mais populares. Se você entender bem o que significa cada uma destas classificações, vai conseguir tomar suas decisões com toda segurança, quanto a que tipos de fundos se encaixam com seus objetivos, definidos acima.

Curto Prazo: Investem em títulos de renda fixa, e sua rentabilidade está atrelada à taxa de juros utilizada nas operações entre os bancos (CDI). São considerados os mais conservadores pelo fato dos títulos de suas carteiras possuírem um prazo mais curto. Papéis com prazo máximo a decorrer de 375 dias e prazo médio da carteira de, no máximo, 60 dias.

DI: Você provavelmente já deve ter ouvido falar neles. Não? São os preferidos por muitos investidores brasileiros. Sabe por quê? Porque sua performance segue a variação diária das taxas de juros (Selic/CDI) e tendem a render mais cada vez que ocorre uma alta das taxas de juros domésticas. Os fundos DI aplicam a maior parte do seu patrimônio em títulos do governo federal e são considerados de baixo risco.

Renda Fixa: Estes fundos aplicam uma parcela de seu patrimônio em títulos prefixados. Estes títulos rendem uma taxa fixa previamente acordada. O que acontece com os fundos de renda fixa é justamente o oposto dos fundos DI. Quando os juros estão caindo, estes fundos tendem a render mais que os fundos DI. Quando as taxas de juros sobem, a tendência é que os fundos DI rendam mais que os de renda fixa.

Multimercados: Estes fundos combinam investimentos em ativos de renda fixa, câmbio e ações, além de utilizarem ativamente os derivativos. Procuram as melhores oportunidades destes mercados para obter rentabilidades maiores. Devido à flexibilidade, dependem do talento do gestor na escolha do melhor momento de alocar os recursos do fundo em cada um destes mercados. São fundos que já possuem uma certa abertura ao risco, buscando obter rentabilidades acima do mercado.

Ações: São fundos que investem majoritariamente seus recursos em ações negociadas em bolsa de valores. Dessa forma, estão sujeitos às oscilações de preços das ações que compõem sua carteira. Devido a essas variações e ao risco, são mais indicados para quem tem objetivos de investimento de longo prazo, até por que o risco neste caso é bem maior do que nos fundos de renda fixa (CP, DI, RF).



Comentários

  1. hilfernandes disse:

    Excelente matéria sobre fundos de investimentos, muito bom para pesquisa e aprendizado.

  2. kmklk disse:

    Por acaso a FUMARC pagou os devidos direitos autorais por utilizar seu texto em uma de suas questões da prova do concurso do BDMG,realizada no domingo,10/jul/11?

    • Amigo,

      Obrigado pela informação e pela notícia, nem fiquei sabendo.

      Conforme o rodapé, todo o conteúdo deste site é COPYLEFT, o que significa que ele pode ser utilizado, contanto que a fonte seja citada. Você se recorda se eles referenciaram o site?

  3. Jéssica disse:

    Oi gente, tenho 16 anos e já mim preocupo muito com a utilização do meu dinheiro, quero muito entender sobre fundos de investimentos, melhores negócios, melhores bancos para investir e ser cliente, bouças de valores e etc. Gente por favor adiciona meu MSN: [email protected] … Preciso muito de ajuda, acho que ainda sou muito nova para tentar entender tudo isso, mais quero abrir uma empresa assim que eu ficar de maior, quero ter contatos assim como vocês, que possam mim ajudar a fazer as melhores escolhas. Queria muito poder entrar em contato com vocês, mim ajuda? Quero saber qual o melhor tipo de empresa para abrir na Bahia.

    Obrigada!

    • Olá Jéssica,

      Não utilizamos contas de MSN para mensagens instantâneas. Você pode falar através dos comentários aqui no site, ou no email [email protected]

      Procure separar a noção de um fundo de investimento (onde você vai aplicar suas sobras) e de abrir uma empresa (geradora de caixa).

      Aguardo seu contato, para poder ajudar.

  4. Juliana Carla' disse:

    Bom dia

    Excelente a postagem de vocês. Gostaria de saber detalhes de como eu iniciar um fundo DI. Quem devo procurar? Existe um valor específico para iniciar o investimento?

    Desde já agradeço a atenção

    Obrigada

    • Olá Juliana,

      Obrigado. Você quer começar a INVESTIR em um fundo DI? Se for isso, procure o banco onde você tem conta corrente, e peça pela lista de fundos de investimento de baixo risco.

      Procure os fundos com a menor taxa de administração.

Comente





Posts Relacionados

  • Por que quando os juros aumentam o retorno do meu fundo cai?Por que quando os juros aumentam o retorno do meu fundo cai? Recentemente recebi uma pergunta de um leitor, e achei que a resposta simplificada, e os exemplos, pudessem servir para mais pessoas, então vamos lá: A PERGUNTA "Porque que nos FUNDOS DE […]
  • O melhor investimento em imóveis – Fundos de Investimento ImobiliárioO melhor investimento em imóveis – Fundos de Investimento Imobiliário Desde que foram regulamentados em 1993, os Fundos de Investimento Imobiliário vêm ganhando mais e mais atenção do mercado financeiro. Para aqueles que querem se aproveitar dos retornos […]
  • Guia rápido de Fundos de InvestimentoGuia rápido de Fundos de Investimento 1º Passo: Defina seus objetivos - Qual o objetivo me leva a guardar dinheiro? - De quanto dinheiro preciso para realizar este objetivo? - Em quanto tempo quero realizar este objetivo? Se […]
  • Dicas para passar um final de ano no azulDicas para passar um final de ano no azul Matéria publicada no Jornal Correio do Estado na edição especial de Dezembro de 2007. Por que de vermelho já basta o Papai Noel Final do ano chegando, 13º depositado na conta, […]
  • Os Fundos de InvestimentoOs Fundos de Investimento Esta matéria foi publicada no Jornal Santa Fé, edição de Janeiro de 2007. É unânime! Todos os jornais internacionais, bancos de investimentos e corretoras de valores afirmam que, ao […]
  • Fundos de Investimento no BrasilFundos de Investimento no Brasil A Gestão Ativa Investimentos faz anualmente uma análise geral dos fundos de investimento do país, montando seu próprio ranking, que leva em consideração não aspectos subjetivos, como por […]