Planejamento Estratégico

Blog sobre Planejamento Estratégico Orientado a Resultados

Conceito de Estratégia

De acordo com Maximiano (2006, p. 329), estratégia é “a seleção dos meios para realizar objetivos“.
A palavra foi herdada dos gregos, e diz respeito ao cargo e/ou a dignidade de ministro da guerra, ou seja, comandante de uma batalha, em Atenas.
O mesmo autor fez um levantamento da definição de estratégia para diversos autores contemporâneos da administração, e segue aqui alguns dos conceitos definidos:

Hamel e Prahalad (1995) definem a estratégia como o processo de construção do futuro, aproveitando competências fundamentais da empresa.

Bateman e Snell (1996) definem o termo como o padrão de alocação dos recursos para realizar os objetivos da organização.

Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000) também adotam tal prática, buscando resposta em autores especialistas no tema, mas não conceituam o termo sob uma única ótica, e optam por listar áreas de concordância, no que diz respeito à natureza da estratégia.

Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia

De acordo com Chaffee (1985, p. 89- 90) apud Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000, p. 21), segue os temas em comum quanto à definição do termo:

– A estratégia diz respeito à organização e ao ambiente;
– A essência da estratégia é complexa;
– A estratégia afeta o funcionamento da organização;
– A estratégia envolve questões relativas ao caminho determinado, assim como o processo de se determinar este caminho;
– A estratégia realizada quase nunca é a mesma que foi planejada;
– As estratégias existem em níveis diferentes da organização, do chão-de- fábrica à alta cúpula;
– A estratégia envolve um exercício de definição de conceitos e análise da realidade.



Kenneth Corrêa possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS - 2004) e Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV - 2006). É Diretor Comercial e de Tecnologia do Grupo WTW, à frente das empresas Gestão Ativa - Soluções Web, 80 20 Marketeria Digital, e Mais Empresas que atuam nas áreas de Desenvolvimento de Sites, SEO (Otimização para buscadores), Marketing Digital e eCommerce. Foi professor do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC (IESF) e da Universidade Anhanguera-Uniderp, ambas em Campo Grande - MS. Possui experiência na área de Administração, atuando principalmente nas seguintes áreas: planejamento estratégico, gestão de projetos, marketing e recursos humanos.




Comentários:

4 Respostas
  1. AlexM disse:

    Your blog is interesting!

    Keep up the good work!

  2. José disse:

    Ao menos deveria ser colocado o nome de quem escreveu né !!!

  3. José, toda a bibliografia utilizada está citada no artigo sobre a bibliografia.

  4. kazu harada disse:

    Boa tarde qual a diferença em uma estratégia pretendida e uma estrategia realizada ?

Deixe um comentário