Elaborando Indicadores – Visão de Futuro



O que é

A visão de futuro define o que a organização pretende ser no futuro. Ela incorpora as ambições da organização e descreve o quadro futuro que a organização quer atingir.

Para que serve

A visão de futuro identifica as aspirações da organização, criando um clima de envolvimento e comprometimento com o seu futuro. A definição de onde se pretende chegar permite entender com clareza o que é preciso mudar na organização ou como ela precisa mudar para que a visão seja concretizada. Uma visão compartilhada une as pessoas e impulsiona-as a buscar seus objetivos apesar de todas as dificuldades. Uma organização sem visão é uma organização pública sem direção.

Como fazer

A visão de futuro deve refletir os valores compartilhados pela organização. O enunciado deve ser claro e objetivo, positivo e desafiador; e, em geral, é expresso com verbo no futuro.

O enunciado da visão de futuro é de responsabilidade da liderança. A cada organização corresponde apenas uma declaração de visão de futuro.

A visão de futuro raramente muda, é estável. Deve ser capaz de, num único parágrafo, esclarecer a qualquer pessoa, de dentro ou fora da organização pública, o que a organização pretende fazer. Deve-se evitar que o seu enunciado seja genérico, sem identidade própria, ou seja, aplicável a qualquer organização.

Exemplos de visão de futuro:

• Instituto Serzedello Corrêa do Tribunal de Contas da União (TCU)

Tornar-se referência internacional em educação e em produção e disseminação de conhecimento na área de controle da Gestão Pública.

• Superintendência de Negócios – Administração Federal e Reforma do Estado (SUNAR)/ SERPRO/ Ministério da Fazenda

O melhor em tecnologia da informação para o sucesso de seus clientes.



Comente





Posts Relacionados