Entenda Como os Clientes Compram com o Momento Zero da Verdade

Categoria: Marketing Digital | 27.09.2021 | sem comentários



São inúmeras as possibilidades de estratégias de marketing digital disponíveis no mercado. E a cada dia surgem mais e mais delas.

Entretanto, não é sempre que tais estratégias funcionam como deveriam e isso tem uma explicação. Por mais importante que seja aplicar métodos de marketing na sua empresa, nada poderá vir a frente de um conhecimento essencial: o comportamento do cliente.

Assim, para que você tenha sucesso e consiga desenvolver sua marca, é mais que essencial saber o modo que seus consumidores agem. Apenas desse jeito será capaz de colocar as estratégias em prática e obter bons resultados.

Pensando então nessa necessidade de entender o público, apresentamos um novo e recorrente comportamento que pode ser a solução de todos os seus problemas.

ZMOT (Zero Moment of Truth), ou Momento Zero da Verdade, é a forma de comprar a qual todos os clientes estão seguindo.

Com uma metodologia simples de ser entendida e aplicada, venha conhecer esse momento da verdade essencial para quem quer se destacar no mercado!

O que é o ZMOT?

Se há alguns anos alguém lhe dissesse que seríamos capazes de fazer compras, de qualquer tipo, com apenas alguns toques em um computador super avançado que cabe em nosso bolso, é provável que você chamasse essa pessoa de louca, certo?

Mas é exatamente isso que acontece hoje em dia com a facilidade dos smartphones!

Com as compras apenas a alguns cliques de distância, a forma como o cliente consome se alterou drasticamente, migrando seus antigos hábitos para o mundo virtual.

Desse modo, há alguns anos atrás, o Google, em parceria com a Shopper Sciences, passou a se atentar um pouco mais a esse “como” por trás das compras.

Em pesquisa realizada pelas empresas, foi encontrado o ZMOT como sendo a nova revolução do mundo do marketing digital.

A investigação foi realizada com os clientes de mais de 5 mil empresas, na qual se descobriu alguns dados interessantes quanto ao comportamento do consumidor moderno. Para cada um dos hábitos recorrentes que levam um comprador a consumir, foi dado o nome de Pilares do ZMOT, totalizando 4. São eles:

  • Ranqueamento Orgânico em Mecanismos de Busca
  • Tabelas e Listas Comparativas
  • Avaliações e Reviews Online
  • Cupons de desconto

De forma bem simples e direta, o Momento Zero da Verdade foi definido como o período no qual os clientes utilizam dos meios digitais para tomarem uma decisão de compra. Ou seja, se decidirem se vão ou não consumir.

Para tal ação, eles usam os 4 pilares mencionados acima de forma a se guiarem por comportamentos recorrentes, que os levam a compra. 

Assim, uma empresa que tenha um bom conhecimento sobre o ZMOT e consiga implementar seus gatilhos de influência terá muito mais sucesso com o público!

Os 4 pilares do ZMOT

Antes de seguirmos para um detalhamento de cada um dos pilares, deixamos como dica esse vídeo produzido pelo próprio Google, no qual você entenderá um pouco mais sobre como o Zero Moment of Truth influencia as decisões de compra e os demais momentos da verdade que constituem a jornada de consumo.

Ranqueamento Orgânico em Mecanismos de Busca

Não precisamos ir muito longe para entender como essa caminhada do ZMOT se inicia. Afinal, basta pensar em qualquer compra que você mesmo tenha feito nos últimos tempos.

É certo que quando uma necessidade de consumo surge no cliente moderno, sua primeira reação é ir até as plataformas de busca para solucionar seu problema. Seja apenas para saber mais sobre um produto ou serviço que necessite, ou para comprar direto por esse meio, os buscadores são sempre o lugar onde o consumo se inicia.

Se você está minimamente familiarizado com o mundo do marketing digital, isso não é uma grande surpresa. Contudo, o que faz do ranqueamento um fator primordial para conquistar o cliente em seu Momento Zero da Verdade é o modo de agir.

De acordo com dados coletados em 2021 pela Smart Insights, descobrimos que a pesquisa em mecanismos online não é o único hábito que o público segue, mas até mesmo dentro dessa ação temos mais algumas diretrizes a serem conhecidas.

A pesquisa mencionada comprovou que os clientes têm por comportamento comum acessar apenas os 3 primeiros sites ranqueados de modo orgânico nas plataformas de pesquisa. Em dados totais vemos que o primeiro colocado fica com 34% de todos os cliques.

O segundo colocado perde metade destes acessos se contentando com 17%, enquanto o terceiro fica com apenas 11%.

Essas porcentagens passam a cair de modo ainda mais drástico do quarto link em diante, se anulando por volta do 15º colocado.

Ou seja, para que o cliente se quer inicie uma jornada de consumo com a sua marca, é essencial que esteja bem posicionado nestas plataformas como Google, Bing e Yahoo!. Para tal, deixamos como dica o uso de estratégias como o SEO e o Marketing de Conteúdo. Elas te ajudarão a ser melhor visto pelos franqueadores e, por consequência, ganhar algumas posições.

Vale ainda deixar bem explícito que aqui estamos falando especificamente de ranqueamento orgânico. É claro que os anúncios pagos têm o poder de trazer tráfego às páginas, mas eles não são tão relevantes e confiáveis ao público quanto os links orgânicos.

Logo, atingir uma boa posição nesse tipo de ranking vai também contribuir, e muito, para a forma como os clientes te enxergam!

Tabelas e Listas Comparativas

Seguindo nossa jornada, pensemos que o cliente já buscou pelo que precisa e por isso têm algumas opções de compra em mente. Contudo, ele precisa se decidir em meio às opções.

É nessa fase que o segundo pilar do ZMOT entra em ação, oferecendo a ajuda necessária ao consumidor para que ele tome uma decisão de compra.

As tabelas e listas comparativas, como seu nome sugere, irão colocar lado a lado as diferentes características de produtos, serviços, e até mesmo marcas, que ela oferece em sua empresa.

Desse modo, evitamos que o cliente se perca em meio às possibilidades e acabe abandonando o consumo por medo de tomar uma decisão errada.

Além de serem essenciais para “empurrar” o público para a próxima fase da jornada do cliente, as tabelas também contribuem para outros fatores referentes à empresa, como é o caso a customer experience do público, da usabilidade da página e até mesmo de seu design.

Assim, investir em listas comparativas é uma jogada inteligente, tendo em vista que muitos consumidores buscam especificamente por elas na internet, o que aumenta suas chances de ser encontrado por eles.

Avaliações e Reviews Online

O terceiro pilar que constitui o ZMOT são as avaliações e reviews online, que na prática são apenas uma maneira digital de coletar as opiniões que sempre buscamos.

Afirmo com certeza que, pelo menos uma vez na vida, você perguntou a algum parente ou amigo sua opinião antes de comprar algo. Esse é um movimento comum que os clientes tomam para evitar frustrações e problemas com seus consumos.

Contudo, com a popularização da internet, se tornou mais interessante para eles buscarem avaliações de desconhecidos online a conhecidos físicos. Isso porque o grande números de reviews fornece ao cliente uma sensação de segurança para consumir muito maior.

Segundo dados da Bight Local, sabemos que 95% dos consumidores entre 18 e 34 anos fazem buscas constantes por tais opiniões na internet antes de qualquer consumo, independentemente se ele será feito no mundo físico ou digital.

Se já não bastasse isso, 57% destes clientes afirmam que só compram quando tais avaliações ficam entre 4 e 5 estrelas.

Desse modo, os reviews online são responsáveis por construir a opinião dos clientes nesse novo modo de comprar que agora eles seguem. Assim, para que possa acompanhar esse comportamento, é essencial que cultive uma boa reputação online, criando assim uma visão positiva e confiável sobre sua empresa e seus produtos ou serviços.

Cupons de desconto

Por fim, o último ponto que leva o cliente a consumir e se decidir com o ZMOT é o pilar dos cupons de desconto. Sendo essa a cartada final para influenciar o público, oferecer vantagens financeiras é a cereja no topo desse momento da verdade que faz toda a diferença.

Todos nós gostamos de pagar mais barato quando estamos comprando, e isso se espelha em nossos consumidores. Dessa maneira, é essencial que esse ponto seja suprido durante o ZMOT.

Quando mencionamos as tais vantagens financeiras, é quase automático pensarmos diretamente em cubos e porcentagens de desconto, mas não é apenas com elas que esse pilar se sustenta.

Aqui vale qualquer coisa que possa atrair o cliente. Bônus, itens grátis, vantagens para a próxima compra, frete gratuito ou o que conseguir imaginar.

O último pilar do Momento Zero da Verdade, então, se estrutura dentro das possibilidades de entregar algo a mais para um cliente que está prestes a consumir.

Conclusão

O ZMOT é uma estratégia de gestão do comportamento do consumidor que ainda é muito nova no mercado. O que significa que usá-la trará imensas vantagens competitivas para a sua empresa.

Não deixe de aproveitar as vantagens que o próprio público lhe oferece. O momento zero da verdade está aí já guiando os consumidores, então por que não aproveitá-lo?

E agora que já conhece essa estratégia, que tal nos deixar um comentário sobre o artigo? Vamos adorar saber sua opinião!



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