A importância de planejar e aplicar um bom inbound marketing para o seu mercado digital

Categoria: Marketing Digital | 27.09.2021 | sem comentários



Saber aplicar o inbound marketing é fundamental para qualquer empresa que atua na Internet. Se esse é o seu caso, há diversos motivos para você começar a investir nessa estratégia de comunicação hoje mesmo.

Um deles é a mudança no comportamento do consumidor. Hoje, a maioria deles passa horas utilizando redes sociais e aplicativos de mensagens. O consumo de conteúdo em vídeo também cresceu bastante nos últimos anos. Youtube, Tik Tok e Instagram são apenas alguns exemplos de plataformas com bilhões de usuários todos os dias.

Para sua empresa, isso significa oportunidade. Em vez de interromper o cliente com uma propaganda, como no rádio ou na TV, no Inbound Marketing é o consumidor o principal agente dessa ação. É ele que vai utilizar as ferramentas de buscas para encontrar o conteúdo produzido por você.

Outra vantagem do Inbound Marketing é a análise de dados. Se a sua empresa faz uma campanha de mídia impressa, é impossível analisar com precisão quantas pessoas leram o texto do seu anúncio.

Por outro lado, se você faz um texto para um blog ou um vídeo para o Youtube, o cenário é outro. Sua empresa tem acesso a dados minuciosos sobre a quantidade de pessoas que foram realmente impactadas.

Isso permite que seu negócio tenha a oportunidade de aprimorar suas estratégias de marketing cada vez mais.

O que é inbound marketing?

É uma estratégia de marketing que se tornou popular no final da década passada. Tem esse nome porque o seu objetivo é captar a atenção do cliente. Em vez de campanhas publicitárias tradicionais, as empresas mudaram seu foco.

Agora, há plataformas que são mais atrativas para o público, tais como :

  • Blogs,
  • Sites de vídeos,
  • redes sociais.

Nesses canais, as empresas produzem conteúdo para chamar a atenção das pessoas.

Por isso, muitas delas contam com ferramentas como o CRM. Por meio dele, é possível coletar diversos dados sobre os clientes. Dessa forma, o setor de marketing de qualquer empresa tem a oportunidade de traçar um perfil dessas pessoas. Ao analisarem o comportamento delas, é muito mais simples produzir um conteúdo relevante.

Em vez de investirem em uma estratégia mais agressiva de vendas, essas empresas adotaram um caminho oposto. O objetivo é promover um relacionamento de longo prazo com essas pessoas.

Como utilizar o Inbound Marketing?

A produção de conteúdo relevante é um dos pilares principais do Inbound Marketing. Entretanto, é necessário que essa informação seja encontrada pelo cliente.  Por isso, o papel do SEO no Inbound Marketing é tão importante. Para que você entenda, é possível usar esse próprio artigo como exemplo.

Mesmo que ninguém tenha passado o link para você, isso não é problema. Basta que o texto esteja otimizado para plataformas de buscas como o Google. Por meio de palavras-chaves, pessoas interessadas em “inbound marketing” poderão encontrar esse conteúdo. 

Quanto melhor ele estiver otimizado e com informações preciosas para os clientes, maiores são as chances de ele atrair mais pessoas. Por vezes, o blog é umas das principais ferramentas para atrair novos leads para um site de e-commerce, por exemplo.

Benefícios do Inbound Marketing para sua empresa

Utilizar estratégias de inbound marketing em seu negócio tem inúmeras vantagens. Uma delas é o custo. Uma série de posts nas redes sociais consegue ter um impacto parecido com o de um anúncio na TV.

Por outro lado, o investimento nessas plataformas é muito mais acessível.  Mesmo empresas que investem em publicações pagas no Facebook e no Instagram conseguem alto retorno sem gastar tantos recursos.

Além disso, é possível ter uma métrica exata sobre todas as publicações. Em tempo real, sua empresa tem a chance de saber se aquela campanha de marketing digital deu certo ou não. 

Outro benefício é a otimização desse conteúdo. Em vez de atingir milhões de pessoas, como ocorre com a mídia tradicional, no inbound marketing é possível realizar campanhas com muito mais foco no público-alvo. Dessa forma, toda a comunicação pode ser ajustada para um determinado perfil de cliente.

Quando essas pessoas são impactadas por esse tipo de anúncio, por exemplo, aumentam as chances de sua empresa converter uma venda. Afinal, esse público já estava interessado em determinado produto ou serviço.

Portanto, como analisado nesse artigo, não é necessário investir muitos recursos para começar sua estratégia de inbound marketing no mercado digital. Essa metodologia funciona com negócios de todos os portes e oferece resultados excelentes para milhares de empreendedores.



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