Dicas de como ser um líder exponencial

Categoria: Recursos Humanos | 26.08.2021 | sem comentários



Arranjo do dia do chefe com barquinhos de papel e espaço de cópia Foto gratuita

O mercado atual é pautado pela qualidade e velocidade, por isso, é importante que o gestor tenha uma liderança exponencial.

O progresso das tecnologias transforma o ritmo de vida de todas as pessoas, isso também tem um impacto expressivo nos negócios.

Para saber acompanhar as mudanças mercadológicas é preciso inovar nas práticas de gestão e manter a equipe produtiva.

A exponencialidade requer isso, portanto, preparamos um texto para detalhar as características de um líder exponencial e como você pode identificá-las em si mesmo.

Além disso, você também vai descobrir o significado do conceito de exponencialidade, entender como ser um líder exponencial é importante e conferir algumas dicas para conquistar esse perfil.

As características de um líder exponencial

O líder exponencial está relacionado a novos tipos de negócios, como empresa para criar aplicativo e startups no geral.

Por esse motivo, confira abaixo os principais atributos que fazem desse tipo de liderança uma característica desejável a todos os gestores.

Visão

Uma das definições da palavra “líder” é “pessoa cujas ações e palavras exercem influência sobre o pensamento e o comportamento de outras”.

Em outras palavras, o líder está sempre à frente, na vanguarda da atuação empresarial. 

É ele quem deve saber identificar e até mesmo antecipar tendências, para garantir que o empreendimento esteja sempre na frente dos concorrentes.

Por isso, ter uma visão aguçada da realidade do mercado é uma característica marcante dos líderes exponenciais.

Integração

As empresas de maior sucesso possuem um time de funcionários de várias áreas diferentes trabalhando em coletivo.

É necessário um líder forte para que a integração entre colaboradores de perfis tão distintos sejam incentivados continuamente.

Pode ser a abertura ao diálogo ou até mesmo a criação de um senso de comunidade por meio de brindes corporativos personalizados.

O importante é saber integrar os membros da equipe para conseguir o melhor desempenho.

Ter ciência sobre tecnologia

As soluções tecnológicas estão entre os fatores mais determinantes do sucesso de uma marca hoje em dia.

A busca por estratégias modernas exige conhecimentos a respeito das novas ferramentas disponíveis no mercado.

Não estamos falando apenas de soluções focadas no marketing e nas vendas, mas também de elementos da própria rotina da empresa.

Por exemplo, investir em cabeamento estruturado SP torna possível integrar uma série de dispositivos de maneira segura.

Proatividade

Quando os problemas surgem, cabe ao líder exponencial agir com rapidez para que a empresa não seja excessivamente afetada.

A tomada de decisões tem que se basear no diálogo com todos os colaboradores. Mas, em última instância, quem dá a palavra final é o líder.

Como identificá-las?

Uma das bases da exponencialidade é ter uma visão geral sobre o negócio, desde os setores operacionais até os perfis de cada colaborador.

A partir dessa visão, o líder deve trabalhar para manter a equipe motivada prestando atenção a esses aspectos:

  • Boa comunicação;
  • Valorização do profissional;
  • Respeito ao próximo;
  • Investimentos consistentes.

A boa comunicação vai assegurar que todas as partes do negócio tenham as informações necessárias na hora de agir.

Por exemplo, elaborar um programa de prevenção de riscos ambientais exige uma série de dados e estratégias para dar certo.

Portanto, chegamos ao segundo ponto da lista, que é os colaboradores que se sentem valorizados pela empresa tendem a trabalhar mais e melhor.

Isso envolve desde bons salários e benefícios até o tratamento respeitoso ao longo do dia a dia do empreendimento.

Por fim, é preciso dar as condições para que todos entreguem os resultados esperados.

O líder exponencial tem que ouvir as demandas da equipe para fazer investimentos realmente consistentes de acordo com as necessidades da empresa.

Mas, afinal, o que é a exponencialidade?

Esse conceito foi criado pela designer norte-americana Lisa Kay Solomon para caracterizar os contextos atribulados em que os líderes, geralmente, se encontram.

Existem 4 perfis de líderes exponenciais, sendo assim, continue lendo para conhecer as competências esperadas de cada um deles. 

Futurista

O líder futurista é aquele que se prepara com antecedência para os novos cenários do mercado.

Ele cria novas oportunidades, é familiarizado com as ferramentas tecnológicas e não tem medo de explorar o desconhecido para se destacar.

Humanitário

O líder humanitário se esforça para promover um ambiente inclusivo e produtivo na empresa.

Ele é ótimo em privilegiar a boa cultura organizacional, característica que tem o poder de elevar muito o padrão de qualidade de uma clínica de tratamento de próstata.

Tecnólogo

Quando o assunto é aplicar novas tecnologias à rotina de produção, também é preciso saber como adaptar a equipe de funcionários à nova realidade.

O líder tecnólogo trabalha para otimizar as atividades e integrar a comunicação dos colaboradores.

Inovador

A característica de maior destaque do líder inovador é a coragem para inovar usando os recursos disponíveis e a criatividade.

Pode ser que o orçamento de assessoria contábil seja a princípio inacessível para a empresa. Mas, com estratégias arrojadas, é possível torná-la viável. 

Por que ser um líder exponencial?

Se os benefícios da exponencialidade para os negócios ainda não ficaram claros para você, continue lendo esse tópico. A primeira razão que destacamos é a volatilidade do mercado nos dias de hoje.

A oferta de produtos e serviços é a maior possível, mas isso também é uma verdade quando falamos nos avanços tecnológicos.

Sendo assim, novas soluções surgem a todo momento e quem não se adapta a elas corre o risco de perder clientes.

Se você é um líder exponencial, vai estar preparado para momentos menos vantajosos e vai poder se preparar para recuperar o que foi perdido.

Acima de tudo, uma liderança forte é a palavra-chave para construir uma empresa coesa e duradoura.

O primeiro passo para isso é fazer contratações substanciosas e saber valorizar os colaboradores que trabalham lado a lado com você.

Ouça o que os colegas têm a dizer, peça a opinião deles nos momentos mais decisivos e garanta que ninguém saia da função por conseguir oportunidades melhores.

Portanto, pagar um salário condizente com as responsabilidades e a competência é de suma importância.

Oferecer certos benefícios como plano odontológico para MEI também é indicado, principalmente para fazer os profissionais se sentirem privilegiados por trabalharem com você.

Dicas para ser um líder exponencial

Vamos terminar esse texto com algumas dicas para você usar a exponencialidade a seu favor na atuação profissional.

Vá além do status quo

Todos os empreendedores que investem em estratégias inovadoras vão além do status quo.

Criar novas oportunidades e agregar valores diferenciais para a base de clientes exige esse tipo de atitude.

Portanto, não hesite em remar contra a maré se você acredita na sua ideia, dedique-se a ela que os frutos virão, mais cedo ou mais tarde. 

Seja inspirador

Quem se encontra em uma posição de liderança deve valorizá-la, pois as pessoas ao redor tendem a enxergá-la como uma referência.

Por isso, é tão importante passar uma imagem comunicativa e acessível, tanto para o corpo de funcionários, quanto para pessoas de outros ambientes.

Um líder que inspira é um líder que incentiva os colaboradores a se esforçarem. Mais do que isso, é alguém que representa conhecimento.

Saiba lidar com as falhas

A jornada de um líder exponencial não é feita somente de vitórias e glórias. As falhas e as frustrações também fazem parte do pacote.

Não deixe os momentos de crise te abalarem demais, mantenha a postura e o ânimo para seguir motivando quem trabalha ao seu lado.

Esses períodos são úteis para reavaliar os aspectos principais do negócio e estudar novas possibilidades.

Compartilhe as vitórias

Sempre é tempo de valorizar o trabalho em conjunto, ser líder não quer dizer levar todo o crédito pelas conquistas da empresa. 

Reconheça que o sucesso é fruto do esforço conjunto de várias pessoas, e acima de tudo, comunique isso a elas.

Promover eventos e confraternizações é uma ótima forma de fazer esse reconhecimento.

Conclusões finais

Portanto, esperamos que o conceito e a importância da liderança exponencial tenham ficado claros nesse texto.

Use as características dos perfis exponenciais e as dicas listadas no tópico acima para guiar sua atuação durante o dia a dia da empresa.

Existem uma série de decisões que precisam ser tomadas, como políticas de contratação e portão de alumínio de correr valor.

A exponencialidade é a porta de entrada para tomá-las com bases mais concretas e mais segurança.

Além disso, esse conceito é útil para dar forma a uma cultura organizacional verdadeiramente inclusiva e produtiva.

Portanto, agora você tem as informações principais para melhorar sua gestão e alcançar resultados sem precedentes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Comente





Posts Relacionados

  • Áreas do Conhecimento em ProjetosÁreas do Conhecimento em Projetos O PMBOK® é subdividido em nove áreas de conhecimento (também chamadas de gerências), que serão apresentadas brevemente. Estas mesmas nove áreas serão discutidas detalhadamente no Módulo […]
  • É vantajoso fazer uma pós-graduação?É vantajoso fazer uma pós-graduação? Após concluir o curso de graduação, e ter passado longos anos estudando, muita gente se pergunta se é mesmo necessário e vantajoso fazer uma pós-graduação. Uma pós tem como função […]
  • Os 10 processos de Recursos Humanos (RH)Os 10 processos de Recursos Humanos (RH) Não deixe de assistir ao vídeo explicando os 10 processos de RH: Recrutamento Conceito: É o processo de obter um grupo adequado de candidatos, proporcionando assim mais opções à área […]
  • Planejamento de Recursos HumanosPlanejamento de Recursos Humanos A concretização de qualquer plano está centrada nas pessoas. A área de recursos humanos (também chamada de Gestão de Pessoas) é responsável por atividades como recrutamento e seleção, […]
  • Processo de Marketing InternacionalProcesso de Marketing Internacional Agora que discutimos o conceito de marketing internacional, e também as principais diferenças entre o marketing doméstico (local) e o marketing internacional, vamos identificar o processo […]
  • Fatores determinantes da qualidade em serviçosFatores determinantes da qualidade em serviços Em uma pesquisa sobre os fatores que determinam a qualidade dos serviços, Kotler (1998) demonstrou cinco itens importantes para a realização desta avaliação. A tabela abaixo mostra o […]