Planejamento Estratégico

Blog sobre Planejamento Estratégico Orientado a Resultados

Alinhamento Estratégico

Após a etapa do desdobramento do planejamento, a próxima etapa é a execução do plano estratégico, através do planejamento das áreas funcionais, políticas e plano operacionais, projetos e a estrutura organizacional.
Nesta etapa surge uma série de dificuldades que muitas vezes não foram previstas, apesar de todo o trabalho realizado anteriormente, até mesmo pelas condições do ambiente externo estarem em constante mutação. Assim, é necessário possuir pessoal preparado para responder às alterações no ambiente.
O que acontece grande parte das vezes é que as empresas contratam firmas de consultoria para executar o projeto de planejamento estratégico, e o processo é mais ou menos este: a empresa vem, faz uma excelente análise do ambiente externo e do ambiente interno, escolhem as estratégias adequadas e desenvolvem um plano estratégico nos mínimos detalhes.
O relatório é então entregue à alta diretoria da empresa, que lê todo o relatório, acha aquilo muito bem feito, e guarda na gaveta, trancado a sete chaves! O planejamento acaba sendo apenas um gasto enorme de dinheiro, mas que não gera resultado efetivo nenhum para a organização.
A postura após o desenvolvimento do planejamento é que ele seja totalmente divulgado, para todos os níveis da organização (estratégico, tático e operacional). Muitas organizações optam por não divulgar seu plano, por medo de que as informações sobre a estratégia da organização cheguem até os ouvidos dos concorrentes.
A estratégia de uma organização não precisa ser segredo, pois a vantagem de uma organização não está em sua capacidade de escolher estratégias adequadas; como vimos no módulo anterior, a escolha da estratégia correta é realizada em cima de uma boa análise da situação atual da organização. A grande vantagem competitiva de uma organização está em sua capacidade de converter a estratégia em ação.
Para citar como exemplo, grande parte das pequenas e médias empresas procuram manter oculto seus resultados e dados financeiros; mas talvez não saibam que todas as sociedades anônimas (modalidade jurídica mais apropriada para empresas com grande faturamento) tornam públicos seu balanços. Assim, todos os dados financeiros destas empresas ficam expostos a qualquer pessoa interessada, e mesmo assim as empresas crescem ano a ano.
No processo de implementação da estratégia, encontra-se o conceito de alinhamento estratégico, que envolve a comunicação da estratégia para todos os níveis da organização. A figura abaixo indica o quadro normalmente encontrado nas organizações, e o quadro ideal, após o alinhamento estratégico.

Alinhamento Estratégico

Figura: Alinhamento Estratégico

As setas menores dentro das setas maiores indicam os funcionários dentro da organização e os resultados do trabalho individual de cada um deles. Na seta da esquerda, que é o que ocorre na maior parte da empresas, está uma empresa que não possui alinhamento estratégico, pois cada um dos funcionários está trabalhando em sentidos diferentes. Muito possivelmente este é o caso da empresa citada anteriormente, onde o planejamento estratégico ficou restrito à alta direção na empresa.
Já a seta da direita é a organização que aplicou o alinhamento estratégico, que ocorre quando a organização faz a comunicação da missão, visão, objetivos e metas organizacionais para todas as partes da empresa. Cada um dos funcionários que trabalha na organização da direita sabe exatamente qual é o seu papel dentro da empresa, e em que direção cada uma de suas ações deve ser guiada, para que os objetivos individuais representem e ajudem na conquista dos objetivos organizacionais.



Kenneth Corrêa possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS - 2004) e Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV - 2006). É Diretor Comercial e de Tecnologia do Grupo WTW, à frente das empresas Gestão Ativa - Soluções Web, 80 20 Marketeria Digital, e Mais Empresas que atuam nas áreas de Desenvolvimento de Sites, SEO (Otimização para buscadores), Marketing Digital e eCommerce. Foi professor do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC (IESF) e da Universidade Anhanguera-Uniderp, ambas em Campo Grande - MS. Possui experiência na área de Administração, atuando principalmente nas seguintes áreas: planejamento estratégico, gestão de projetos, marketing e recursos humanos.




Comentários:

2 Respostas
  1. Patricia disse:

    Olá Corrêa gostaria de saber se esta figura é de criação própria ou existe em algum livro

  2. Thiago Dias Turetti disse:

    “mínimos detalhes” é pleonasmo.

Deixe um comentário