Guia rápido de investimento em ações

Categoria: Ações, Introdução | 25.09.2008 | 1 comentário



A Bolsa de Valores

O recinto de compra e venda de ações de companhias de capital aberto é denominado Bolsa de Valores. Esse recinto traz mais transparência e expressivo volume, devido a centalização de diversas empresas em um mesmo lugar. No Brasil, o único local de negociação de ações é a bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), portanto quando pensar em negociar ações, a bovespa será seu caminho.

Existem inúmeras formas para começar a investir em ações. Aqui irei citar alguns caminhos que tenho como boas escolhas:

Fundos de investimento em ações (FIA): São fundos que investem majoritariamente seus recursos em ações negociadas em bolsa de valores. Dessa forma, estão sujeitos às oscilações de preços das ações que compõem sua carteira. Devido a essas variações e ao risco, são mais indicados para quem tem objetivos de investimento de longo prazo.

Clubes de Investimentos: São formados por grupos de pessoas que tenham interesse de aplicar na bolsa, assim se unem a uma corretora, formam um estatuto legal, e aplicam respeitando as imposições legais de um clube de investimento. A vantagem é que o capital a ser investido fica maior, uma vez que muitos investidores juntam seu dinheiro em uma mesma conta, no entanto as decisões de investimento são tomadas em conjunto.

Investidor Pessoa Física: É o investidor que toma suas próprias decisões de investimento, escolhendo os ativos de acordo com seus critérios.

Existem vários métodos para você escolher o que comprar ou vender, sejam eles convencionais ou não, como, fundamentos, gráficos, chute, indicação do amigo do seu amigo, astrologia, entre outros. Aqui irei citar dois que tenho como dignos de serem considerados, análise técnica e fundamentalista.
Existem inúmeras formas de ser um analista fundamentalista ou técnico, essas duas correntes se dividem em muitas. Portanto prefiro deixar a seu critério escolher qual seguir, e com o intuito de ajudá-lo deixarei vários links de onde encontrar textos sobre o assunto.

Após escolher sua metodologia, procure definir seu sistema que irá obedecer para tomar suas decisões, a mudança de sistema para operar é o grande vilão dos investidores, portanto tenha em mente, teste e coloque em prática seu sistema.
Antes de entrar em um ativo, tenha definido, caso o mercado reaja contra sua posição, aonde irá deixar essa posição; essa é uma das maiores dificuldades que as pessoas encontram no mercado, reconhecer que erraram. Elimine suas perdas rapidamente, obedeça seu método e utilize conceitos de risco x retorno, são dicas para você se manter no mercado, ao invés de sair falido, colocando a culpa no mercado. A culpa jamais é do mercado.

Links sobre Análise Técnica

Portal de Bolsa – Link 1 – Nesse portal você encontrara um pouco de história e uma breve introdução no mundo da análise técnica.
Portal de Bolsa – Link 2 – Esse link serve para quem quer se aprofundar em gráficos, trazendo explicações de diversas ferramentas sobre esse sistema.
Nelógica – Aqui você encontrará uma espécie de curso online, além de uma pequena comparação entre análise técnica e fundamentalista.
Timing.com.br – Este é o site do analista de mercado Marcio Noronha, onde ele disponibiliza gratuitamente duas apostilas falando a respeito da análise técnica.
Trend Following – Aqui você encontrara uma corrente um pouco diferente sobre análise técnica, são os trend followers.
Doji Star – Site do Didi, o inventor das agulhadas.

Links sobre Análise Fundamentalista

Portal de Bolsa – Link 3 – Nesse site você encontrará uma visão básica do que é análise fundamentalista.



Uma Comentário

  1. Muito esclarecedor o texto. Parabéns.

Comente





Posts Relacionados

  • Seguro Automotivo vale a pena para sua empresa?Seguro Automotivo vale a pena para sua empresa? Crise batendo na porta, e aí você olha para as linhas de despesas da sua empresa e se depara com o custo do seguro dos veículos da empresa. Bate a dúvida: Será que vale a pena manter o […]
  • 5 motivos para escolher um flat ao invés do hotel5 motivos para escolher um flat ao invés do hotel Viajar, conhecer novos lugares, fechar negócios e se hospedar em lugares confortáveis e aconchegantes. A vida parece bem mais fácil do que realmente é quando se lê uma descrição como essa, […]
  • Meu primeiro imóvel: devo alugar ou comprar um imóvel?Meu primeiro imóvel: devo alugar ou comprar um imóvel? A história é conhecida: vocês se conheceram, namoraram, casaram e engravidaram. Pode mudar a ordem, ou ainda os termos, mas um dos caminhos naturais é sair da casa dos pais. Nesta hora, o […]
  • Alta do dólar: um bom momento para exportarAlta do dólar: um bom momento para exportar A alta do dólar deixa o brasileiro mais pobre, diminuindo seu poder de consumo e tem incentivado muitas empresas brasileiras a considerarem o mercado externo como um novo segmento de […]
  • Alavancagem FinanceiraAlavancagem Financeira A alavancagem financeira é uma forma de se aumentar a rentabilidade através do endividamento. Na alavancagem financeira a empresa utiliza-se de empréstimos ou da aquisição de ativos fixos […]
  • Etapa 12 – Análise dos Resultados e Plano de AçãoEtapa 12 – Análise dos Resultados e Plano de Ação O tempo para a implantação dos planos de ações leva alguns meses, considerando esse tempo, a análise das ações implantadas deve ocorrer após a estabilização das mudanças. Em nosso exemplo […]