Desdobramento do Planejamento



De acordo com Maximiano (2006), o planejamento estratégico deve-se desdobrar em outros planos e meios, sendo eles: o planejamento das áreas funcionais, políticas, planos operacionais, projetos e estrutura organizacional.

Agora serão analisados cada um dos desdobramentos, visando implementar as estratégias definidas na etapa anterior.

Planejamento das áreas funcionais

Para alcançar os objetivos delineados na estratégia, a organização deve escolher vários cursos de ação, relativos às diferentes áreas funcionais da organização: marketing, operações, finanças, recursos humanos e tecnologia.
A intenção é que cada uma das áreas funcionais (que terão pesos diferentes, de acordo com cada organização), fique responsável pela implementação dos objetivos estratégicos relativos às suas funções.
Vejamos agora um detalhamento da implementação da estratégia, para cada uma das diferentes áreas funcionais das organizações.



Comente





Posts Relacionados

  • A pesquisa de clima e o planejamento estratégicoA pesquisa de clima e o planejamento estratégico Na hora de desenvolver a pesquisa de clima organizacional dentro da organização, um ponto muito importante é analisar a relação entre o clima organizacional e os resultados e objetivos que […]
  • Fui-me embora para Pasárgada…Fui-me embora para Pasárgada… Matéria publicada na Revista Lida de Setembro de 2006 ... e voltei rapidinho! Há muito, muito tempo atrás estive em Pasárgada, terra de Manuel Bandeira, participando da reunião de uma […]
  • Políticas e Planos OperacionaisPolíticas e Planos Operacionais Outra ação necessária para a implementação de estratégias é a utilização de políticas e planos operacionais. Maximiano (2006) define as políticas como decisões programadas que orientam […]
  • Planejamento de TecnologiaPlanejamento de Tecnologia Maximiano (2006) define tecnologia, de maneira geral, como a aplicação de conhecimentos para resolver problemas. Isto inclui desde atividades básicas, como o processo de transformação do […]
  • Gerenciamento de crise: quais as medidas cabíveis?Gerenciamento de crise: quais as medidas cabíveis? Crise financeira, grandes incêndios, consumidores utilizando produtos defeituosos são alguns motivos para uma empresa entrar em estado de emergência. Para que esses problemas não se […]
  • Planeje sua carreira como administrador e obtenha sucesso profissionalPlaneje sua carreira como administrador e obtenha sucesso profissional É fundamental que, depois de pegar o diploma, seja feito um planejamento de carreira, ainda mais para quem é um administrador, ter um plano faz com que se desenvolva uma trajetória de […]