Estrutura Organizacional



Agora com maiores conhecimentos sobre a administração e as funções do administrador, Joãozinho quer saber como funciona a organização de uma empresa. Sem saber exatamente onde encontrar, ele liga para seu pai. Ao atender, vê o ânimo de Joãozinho para colocar em prática os aprendizados obtidos no livro. Seu pai começa a falar então sobre estrutura organizacional, e Joãozinho lembra ter visto um capítulo no livro sobre isto. Agradece ao pai pela dica, desliga o telefone, e volta na leitura.

Ele aprende então que estrutura organizacional é uma representação da hierarquia (relação de chefia) da empresa. Neste capítulo ele vê uma figura que aparece repetidas vezes, e pela legenda descobre que estas figuras se chamam organogramas.

Um organograma representa os cargos da empresa, e como estes cargos se relacionam entre si. Fornece também informações sobre a estrutura de autoridade (quem responde a quem) e a divisão de trabalho na empresa.

Joãozinho resolve então desenhar o organograma da fazenda de seu avô, apresentado a seguir:

Exemplo do organograma de uma fazenda

Exercício autodirigido

Desenhe o organograma da empresa onde você trabalha.



Uma Comentário

  1. tereza araujo lima disse:

    Agradeço sobre o assunto acima , pois vou prestar concurso para auxiliar em administrção, da UFC e que tem esse tópico. Felicidades e Feliz Ano Novo!

Comente





Posts Relacionados

  • Estruturas Organizacionais para Gerenciamento de ProjetosEstruturas Organizacionais para Gerenciamento de Projetos Uma última, porém não menos importante, discussão diz respeito à questão das diferentes estruturas organizacionais. Parte-se do princípio que cerca de 90% dos projetos são realizados […]
  • AdministraçãoAdministração Mal podia esperar a chegada do livro, e, quando o carteiro chegou com a encomenda Joãozinho foi correndo abrir o pacote. Chegando lá, viu um livro chamado “Introdução à Administração”. […]
  • Planeje sua carreira como administrador e obtenha sucesso profissionalPlaneje sua carreira como administrador e obtenha sucesso profissional É fundamental que, depois de pegar o diploma, seja feito um planejamento de carreira, ainda mais para quem é um administrador, ter um plano faz com que se desenvolva uma trajetória de […]
  • Estrutura Organizacional para ProjetosEstrutura Organizacional para Projetos Agora, depois de discutirmos os tipos de departamentalização das organizações, vamos apresentar as diferentes maneiras de se estruturar os projetos. Projetos também são realizados por […]
  • Como administrar um jornal?Como administrar um jornal? Administrar uma empresa já é um grande desafio e requer um empenho diário dos gestores. Mas há diferenças entre ramos de atuação? Conversamos com dois profissionais para entender o ponto […]
  • Branding x identidade visual: conheça as diferençasBranding x identidade visual: conheça as diferenças A construção de uma marca é feita por vários elementos, ela não é apenas um símbolo ou um produto na prateleira. Quem produz precisa pensar nos fatores que irão agregar valor com o passar […]