Etapa 06 – Divulgação da pesquisa



Para obter uma participação maciça dos funcionários na realização da pesquisa deve-se realizar uma boa divulgação e também buscar apoio da alta administração da organização nesta fase.

A divulgação da pesquisa consiste em uma sensibilização dos funcionários diante dessa ação institucional, e deve demonstrar também o comprometimento e apoio da alta direção com a causa. Relembrando assim o quão importante é a aprovação da alta diretoria pelo trabalho, o que ajuda a incutir nos funcionários uma sensação de seriedade e importância no trabalho, extremamente importante na hora em que estes vão avaliar cada uma das variáveis.

Junior (2005) afirma que a direção da organização deve divulgar amplamente a todos os colaboradores a decisão de se investir na realização de uma pesquisa de clima organizacional “para, em prol da isenção do processo, permitir a veracidade e a garantia do sigilo das informações prestadas por cada trabalhador pesquisado; e, em continuidade às ações de transparência, também divulgará os objetivos principais da pesquisa, seus passos fundamentais e a promessa de resultados revertidos em benefício dos próprios colaboradores e do clima geral da organização”.

É recomendável a utilização de meios diferentes de comunicação, como:

blogs;

– jornal interno;

– memorandos ou comunicados internos;

– a intranet corporativa;

– quadros de avisos;

– outros.

Depois da adequada divulgação da pesquisa, é chegada a hora da ida à campo, ou seja, da aplicação dos questionários ao público-alvo.



Comentários

  1. Rafael Ramos disse:

    O clima organizacional é um aspecto fundamental da gestão empresarial e de recursos humanos, mas tem sido ignorado constantemente por gestores.

    Nós recomendamos o uso do Avalio que possibilita o desenvolvimento de uma pesquisa de clima organizacional online com os funcionários. O sistema possibilita criar questionários online, com condicionais e vários tipos de questões, enviar por e-mail para os respondentes e mostrar os resultados em gráficos e de forma já tabulada automaticamente.

    Visitem nosso site para conhecer: http://www.avalio.com.br

Comente





Posts Relacionados