Entrevista de Pesquisa de Clima Organizacional



Uma entrevista é uma conversa estruturada, com finalidade definida, e que pressupõe uma estratégia de condução na qual dois lados interagem da seguinte forma:

Papéis em uma entrevista de clima organizacional

Figura 7 – Papéis em uma entrevista

Fonte: o autor, 2008

·         um deles, o entrevistador, comanda a situação, dirigindo-a a finalidade combinada;

·         o outro lado, o entrevistado, segue ou não esse comando, podendo, portanto, ser necessário que o entrevistador modifique sua estratégia de acordo com cada um a ser entrevistado. (OLIVEIRA 1995, p. 143)

Lakatos e Marconi (2001, p. 195) definem a entrevista como “umencontro entre duas pessoas, a fim de que uma delas obtenha informações a respeito de determinado assunto, mediante uma conversação de natureza profissional. É um procedimento utilizado na investigação social, para a coleta de dados ou para ajudar no diagnóstico ou no tratamento de um problema social”.

Assim, é importante na hora de se aplicar a pesquisa, a correta escolha entre o questionário e a entrevista. Conforme o que acabamos de ver, a entrevista normalmente se dá quanto há pouca padronização dos cargos, e quando os objetivos da pesquisa tem uma natureza mais social, no sentido de identificar as raízes dos problemas, através de uma conversa individual.

No caso do questionário, definido no tópico anterior, este é mais utilizado nas pesquisas de clima, por ser uma ferramenta mais padronizável, e de fácil acúmulo dos resultados, através do cálculo de médias e percentuais, para a comparação entre intervalos ou até entre variáveis de um mesmo questionário.



Comentários

  1. Fernanda disse:

    Oi poderiam me mandar a bibliografia
    Lakatos e Marconi (2001, p. 195
    (OLIVEIRA 1995, p. 143)

  2. clara disse:

    Técnicas de Entrevista
    Prof. MS Pedro Celso Campos
    1. DEFINIÇÕES
    Luiz Beltrão (“A Imprensa Informativa”. São Paulo: Folco Masucci) define a entrevista como “a técnica de obter matérias de interesse jornalístico por meio de perguntas e respostas”.
    A entrevista é um dos instrumentos de pesquisa do repórter. Com os dados nela obtidos ele pode montar uma reportagem de texto corrido em que as declarações são citadas entre aspas

  3. JÉSSICA disse:

    BOA TARDE..
    VC TERIA EXEMPLOS DESSES QUESTIONARIOS?

Comente





Posts Relacionados