Estratégias de Avaliação do Clima Organizacional



Existem situações em que os gestores ou diretores podem utilizar para compreender o nível de satisfação e motivação de seus funcionários diante vários aspectos da empresa.

Essas situações podem ser consideradas como estratégias de levantamento da situação atual do clima organizacional.

Para Luz (2003, p. 52),estratégias de avaliação do clima organizacional são meios de identificar e conhecer detalhadamente o seu clima. Abaixo, segue algumas estratégias propostas pelo autor para a avaliação do clima organizacional.

·         As estratégias de avaliação do clima organizacional podem ser inicialmente feitas pelo contato realizado diretamente com o diretor da empresa, e posteriormente com os subordinados;

·         Com a equipe de recursos humanos, é possível descobrir as queixas e reclamações que os funcionários apresentaram durante a entrevista de desligamento; esta estratégia é considerada importante para o monitoramento do clima, contudo, é uma estratégia limitada, porque se baseia em dados apenas de entrevistas de quem está deixando à organização, seja de forma compulsória ou voluntária;

·         Com a equipe do serviço social, pode se fazer entrevistas e questionar o que os funcionários buscam e suas necessidades, assim também,  identificar os problemas potenciais no ambiente de trabalho;

·         Se a empresa possui uma ouvidoria, então esta é mais uma oportunidade de obtenção de dados sobre a satisfação dos funcionários, já que o ouvidor é uma pessoa com capacidade e credibilidade para identificar reclamações dos clientes, fornecedores, comunidade e funcionários;

·         Investigar se a empresa realizou programas de sugestões, e se já, colher as informações, idéias e sugestões do próprio cliente interno para melhorar os seus processos, produtos e serviços;

·         Com o sistema de atendimento às queixas e reclamações possibilita a liberdade de, quando um funcionário quer queixar-se quanto ao seu chefe, o funcionário pode procurar o superior de seu chefe, ou até a alta diretoria, e a pessoa que acolher a queixa ficará encarregada de escutar e investigar a situação;

·         As reuniões da equipe de relações trabalhistas com os funcionários é uma forma manter uma boa relação com os sindicatos, atendendo as necessidades levantadas pelos sindicatos e assim evitar conflitos coletivos de trabalho. As queixas dos sindicatos podem estar relacionadas às condições de trabalho, e essas informações são indícios de um clima ruim;

·         Café da manhã com o presidente/diretores e gerentes: os  encontros dos executivos com os demais funcionários geralmente fornecem para uma visão diferente para os executivos sobre determinados problemas ou situações que não estavam sendo percebidas pelo alto escalão da empresa;

estratégia mais completa entre todas as estratégias que a empresa pode utilizar é a própria pesquisa de clima. Com a pesquisa de clima, é possível a empresa avaliar os pontos fortes e fracos, e o grau de satisfação e insatisfação de seus colaboradores em relação a vários aspectos da organização.



Comentários

  1. veronica disse:

    amei, não tenho como agradecer por tal suporte, que o Senhor continue dando sabedoria e inteligencia e acima de tudo humildade para continuar divulgando esses trabalhos, muito obrigado por tudo, meus parabém!!!
    um abraço Veronica

  2. mjp.Silotti disse:

    Ola amigo,
    Sou Marise gostei de ler suas digas pra a Empresa. foi de grande valia.Eu gostaria de pedir se for possível me enviar um questionário para avaliação de funcionários . A empresa é grande ela constrói prédios. E os funcionários são de nível de superior, médios e fundamental. Tenho que avaliar uns 100 por dia. Eu gostaria de saber se vc pode me ajudar me enviando um questionário.
    Obrigada Marise

  3. Excelente, me ajudou bastante. disse:

    Adorei conclui o meu questionário.

Comente