O que são Fundos de Investimento

Categoria: Fundos de Investimento | 06.07.2008 | 3 comentários



Um fundo de investimento é um condomínio que reúne recursos de um conjunto de investidores, com o objetivo de obter ganhos financeiros a partir da aquisição de uma carteira de títulos ou valores mobiliários.

Agora imagine que você não mora num prédio, portanto está fora do condomínio, e precisa escolher quem vai fazer a manutenção da piscina e da quadra esportiva ou quem vai contratar os seguranças? Provavelmente, terá mais trabalho em encontrar esses prestadores de serviços e gastará mais. Se estivesse num condomínio, essa seria uma tarefa para o síndico, com a vantagem de poder ratear com os outros condôminos esses custos.

Situação semelhante poderia acontecer com você, caso estivesse sozinho no mercado financeiro. Caberia a você escolher os ativos para compor uma carteira de investimento. Isso significa analisar com freqüência riscos, nível de endividamento e expectativa de resultados de cada empresa da qual você comprou ação ou de cada banco do qual você adquiriu um CDB. Quem agüenta enfrentar tamanha trabalheira?
Somente os especialistas. Por isso eles trabalham para os fundos. E os fundos trabalham para você.

Os fundos permitem que gestores profissionais ajudem pessoas sem tempo, independente delas terem ou não dinheiro e experiência. Mas se o gestor faz tudo, qual o papel do investidor?

Escolher o(s) fundo(s) de acordo com seus objetivos e expectativas. Cabe a você, então, decidir pela aplicação mais adequada, considerando quando e o que pretende fazer com seus rendimentos.



Comentários

  1. Alex disse:

    Boa tarde.

    Fiz investimentos em alguns fundos de ações do BB. Por favor, vc saberia me dizer se além dos ganhos diários através da valorização da cota há, no fechamento do exercício social, a distribuição de algum tipo de participação nos lucros.

    Desculpe a pergunta, mas não conheço nada sobre fundos de investimento. Arrisquei dessa vez pra ver o que dá. Dividi um pouco do que juntei em alguns fundos como cielo, consumo, energia, sustentável jovem, no começo desse ano. Todos renderam bem acima da poupança. Mas gostaria de saber se devo fazer um esforço pra segurar essa verba aplicada até o fechamento do exercício social e ganhar algo a mais, se é que tem algo pra ganhar…

    Muito obrigado.

    • Olá Alex,

      Excelente pergunta!!

      Neste caso, O FUNDO não fará nenhum tipo de distribuição.

      No entanto, as empresas das quais o fundo possua em carteira podem sim distribuir os DIVIDENDOS (que são os lucros dados aos acionistas), que serão automaticamente computados como resultado para você, que é quotista do fundo, que é acionista da empresa.

      A distribuição não é feita sempre ao final do exercício, mas pode acontecer ao final de cada um dos trimestres de exercício da empresa, que variam de empresa para empresa. Para ter mais certeza, você precisaria consultar quais as ações que seu fundo possui em carteira, e depois checar o histórico de distribuição e a política de dividendos de cada uma.

  2. Very good write-up. I absolutely appreciate this
    site. Thanks!

Comente





Posts Relacionados