Planejamento Estratégico

Blog sobre Planejamento Estratégico Orientado a Resultados

O que é BPMN e porque pode ajudar sua empresa

business process management software

O que significa BPMN?

BPMN (Business Process Model and Notation), ou o inglês de Modelo de Processo de Negócios e Notação, é um método mapeamento de fluxos de trabalho de negócios. Os passos são representados por formas de tabelas e símbolos especializados. Similar ao fluxograma, é mais focado em prover um jeito útil e natural de gerenciar fluxos de trabalho complexos. Isso pode incluir fatores internos e externos que contribuem para as operações de uma empresa.

Ao usar BPMN, os supervisores são capazes de ganhar um melhor entendimento das operações internas e mais conhecimento em relação às contribuições de participantes específicos. Stakaholders possuem restrições em gerenciamento, então a comunicação clara e rápida é essencial. BPMN é uma das melhores formas de implementar um método de fluxos compartilhados de processos.

 

Componentes do BPMN

Um modelo de processo de negócios pode ser reduzido a 4 partes principais: eventos, atividades, entradas e conexões. As especificações destes componentes podem, entretanto, variar de acordo com o contexto e com a funcionalidade.

  • Evento: Um evento é exatamente o que parece ser – algo que acontece. Eventos em um software BPMN são representados por um círculo, e qualquer imagem no interior deste círculo especifica o tipo do evento.
  • Atividade: Um retângulo com pontas arredondadas representa atividade, que é o trabalho a ser feito. Por exemplo, uma tarefa ou uma transação é uma atividade.
  • Entradas: Possuem o formato de diamante e são usadas para representar os diferentes caminhos que podem ser escolhidos a depender das condições apresentadas.
  • Conexões: Os objetos são conectados com algum destes três tipos de conexão:
    1. Fluxo de sequência: Utiliza a seta usada em fluxogramas. A direção da seta aponta para a ordem em que as atividades são executadas.
    2. Fluxo de Mensagem: Representada por uma linha tracejada com um círculo aberto no começo e uma seta ao final, mostra quais mensagens transpassam os limites organizacionais.
    3. Associação: É representada por uma linha pontilhada e conecta textos e artefatos a uma atividade, evento ou entrada. Artefatos são conectados por associações, assim os desenvolvedores podem incluir mais informações na forma de dados de objetos, grupos e notas.

Por fim, as ferramentas oferecidas por uma plataforma BPMN pode ajudar a ilustrar as atividades essenciais realizadas por uma empresa e eliminar ineficiências.



Kenneth Corrêa possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS - 2004) e Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV - 2006). É Diretor Comercial e de Tecnologia do Grupo WTW, à frente das empresas Gestão Ativa - Soluções Web, 80 20 Marketeria Digital, e Mais Empresas que atuam nas áreas de Desenvolvimento de Sites, SEO (Otimização para buscadores), Marketing Digital e eCommerce. Foi professor do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC (IESF) e da Universidade Anhanguera-Uniderp, ambas em Campo Grande - MS. Possui experiência na área de Administração, atuando principalmente nas seguintes áreas: planejamento estratégico, gestão de projetos, marketing e recursos humanos.



Deixe um comentário