A necessidade de múltiplos indicadores



Kaplan e Norton (1997) afirmam que, dentro de uma organização, você deve possuir indicadores que cubram todos as diferentes áreas de uma organização. Dizem ainda, que, historicamente, o sistema de indicadores das organizações sempre teve natureza financeira.
Desde o final do século XIX, uma série de indicadores financeiros foram criados, e são utilizados até hoje para avaliar o resultado das organizações. Mas a partir da II Guerra Mundial, e acentuado pela Globalização, a diversificação dos negócios gerou a necessidade de relatórios e medidas do desempenho estratégico das organizações. (KAPLAN e NORTON, 1997)
Um executivo de uma grande empresa da década de 70, deixa isto bem claro em sua afirmação:

“Como empresa altamente diversificada, a medida de Retorno sobre o Capital Empregado (ROCE) era particularmente importante para nós. No final do ano, recompensávamos os gerentes de divisão que apresentassem o desempenho financeiro previsto. Vínhamos administrando a empresa com rigor e sucesso nos últimos 20 anos. Mas estava ficando cada vez mais difícil identificar de onde viria o crescimento futuro, e em que outros setores da inovação a empresa deveria participar. Havíamos nos tornado uma empresa com alto retorno sobre o investimento, mas com menos potencial de continuar crescendo. Pelos nossos relatórios financeiros, também não ficava de todo claro o progresso que estávamos tendo na implementação de iniciativas de longo prazo”.

O discurso do executivo demonstra claramente o tipo de problema que as organizações passaram a enfrentar. Critérios de avaliação e controle de resultados com décadas de aplicação com resultados comprovados, passaram a não apresentar resultados significativos quando na hora de sugerir ações de mais longo prazo, que garantiam o contínuo crescimento da organização.
Neste cenário, e a partir dos estudos de Robert Kaplan e David Norton no Instituto Nolan Norton, que era a unidade de pesquisa da grande empresa norte-americana de consultoria, a KPMG, surge o Balanced Scorecard.
E antes de discutirmos o modelo do Balanced Scorecard e suas especificidades, vamos apresentar um último caso, que ajuda a compreender a essência e a necessidade do controle.



Comentários

  1. Wilson disse:

    Olá amigo Kenneth, gostaria de ter as aulas sobre planejamento estratégico, do início com a análise do ambiente interno e externo até a implantação e monitoramento. Caso seja necessário eu já sou cadastrado no site Tutorar que já é um sucesso. Forte abraço e até mais!

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