Formulação das Estratégias



Após analisar o ambiente externo e a disponibilidade de recursos internos, já se tem as informações necessárias para formular as estratégias da organização.
O principal aspecto da definição de estratégias envolve o estabelecimento de cursos de ação para se abordarem essas questões.
Para Maximiano (2005), os planos estratégicos podem possuir diferentes graus de formalidade, abrangência, periodicidade de preparação, e vários outros atributos.
O mesmo autor continua, dizendo que o plano estratégico “define a relação pretendida da organização com seu ambiente, levando em conta suas competências e recursos” (MAXIMIANO, 2005).



Comentários

  1. Que é a matriz BGC e como ela pode apoiar a formulação da estratégia comparativa? Quais são as diferenças e semelhanças entre a matriz BCG e a matriz GE/Mickinsey?

  2. Como que eu faço para descrever o modelo das cinco forças competitivas de Porter?

    E quais são as diferentes estratégias competitivas que uma organização pode adotar? Dê exemplos.

  3. Géssica disse:

    Olá!
    Gostei dos assuntos abordados.
    Sobre Planejamento estratégico, onde encontro assuntos relacionados a ” Os subsistemas do Planejamento ” .

    Grata 🙂

  4. Géssica disse:

    Mais uma dúvida :3
    Onde encontro algo sobre – Estabelecimento de diretriz organizacional e intenção estratégica?

Comente





Posts Relacionados

  • Definição do NegócioDefinição do Negócio A definição do negócio de uma organização é a definição de quais produtos e serviços a organização pretende fornecer, para quais mercados e quais clientes (MAXIMIANO, 2005). Maximiano […]
  • Estratégias de Segmentação de MercadoEstratégias de Segmentação de Mercado Assim que foram levantados os diferentes segmentos em que se pode atuar, o próximo passo visa definir qual será o posicionamento em relação a cada um, e com que intensidade estes serão […]
  • Estratégia de Segmentação de DiferenciaçãoEstratégia de Segmentação de Diferenciação Já a estratégia de diferenciação, Dias (2004) define como aquela que a empresa reconhece e leva em consideração as diferenças significativas que possam existir entre os mercados-alvo, […]
  • Planejamento Estratégico para StartupsPlanejamento Estratégico para Startups No mundo das startups muitos empreendedores que nunca se relacionaram com administração de negócios aprendem rápido como criar um Business Model Canvas e param por ali. Tudo o que foi […]
  • Vantagens da Segmentação de MercadoVantagens da Segmentação de Mercado Dias (2004) define algumas das vantagens de se realizar a segmentação de mercado, que irão facilitar a compreensão dos benefícios das estratégias de segmentação. Quando se realiza a […]
  • Definição de Objetivos e EstratégiaDefinição de Objetivos e Estratégia Os objetivos são os resultados que a organização pretende realizar. Nesta etapa, deve- se identificar aonde a empresa quer chegar. A definição dos objetivos é conseqüência da etapa […]