Etapas do Processo de Planejamento Estratégico

Categoria: Módulo I - Conceitos | 04.06.2008 | 34 comentários



Vamos agora à definição de cada uma das etapas do planejamento estratégico.

Análise da situação atual

A primeira etapa do planejamento estratégico é identificar as condições atuais, externas e internas da organização.

A análise da situação atual tem como objetivo avaliar os recursos disponíveis internamente na empresa, sendo eles financeiros, humanos e materiais, além das possibilidades disponíveis no mercado.

Divide-se então a análise da situação atual em duas partes, a análise do ambiente externo e a análise interna.

Análise do ambiente externo

Maximiano (2006) diz que “a análise do ambiente externo é um dos pilares do planejamento estratégico. Quanto mais competitivo, instável e complexo o ambiente, maior a necessidade de analisá-lo”.

Esta definição é verdadeira, assim que assumimos as organizações como sistemas abertos, ou conjunto de partes interdependentes entre si, que sofrem influência do meio externo.

No processo de planejamento estratégico, a primeira etapa compreenderá a identificação dos fatores ambientais que influenciam o desempenho da organização.

Análise interna

Maximiano (2006) define a análise interna como “a identificação de pontos fortes e fracos dentro da organização anda em paralelo com a análise do ambiente”.

Os estudos dos pontos fortes e fracos da organização são realizados através da análise das áreas funcionais de uma organização (produção, marketing, recursos humanos e finanças), e a comparação do desempenho destas áreas com empresas de destaque (prática conhecida como benchmarking).

O benchmarking é a técnica por meio da qual a organização compara seu desempenho com o de outra (MAXIMIANO, 2006).

Através do benchmarking, a organização pode observar em outras organizações as melhores práticas para cada uma das áreas funcionais, adaptando suas tarefas e procedimentos de acordo com a conduta destas organizações.

Definição de objetivos e estratégias

Os objetivos são os resultados que a organização pretende realizar. Nesta etapa, deve-se identificar aonde a empresa quer chegar.

A definição dos objetivos é conseqüência da etapa anterior, já que, de acordo com as condições internas e externas, pode-se definir o caminho que a empresa irá seguir.

A estratégia será delineada a partir da definição destes objetivos, e no curso vamos identificar uma série de estratégias, e sua aplicação para as organizações.

Implementação da estratégia

Uma vez que os objetivos e estratégias tenham sido selecionados, chega o momento da implementação da estratégia.

Por melhor que sejam os planos, se não forem implementados adequadamente, todo o trabalho até aqui será em vão.

Aqui analisaremos algumas das práticas para garantir que a estratégia atinja os objetivos propostos, planejando com uma visão de longo prazo, através de ações de curto prazo.

Monitoramento e controle

Embora muitas vezes esta etapa não seja levada em consideração, a etapa do monitoramento e controle é essencial.

Segundo MAXIMIANO (2006), o monitoramento “consiste em acompanhar e avaliar a execução da estratégia”. O monitoramento deve ser realizado com base nos mesmos indicadores utilizados na hora de se elaborar o planejamento estratégico.



Comentários

  1. daniel gomes disse:

    gostei do conteúdo,espero mais novidades ok!

  2. DOMINGOS disse:

    Foi otimo o trabalho.
    Domingos. obrigadoo!!!

  3. ANDERSON disse:

    Gostei, mas poderia ter exemplo

  4. Emilton Jr disse:

    O planejamento estratégico é uma ferramenta que é muito utilizada,ela auxilia as empresas a criarem um norte para a visão da emprersa, mas para isso é necessário muito reflexão e uma peercpção bem aguçada do cenário a qual a empresa está inserida.É muito complexa cada situação com isso se torna dificil deixar um modelo, sendo que cada situação de cada empresa é diferente, mas seria interessante que o site pudesse contemplar os leitores com essa informação, seria muito importante para crescimento e desenvolvimento das empresas.

    • Olá caro Emilton,

      Não existe um modelo, por isso chamamos de processo e esclarecemos as etapas. O importante é entender que o “Planejamento Estratégico” não é necessariamente um documento encadernado com começo, meio e fim, mas sim uma atividade contínua da empresa.

  5. Wilson disse:

    Por gentileza preciso fazer um trabalho sobre Planejamento estrategico, mas, com base nas teorias de Idalberto Chiavenato!!!
    O senhor(a) pode me ajudar ja q sou novo e é minha primeira faculdade

    Grato Wilson Cezario JR

  6. Kenneth, parabéns pelo blog, pelos vídeos. Destaque para a didática e clareza!

  7. LUCINEIA disse:

    Olá, Boa tarde estou muito contente por existir esse site com certeza me ajuda e muito nos meus trabalhos da faculdade, passo a entender com clareza as matérias, mas tenho um pequena duvida eu não entendi:
    nas etapas do PE o que é os “fatores ambientais”? e o no que influenciam na organização?

  8. paulo disse:

    Cara você é ótimo, falou com clareza e objetivamente, um conteudo que pode salvar uma empresa.
    Obrigado.
    Paulo.

  9. ariane b f disse:

    por que as etapa do planejamento estrategico nao sao iguais para todas as organizacoes.
    qual e o ponto fraco de uma organizacao.
    uma relacionamento da estrategia com o objetivo e.
    porque o horizonte de um plano e de varios anos,se ele e revisto todo ano.
    qual e a oprtunidade para cada organizacao.
    explicar o que e planejamento tatico.
    o que nao e um ponto forte para a organizacao.
    qual e a data limite para terminar o plano estrategico.

  10. bianka cardoso disse:

    quero saber os aspectos do ambiente externo que podem influenciar na gestão das empresas

  11. nilton disse:

    Quais as partes essenciais de um planejamento estratégico?

  12. Luzimar Santos disse:

    Olá Kenneth, bom dia!
    Estou precisando fazer para minha escola o planejamento estrategico e não sei formular a missão e a visão . Pode me ajudar?

  13. Myrna Franca disse:

    Quais sao as variaveis do ambiente externo do planejamento estrategico(pergunto)

  14. Paulo César disse:

    estou começando o meu tcc, e gostaria de umas dicas para melhor desenvolver o meu conteúdo. Irei falar de Organização nas empresas.
    Obrigado pela atenção.

  15. Fernanda Freitas disse:

    As etapas do planejamento estratégico têm muitas idas e voltas isto significa que as etapas poderiam ser consideradas como uma só?

  16. salomao andrade disse:

    bom dia, sera que poderias mi esplicar quais sao as etapas do planejamento estetegico dos recursos humanos e esplicar cada etapa? ajuda me nessa cara

  17. Amanda disse:

    Quero relacionar as Etapas da Administração com o Ciclo PDCA. O que os dois tem em comum ?

  18. Lucia disse:

    Preciso de uma ajuda! A pergunta é: Qual é a ultima etapa do planejamento? por q ela é importante?

  19. Anibal Loury disse:

    Ola Kenneth! Eu gostava de saber quais as estrategias para a implementacao de uma auto-empresa? Obrigado!!!

  20. Diego disse:

    Gostei bastante da forma abordada sobre o assunto.

  21. ingrid disse:

    bom dia, preciso fazer um trabalho sobre se um empresário que você conhece, se ele aplicou em seu negócio, as etapas do plano de marketing

  22. Darley Oliveira disse:

    O controle desempenha um papel extremamente importante na preservação dos objetivos e na identificação de mudanças. Maximiano (2006) identifica alguns processos que devem ser seguidos.

    Quais são esses processos?

  23. Darley Oliveira disse:

    São muito esclarecedoras as respostas neste portal.

  24. Toze Jose Namalela disse:

    Foi muito boa a abordagem realizada

  25. Fabiano José dos Santos disse:

    Qual o nome do livro de maximiano 2006 e a editora?

Comente





Posts Relacionados

  • Etapa 13 – Aplicação de nova pesquisa de clima organizacionalEtapa 13 – Aplicação de nova pesquisa de clima organizacional A aplicação de uma nova pesquisa de clima organizacional, torna-se necessária para avaliar os efeitos dos planos de ações implantados e a satisfação dos funcionários em relação as mudanças […]
  • Etapa 4 – Teste Piloto de PesquisaEtapa 4 – Teste Piloto de Pesquisa Após a elaboração da primeira versão do questionário, essa é a uma fase de teste quanto à validade e qualidade do questionário elaborado. Lima e Stano (2004) sugerem que aequipe de […]
  • Etapa 1 – Obtenção de apoio e aprovação para a realização da pesquisaEtapa 1 – Obtenção de apoio e aprovação para a realização da pesquisa Conhecer, pesquisar e obter dados sobre a empresa facilita o processo de pesquisa de clima organizacional. O primeiro passo na realização de uma pesquisa de clima é descobrir o porte da […]
  • Etapas do processo de pesquisa de clima organizacionalEtapas do processo de pesquisa de clima organizacional Nesse módulo, você conhecerá quais são as etapas necessárias para a execução de uma pesquisa de clima organizacional. Como cada empresa possui suas características próprias, a proposta […]
  • A Teoria de Campo de Kurt LewinA Teoria de Campo de Kurt Lewin A teoria de Kurt Lewin, um dos primeiros psicólogos a estudarem as organizações, explica que os padrões de comportamento são decorrentes das interações e das influências que o indivíduo […]
  • Análise do ambiente externoAnálise do ambiente externo Maximiano (2006) diz que "a análise do ambiente externo é um dos pilares do planejamento estratégico. Quanto mais competitivo, instável e complexo o ambiente, maior a necessidade de […]