Estrutura Organizacional



De acordo com Maximiano (2006), Alfred Chandler popularizou o conceito de que “a estrutura segue a estratégia”. Assim, definiu a importância, no processo de implementação da estratégia, de se possuir uma estruturação da organização, que seja realizada de forma clara e definida.
A estrutura permanente é representada visualmente por uma ferramenta chamada organograma, que demonstra as unidades de negócio da empresa, e suas áreas funcionais.
A partir da definição e a visualização do organograma de qualquer organização, pode-se obter uma série de informações sobre as áreas de negócio em que a empresa atua, e também sua forma de lidar com os mercados e os clientes.
Além da definição do organograma, a área de estrutura organizacional também é responsável por realizar a descrição de cargos, que é a tarefa de descrever as atividades e funções de cada uma das pessoas dentro do organização, com o objetivo de analisar as tarefas do dia-a-dia dos funcionários da empresa. Maximiano (2006) afirma também que estas atividades da equipe devem ser orientadas pelas políticas da empresa e os planos operacionais (definidos no tópico anterior).
As áreas funcionais da organização normalmente seguem uma definição padrão, e devem compreender, sem exceção, as áreas de: Operações, Recursos Humanos, Marketing e Finanças.



Comentários

  1. Michele Cavalcante disse:

    Curso Gestão de Recuros Humanos e estas definiçõles me ajudam muito a compreender um pouco mais o ambiente organizacional

  2. disse:

    Referências Bibliográficas que é bom nada né? belo trabalho zé ruela

Comente