Descubra tudo sobre empreendedorismo e inicie seu negócio



O que é empreendedorismo? Muitas pessoas não tem ideia do que seja empreender na prática, e para isso precisam saber algumas coisas importantes na hora de dar esse passo importante. Existem muitas boas intenções, mas o que atrapalha é a falta de planejamento.
Muitas empresas fecham prematuramente e isso poderia ser evitado caso os empresários tomassem algumas precauções antes mesmo da inauguração. Todo empreendedor deve levar em consideração a viabilidade da ideia, o produto deve ser algo novo no mercado e que possa ser usado por grande parte das pessoas.
Antes de investir, o futuro empresário deve estudar o mercado e identificar seus futuros clientes e suas necessidades e apresentar soluções reais, além de conhecer os serviços e preços praticados pela concorrência, assim poderá desenvolver um diferencial e se destacar no mercado.
Defina o capital inicial da empresa e evite complementar os recursos com empréstimos de banco, pois essa pode ser uma sentença de extinção da empresa. Ao calcular o capital inicial deve ser levado em consideração todos os recursos essenciais para o início das atividades, desde a compra de mercadoria até gastos com decoração.

Gastos da empresa vão além de aluguel, água e luz

Existem outros custos para um empreendimento como 13º de funcionários e o FGTS que devem ser levados em conta na hora de contratar, por exemplo. Tenha uma reserva de contingência para não ser pego desprevenido. Outra despesa importante para se levar em consideração é a carga tributária que recairá sobre o negócio.
Nunca misture as finanças pessoais das finanças da empresa. Tirar dinheiro do caixa para suprir contas pessoais ou comprar produtos para o estoque com cartão de crédito pessoal são péssimos exemplos de como lidar com as finanças, uma solução é definir o salário para os sócios de acordo com a lucratividade.

Livros, vídeos e cursos online podem ajudar a entender o empreendedorismo

É recomendável se capacitar na hora de abrir um negócio, como ler livros, fazer cursos e ver vídeos online. É preciso saber o básico sobre empreendedorismo, para perceber uma boa ideia, conseguir investimentos, gerenciar projetos, negociar, pensar estrategicamente e entender seu cliente.

Livros para se inspirar:

“The Hard Thing About Hard Things”, Ben Horowitz;
“Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar”, Daniel Kahneman;
“Criatividade S.A.”, Ed Catmull;
“O Jeito Disney de Encantar Clientes”, Disney Institute;
“How Google Works”, Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg;
“Abílio – Determinado, Ambicioso, Polêmico”, Cristiane Correa;
“The Dip”, Seth Godin;
“Novos Negócios Inovadores e de Crescimento Empreendedor no Brasil”, Silvio Meira;
“The Road to Character”, David Brooks;
“Traction: A startup guide to getting customers”, Gabriel Weinberg, Justin Mares;
“Give and Take”, Adam Grant;
“Jab, Jab, Jab, Right Hook”, Gary Vaynerchuck.

Cursos e vídeos online

Aprender a empreender do Sebrae: o curso é destinado para quem quer iniciar um negócio, há conceitos de mercado, finanças e empreendedorismo, além do desenvolvimento de atitudes que compõem o perfil de um empreendedor.

Iniciando um Pequeno e Grande Negócio do Sebrae: as aulas têm como objetivo transmitir princípios, fundamentos e práticas de empreendedorismo úteis para abrir pequenos negócios.

Curso Online de Plano de Negócios da iPED: o objetivo do curso do Instituto Politécnico de Ensino à Distância (iPED) é ensinar a elaborar a apresentação do seu negócio em todos os aspectos: atividades, mercado, financiamento, recursos, fluxo de caixa e lucro.



Comente





Posts Relacionados