Planejamento Estratégico

Blog sobre Planejamento Estratégico Orientado a Resultados

Análise Interna

Maximiano (2006) define a análise interna como “a identificação de pontos fortes e fracos dentro da organização anda em paralelo com a análise do ambiente”. O estudo dos pontos fortes e fracos da organização é realizado através da análise das áreas funcionais de uma organização (produção, marketing, recursos humanos e finanças), e a comparação do desempenho destas áreas com empresas de destaque (prática conhecida como benchmarking).
O benchmarking é a técnica por meio da qual a organização compara seu desempenho com o de outra (MAXIMIANO, 2006).
Através do benchmarking, a organização pode observar em outras organizações as melhores práticas para cada uma das áreas funcionais, adaptando suas tarefas e procedimentos de acordo com a conduta destas organizações.
Agora abordaremos três ferramentas utilizadas na análise interna de uma organização, buscando embasar as estratégias de uma organização.



Kenneth Corrêa possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS - 2004) e Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV - 2006). É Diretor Comercial e de Tecnologia do Grupo WTW, à frente das empresas Gestão Ativa - Soluções Web, 80 20 Marketeria Digital, e Mais Empresas que atuam nas áreas de Desenvolvimento de Sites, SEO (Otimização para buscadores), Marketing Digital e eCommerce. Foi professor do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC (IESF) e da Universidade Anhanguera-Uniderp, ambas em Campo Grande - MS. Possui experiência na área de Administração, atuando principalmente nas seguintes áreas: planejamento estratégico, gestão de projetos, marketing e recursos humanos.




Comentários:

10 Respostas
  1. Rimela poliana disse:

    oi! gostaria de saber como posso melhorar mais meus negócios
    tenho uma equipe de animadores, é trabalho com eventos,
    queria te uma ideia de como posso fazer minha minha estrategias
    com es equipe, como posso estabelecer um objetivo…

    obrigada….
    agardo sua respotar!!!

  2. Olá Rimela,

    Antes das dicas rápidas, é importante que você defina bem quais são seus objetivos no negócio. Se seguir a leitura seqüencial do material, poderá ver o passo-a-passo (as 4 etapas) para se desenvolver um planejamento estratégico adequado.

    Uma das coisas que se percebe APÓS a realização do planejamento estratégico, é que fica muito mais fácil de responder essas perguntas.

  3. Rafaela disse:

    Oi,teria como vc me informar o ano de publicação dessa matéria para q eu possa cita-lá em um trabalho?
    Obrigada.

  4. No caso de internet, normalmente usa-se o ano de consulta, mas neste caso, o artigo é de 2008.

  5. carlos disse:

    Gostaria que me ajudasse com uma explicação clara e prática,

    … ao fazer uma análise dos factores ambientais externos de uma ONG, quais são os pontos que deverioa levar em conta nos seus diferentes factores (económico, social, politico, tecnológico, etc) ?

  6. ana disse:

    Oi, pretendo fazer minha monografia sobre planejamento estratégico, mais especificamente em analise interna, gostaria de alguma dica de tema, vou me formar em contábeis e gostaria de algo relacionando ao meu curso. Obrigada!

  7. leontina disse:

    como tornar realidade uma analise organizacional interna

  8. Alessandra disse:

    olá gostaria de saber em que ponto eu coloco em microambiente e macroambiente ou seja a FOFA.

  9. bianca disse:

    gostaria de saber como fazer uma explicação sobre análise externa e interna…

Deixe um comentário