Pesquisa de Clima Organizacional

Blog sobre Pesquisa de Clima Organizacional

Tipos de Clima Organizacional

Neste tópico, serão apresentados os tipos de clima organizacional, e as diferenças conceituais de alguns autores, em relação à descrição dos tipos de climas existentes na empresa.
Mello (2004), assim como Bispo (2006) propõe três tipos básicos de climas. Conforme o primeiro autor citado, os climas podem ser classificados em favoráveis, desfavoráveis e neutros. Já Bispo (2006), descreve os climas como mais ou menos favorável, desfavorável e favorável.
Já Ricardo Luz (2003), descreve o clima organizacional como bom, razoável ou ruim; contudo, o autor reduz os tipos de clima em dois tipos, quando utiliza em sua tabulação apenas dois parâmetros de avaliação, sendo um satisfatório e o outro insatisfatório.
Aqui vamos nos basear nos tipos de climas organizacionais propostos por Bispo (2006). Observe no quadro abaixo à relação entre os tipos de climas (níveis) e suas caracterizações.

Tipos de Clima Organizacional

Figura – Tipos de climas organizacionais
Fonte: Bispo (2006)

Perceba que, quando uma empresa tem um clima insatisfatório, ela apresenta uma alta rotatividade de pessoas, baixo desempenho e comprometimento dos funcionários, fofocas, e ainda é considerado um lugar ruim para se trabalhar.
Já uma empresa que tem um clima bom, geralmente oferece ambiente de serviço adequado, possui bons valores, as pessoas se envolvem e dedicam- se nas suas tarefas, e também indicam a seus familiares e amigo.
Uma empresa que possui um clima mediano de satisfação também apresenta índices médios de faltas, rotatividade e dedicação.
É fundamental que as empresas mantenham um ambiente positivo e condições favoráveis para estimular o comprometimento de seus colaboradores, para isso ela tem que reconhecer as manifestações e os tipos de climas existentes.


Categoria: Módulo I - Conceitos | 09.novembro.2008 | sem comentários | Comentar


Kenneth Corrêa possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS - 2004) e Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV - 2006). É Diretor Comercial e de Tecnologia do Grupo WTW, à frente das empresas Gestão Ativa - Soluções Web, 80 20 Marketeria Digital, e Mais Empresas que atuam nas áreas de Desenvolvimento de Sites, SEO (Otimização para buscadores), Marketing Digital e eCommerce. Foi professor do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC (IESF) e da Universidade Anhanguera-Uniderp, ambas em Campo Grande - MS. Possui experiência na área de Administração, atuando principalmente nas seguintes áreas: planejamento estratégico, gestão de projetos, marketing e recursos humanos.



Deixe um comentário