Pesquisa de Clima Organizacional

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Questionário de Pesquisa de Clima Organizacional

O questionário é uma técnica de investigação composta por um número mais ou menos elevado de questões apresentadas por escrito à pessoas, e que tem por objetivo propiciar determinado conhecimento ao pesquisador. (WIKIPÉDIA, 2008)

O questionário é uma técnica quantitativa de pesquisa, pois possibilita a organização dos resultados por categoria e também os resultados em percentagens. (OLIVEIRA, 1995).

Para a construção de um questionário deve-se estar atento à:

  • Tipos de questões: as questões podem ser abertas (dando oportunidade para o funcionário expressar suas opiniões sem a restrição de uma resposta previamente definida) ou fechadas (onde este deve dar sua opinião a respeito de categorias pré- estabelecidas);
  • A estratégia de elaboração do questionário: deve-se decidir entre a aplicação de questionários curtos (mais utilizados quando a organização possui uma quantidade muito elevada de funcionários, e pouco pessoal para avaliar os resultados), ou os questionários longos (que abrangem mais variáveis, mas que possuem um custo de aplicação e tabulação mais altos);
  • Problemas referentes à aplicação do questionário: sendo esta última de extrema importância, pois é onde identifica-se quais as perguntas que são adequadas ao público-alvo específico da pesquisa.

Oliveira (1995), sugere ao responsável na elaboração do questionário de pesquisa de clima, as seguintes considerações:

  • É importante focar nos comportamentos dos colaboradores;
  • Uso restrito, breve e direto. Quando muito extensos diminui a eficiência da técnica, pois os sujeitos se desmotivam a dar respostas;
  • Definir hipóteses a serem testadas, através do questionário (este é um modo, uma metodologia, e não um fim em si mesmo);
  • Testar antecipadamente a elaboração das perguntas, construções adequadas das frases, para que estas sejam adequadas ao público-alvo, e sejam também de fácil compreensão;
  • Orientar quanto ao sigilo, para que os sujeitos fiquem a vontade para dizer o que pensam;
  • Questionários fechados geralmente são mais fáceis de tabular;

Questionários permitem aplicação maciça, é uma técnica com custos baixos e tende a ser bem aceita pelos respondentes.



Kenneth Corrêa possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS - 2004) e Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV - 2006). É Diretor Comercial e de Tecnologia do Grupo WTW, à frente das empresas Gestão Ativa - Soluções Web, 80 20 Marketeria Digital, e Mais Empresas que atuam nas áreas de Desenvolvimento de Sites, SEO (Otimização para buscadores), Marketing Digital e eCommerce. Foi professor do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC (IESF) e da Universidade Anhanguera-Uniderp, ambas em Campo Grande - MS. Possui experiência na área de Administração, atuando principalmente nas seguintes áreas: planejamento estratégico, gestão de projetos, marketing e recursos humanos.




Comentários:

3 Respostas
  1. Jessica disse:

    TERIA COMO VC DISPONIBILIZAR A REFERENCIA PARA (OLIVEIRA,2005)?

  2. kenaum disse:

    Oliveira, M. A. Pesquisas de clima interno nas empresas: o caso dos desconfiômetros avariados. São Paulo: Nobel, 1995.

    Aqui você pode ver todas as referências bibliográficas de pesquisa de clima utilizadas no site.

  3. silvani pereira dos santos disse:

    Olá , boa noite! sou acadêmica de enfermagem, e estou elaborando meu projeto de tcc, que fala sobre clima organizacional, cujo o tema é: Clima organizacional percebido pela equipe de enfermagem que atua em uma clínica cirúrgica de um hospital publico de emergências de Macapá. Gostaria que me indicasse um modelo de questionário para aplicar na coleta de dados nessa pesquisa. desde já agradeço!

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