Pesquisa de Clima Organizacional

Blog sobre Pesquisa de Clima Organizacional

Neste site você irá encontrar um amplo acervo de informações sobre Administração e Gestão. Você irá conhecer os principais modelos, métodos e teorias administrativas. Abaixo você pode conhecer os temas trabalhados, e os últimos artigos publicados de cada área Abaixo você pode conhecer os temas trabalhados, e os últimos artigos publicados de cada área.

Etapa 2 – Definir objetivos da empresa e seu planejamento

Nesta segunda etapa deve-se buscar identificar o que a empresa propõe, quais seus objetivos em relação aos resultados da pesquisa, que público-alvo ela pretende atingir (quem será pesquisado), quem aplicará a pesquisa, e quem será responsável por todo o processo.

Luz (2003) distingue alguns objetivos que podem vir a ser apresentados pela empresa:

- avaliar a satisfação dos funcionários em relação à empresa;
- determinar o grau de abertura da empresa para a implementação das mudanças;
- avaliar o grau de satisfação dos funcionários decorrente do impacto de alguma mudança (uma segunda pesquisa após a implementação das mudanças, por exemplo);
- avaliar o quanto os valores culturais da empresa estão assimilados pelos funcionários da empresa.

Após a compreensão dos objetivos da empresa, escolhe- se qual o público-alvo a ser pesquisado.
pesquisa de clima organizacional deve necessariamente ser aplicada a todos os funcionários, em todos os departamentos, unidades e regiões. Mesmo que isso traga custos adicionais para a empresa (quando esta atua em várias regiões), este é um aspecto importante a ser analisado, já que, se alguma região, grupo ou departamento for esquecido, haverá um impacto negativo, trazido pela própria aplicação da pesquisa.
Seguindo este raciocínio, a pesquisa deve incluir também os estagiários e trainees, pois mesmo que estejam em cargos temporários, fazem parte do corpo de pessoas que vive o dia-a-dia da empresa, devendo também serem avaliados.
Quanto a quem conduzirá o processo, a empresa deverá utilizar sua equipe derecursos humanos ou solicitar a aplicação da pesquisa a uma consultoria externa.
Conforme Luz (2003), o mais adequado é que a equipe de recursos humanos execute a pesquisa internamente, estando mais ciente da cultura e dos processos organizacionais, mas existem empresas que não possuem esse departamento e também não possuem pessoas com os conhecimentos e habilidades necessárias para a realização da pesquisa.
Junior (2005) afirma que, no caso da contratação de uma empresa de consultoria para a realização da pesquisa, esta deve apresentar um orçamento que contemple:

- a metodologia a ser desenvolvida na pesquisa;
- a centralização e a condução das atividades de campo;
- o tipo de procedimento adotado na tabulação (com cruzamentos inter-respostas);
- a metodologia da análise da massa de dados coletada;
- a forma de apresentação dos resultados, também incluídos no relatório da pesquisa, para a apreciação da direção da organização.

Quanto ao estabelecimento de quem vai realizar a coleta dos dados e como, Luz (2003) sugere que as chefias não devem, de forma alguma estar envolvidas na aplicação e recolhimento das respostas, e que a devolução dos resultados deve ser feita em urnas fechadas (com data final previamente definida para abertura) ou via correio (no caso de empresas com várias filiais).
É importante que o método escolhido seja também amplamente divulgado, deixando claro que os resultados não serão analisados individualmente, e deixando claro para os funcionários que a diretoria não participará diretamente do processo.
Deve-se levar em conta também o período adequado para a aplicação da pesquisa. Cada empresa possui períodos em que não são indicados a realização da pesquisa, devendo- se evitar períodos de picos de alegria ou tristeza geral (eventos de final de ano, ou próximo àacidentes de trabalho que tenham acontecido recentemente).
Fica a sugestão de que a pesquisa seja realizada duas vezes ao ano, normalmente antes da publicação dos resultados (maio e outubro), para que os resultados possam ser acompanhados ao longo do ano, e que em algumas empresas os dados sejam utilizados nos relatórios corporativos.
Nessa etapa deve-se também fazer a preparação dos gestores, decidir a abrangência da pesquisa de clima, a distribuição de funcionários em outros departamentos e a identificação dos setores pesquisados.
A preparação dos gestores diz respeito ao conhecimento dos objetivos e metodologia da pesquisa, para que quaisquer dúvidas possam ser sanadas dentro dos devidos setores, departamentos ou unidades.
Quanto à abrangência da pesquisa e a distribuição dos funcionários, é importante ressaltar o fato de que todas as unidades devem ser envolvidas, e que a pesquisa seja realizada, se possível ao mesmo tempo (no caso da utilização de questionários, é claro). Isto ajuda a evitar os viéses na pesquisa, que podem alterar o resultado final devido à comunicação entre os funcionários sobre o conteúdo da pesquisa.
próximo passo é a escolha da metodologia a ser utilizada na aplicação e análise da pesquisa de clima organzacional.




Estratégias e Técnicas de Avaliação do Clima Organizacional

Esse módulo tem a finalidade de apresentar as estratégias de avaliação, os instrumentos de coleta dos dados, e quem deve avaliar o clima organizacional.

As estratégias de avaliação são procedimentos simples e que podem ser feitos no dia-dia da empresa, sem interromper a rotina das pessoas. Essas avaliações podem ser encontradas em diversas situações.

A realização dessa pesquisa requer uma metodologia, que será explicada no próximo tópico. Essa metodologia define os procedimentos e instrumentos técnicos mais importantes para a realização do trabalho proposto.

O último tópico deste módulo visa orientar quem deve ser o responsável pela avaliação dos resultados da pesquisa de clima organizacional.




Questões para reflexão – Estratégias e Técnicas de Avaliação

Em cada capítulo teremos algumas questões para que você possa responder, buscando fixar o conhecimento apresentado no capítulo. Procure avaliar cada um dos questionamentos, pois serão sempre selecionados os itens mais importantes de cada capítulo.

1. Quais são as principais estratégias a serem utilizadas na hora de avaliar o clima organizacional?

2. Das três técnicas utilizadas paraavaliação do clima organizacionalapresentadas neste capítulo, qual delas você entende como sendo a mais efetiva na hora de identificar prioridades?

3. Quem deve ser o responsável pela aplicação da pesquisa de clima dentro de uma organização?

4. Qual a relevância do processo de planejamento estratégico para a realização de uma pesquisa de clima organizacional em uma organização?




Etapa 10 – Desenvolvimento de Planos de Ações Possíveis

Para Luz (2003), esta é a etapa mais importante, sendo esta é etapa responsável pela garantia que a empresa considera importante a opinião de seu cliente interno e também busca satisfazê-lo.

De nada adianta todo o processo de desenvolvimento de questionário, aprovação da alta diretoria, aplicação dos questionários, tabulação e análise dos dados, além da divulgação dos resultados, se esta etapa 10 não for bem desenvolvida.

É exatamente o objetivo da pesquisa de clima organizacional fazer um levantamento da situação atual de cada uma das variáveis importantes para que a empresa tenha bons resultados, e como conseqüência, desenvolver planos de ação, buscando melhorar a situação.

Após identificar as causas que prejudicam o ambiente, é hora de solicitar a equipe de recursos humanos que coordene uma comissão de trabalho que deve ser composta por pessoas de diversos setores.

Essa comissão terá como objetivo de elaborar planos de ação com medidas corretivas e cabíveis para os pontos críticos encontrados nos resultados.

Os planos de ação devem ser específicos no que tange as atividades necessárias, e principalmente na definição de quais os indicadores que estão envolvidos com determinado plano, para que, na próxima aplicação da pesquisa de clima, possa ser feita uma avaliação daquele indicador, para ver se houve melhoras, do ponto de vista dos funcionários.

Ou seja, a intenção é: realizar a pesquisa, identificar os pontos a serem mudados, implementar os planos de ação e depois reavaliar o clima para verificar se as ações trouxeram melhorias efetivas.




Etapas do processo de pesquisa de clima organizacional

Nesse módulo, você conhecerá quais são as etapas necessárias para a execução de uma pesquisa de clima organizacional.
Como cada empresa possui suas características próprias, a proposta abaixo não sugere uma simples aplicação, mas sim todo o processo, que inclui as seguintes etapas:

Etapa 01 – obtenção de apoio e aprovação para a realização da pesquisa;
Etapa 02 – definir objetivos da empresa e o seu planejamento;
Etapa 03 – escolher e desenvolver a metodologia de aplicação da pesquisa;
Etapa 04 – teste piloto;
Etapa 05 – parametrização;
Etapa 06 – divulgação da pesquisa;
Etapa 07 – aplicação do questionário e coleta dos dados;
Etapa 08 – tabulação e análise dos resultados;
Etapa 09 – gerar relatórios e feedback para todos os membros da organização;
Etapa 10 – desenvolvimento de planos de ações que contemple soluções possíveis;
Etapa 11 – assessorar a implantação e gerenciamento do plano de ação;
Etapa 12 – análise de resultado e plano de ação;
Etapa 13 – aplicar nova pesquisa de clima para analisar os resultados do plano de ação;
Etapa 14 – comparar resultados com a pesquisa anterior .

As etapas apresentadas são baseadas nos estudos de Lima e Stano (2004), e Luz (2003).
Apesar de apresentarmos acima as etapas da pesquisa de clima de maneira linear, a correta visão destas etapas é como um ciclo, apresentado na figura abaixo:

Etapas do processo de pesquisa de clima organizacional

Etapas do processo de pesquisa de clima organizacional

Figura 2 – Etapas do processo de pesquisa de clima organizacional
Fonte: o autor, 2008

Vamos agora discutir cada uma das etapas de processo de pesquisa de clima organizacional.




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