Pesquisa de Clima Organizacional

Blog sobre Pesquisa de Clima Organizacional

Modelos de questionários de pesquisa de clima organizacional

Nesse módulo são apresentados três modelos de pesquisa de clima organizacional desenvolvido por autores brasileiros.

O primeiro modelo apresentado foi desenvolvido por Carlos Alberto Ferreira Bispo, em 2006. O autor elaborou um questionário adequado para instituições públicas de grande porte.

O segundo modelo apresentado é de autoria de Ricardo Silveira Luz, em 2003 e busca avaliar empresas privadas de grande porte.

O último modelo foi desenvolvido especialmente para este material, e é um questionário mais adaptado para a realidade das pequenas e médias empresas, respeitando as características deste tipo de organização.

O objetivo dos modelos é apresentar idéias, e principalmente servir de ponto inicial para aquele que deseja implementar uma pesquisa de clima organizacional em uma empresa.

É interessante ressaltar a importância de que o formulário não seja apenas replicado para aplicação, pois cada tipo de organização possui suas características contingenciais, que não podem ser ignoradas na hora de desenvolver um instrumento de coleta de dados, aplicá-lo, e analisar as respostas.



Kenneth Corrêa possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS - 2004) e Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV - 2006). É Diretor Comercial e de Tecnologia do Grupo WTW, à frente das empresas Gestão Ativa - Soluções Web, 80 20 Marketeria Digital, e Mais Empresas que atuam nas áreas de Desenvolvimento de Sites, SEO (Otimização para buscadores), Marketing Digital e eCommerce. Foi professor do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC (IESF) e da Universidade Anhanguera-Uniderp, ambas em Campo Grande - MS. Possui experiência na área de Administração, atuando principalmente nas seguintes áreas: planejamento estratégico, gestão de projetos, marketing e recursos humanos.




Comentários:

24 Respostas
  1. amanda disse:

    Olá! Gostaria de saber o nome do autor desses artigos, para poder citá-lo em minha monografia.

  2. kenaum disse:

    O autor dos artigos sou eu: CORRÊA, Kenneth.

    Se quiser ver as fontes bibliográficas em geral: http://www.administracaoegestao.com.br/pesquisa-de-clima-organizacional/bibliografia-de-pesquisa-de-clima-organizacional/

  3. kele disse:

    Olá!

    Sou de Belo Horizonte, MG, mas atualmente trabalho em Itabira, uma cidade mineira a uma hora e meia de BH e com 120.000. Cheguei aqui a dois anos atraves de um concurso público para Professor de História. No primeiro ano exerci o cargo, no segundo fui escolhida para coordenação geral na mesma escola, e neste ano assumirei a direção de uma outra escola.

    Estou me preparando lendo bibliografia compatível, tanto de gestão escolar, como de gestão de pessoas. A maioria da bibliografia me indica como primeiro caminho “tomar conhecimento dos profissionais e dos envolvidos, e da cultura e do clima organizacional.

    A pesquisa seria, então, um primeiro caminho. Além do meu interesse imediato, também gostaria de usar os dados para meu futuro mestrado na área. Sou formada pela UFMG, e este ano farei matérias do mestrado nas áreas que me interessam, tanto para a direção escolar, quanto para minha pesquisa.

    Gostaria de dicas acerca de bibliografia e possíveis caminhos que me ajudem.

    Agradeço desde já.

    Kele Frossard

  4. kenaum disse:

    Excelente! Realmente a pesquisa de clima é um primeiro passo importante para levantar as necessidades. Como dicas de bibliografias na área, acesse este link http://www.administracaoegestao.com.br/pesquisa-de-clima-organizacional/bibliografia-de-pesquisa-de-clima-organizacional

  5. Marina disse:

    Olá gostaria de informacoes sobre questionario que podem ser aplicados a chefia..mais voltado para os donos (estou estudando uma empresa familiar)…..Obrigada!!

  6. kenaum disse:

    Marina,

    Possuímos estes 3 modelos de questionários de pesquisa de clima, mas se for aplicar à chefia (ou mais especificamente aos donos), devem ser poucas pessoas, aí sugiro que faça uma entrevista de clima, ao invés de aplicar questionários, pois estes são para grandes quantidades.

  7. Alejandro disse:

    Muito interessante os modelos de questionários apresentados, justamente estou fazendo uma pesquisa de clima organizacional fazendo uma comparação entre hospitais público e privados… Minha dúvida é a seguinte:
    • Na aplicação dos questionários, qual opção é a mais conveniente em se tratando de uma comparação dos hospitais públicos e privados?
    • Qual opção é a mais conveniente nos questionários com três opções e as que têm mais de três opções?
    • O método “Survey” que aporte poder oferecer na pesquisa de clima organizacional?

  8. kenaum disse:

    Alejandro,

    possuímos este modelo para organizações públicas não entendi direito a segunda pergunta, mas a avaliação é feita com % simples de respostas para cada opção. Entre questões, pode-se comparar o % de respostas “sim”. dada a quantidade de pessoas entrevistadas, a pesquisa de clima organizacional deve sempre ser feita utilizando-se a metodologia survey.

  9. Lia disse:

    Estou fazendo um trabalho para ser apresentado com o seguinte tema “Como podemos perceber (Sem Pesquisa) que uma empresa tem um bom Clima Organizacional.
    E pesquisei em muito sites sobre, mas não encontrei nada que possa afirmar claramente como isso pode ser executado. O que tenho em mente como uma primeira concepção é que para chegar nessa resposta é necessário uma primeira análise sobre a empresa, assim já se pode medir como esta o clima organizacional no presente momento.Se puder me ajudar, qualquer reflexão é bem vinda!

    Grata

  10. kenaum disse:

    Olá Lia,

    Sem pesquisa não há como perceber. Pode ser que sua pesquisa seja apenas subjetiva (fruto de observação direta, e não aplicação de questionário), mas não há como avaliar sem medir.

    Lembre-se que nem sempre a resposta para um trabalho é apenas concordar com a pergunta oferecida.

  11. Pedro disse:

    Olá, sou estudante do último ano do curso de sistemas de inforamção, e para tema do meu tcc, escolhi abordar algo pertinente na realidade de milhares de empresas de diversos ramos de atividades, Qual sistema (ERP) mais adequado para estas empresas? por isso resolvir fazer uma analise de qual melhor custo beneficio para estas empresas, para isso resolvi adotar um questionário para iniciar uma pesquisa de campo, desta foma terei mais respaldo para enfatizar minhas indicações!

    Gostaria de poder contar com algum modelo que pudesse me basear!!

    Desde já, grato!!

  12. kenaum disse:

    Olá Pedro,

    Não possuo nenhum modelo de questionário a respeito de escolha de ERPs. Mas é um excelente tema, já que hoje as empresas dependem muito dos sistemas, principalmente quando estes integram todo o trabalho realizado na empresa, do início ao final do processo.

    Como se trata de implantação de software, sempre busque se atentar à questão cultural.

  13. francisca bezerra disse:

    Estou sazendo um trabalho de faculdade, este trabalho é um pesquisa de mercado no ramo
    imobiliáro. Gostaria de saber se vocês tem ulguas perguntas prontas neste sentido. Obrigada

  14. Fernando morais disse:

    Boa tarde corrêa, muito bom o seu site, meus parabéns. Estou fazendo uma monografia de final de curso sobre motivação, gostaria de saber se você teria material ou questionário aberto sobre o assunto.

    Um abraço

  15. kenaum disse:

    Olá Fernando, não possuo nada específico que já não esteja aqui no site. Você pode tentar meu curso grátis de Gerenciamento de Recursos Humanos no Tutorar.

  16. kenaum disse:

    Francisca,

    Aqui você pode encontrar algumas informações sobre pesquisa de marketing.

  17. cristieli disse:

    Olá.. gostaria de dicas de como montar um questionário de avaliação de contratação de pessoal? este questionários será aplicado para líderes de cada setor.
    obrigada.

  18. kenaum disse:

    Cristeli,

    Você precisa de um questionário para avaliar o processo de contratação? Os líderes estariam avaliando a qualidade do recrutamento do RH, ou o RH avaliando a qualidade de seleção dos líderes?

  19. Diana Vilaça disse:

    Boa tarde,
    estou a fazer uma tese sobre marketing, e preciso de elaborar um questionário de pesquisa de mercado, onde deve constar perguntas relacionadas com o conhecimento da abertura de uma nova loja, como por exemplo:
    • Conhece a loja “Refound”?
    • Visitou a loja por iniciativa própria?
    • Visitou a loja por recomendação de alguém?
    • Conhece alguém que já tenha visitado a loja?
    • Já comprou algum artigo de lá?
    • Se comprou algum artigo, foi por necessidade?
    Só que eu acho estas perguntas muito banais, alguém me pode ajudar com algumas dicas de perguntas que possa fazer?

  20. Eunissandra Tôrres disse:

    Oi meu nome é Eunissandra , eu moro em Natal /RN
    eu estudo na Estácio Faculdade Câmara Cascudo ,curso Gestão de Recursos Humanos ,estou no 3º período e gostaria de dicas de como elaborar questionários de perguntas sobre clima organizacional, se você puder mande pelo meu e-mail ,
    desde já eu agradeço
    obrigada
    anteciosamente

    Eunissandra Tôrres

  21. nara gerline disse:

    Olá, preciso montar um questionario de clima organizacional para o funcionario responder pode me passar um modelo..

    at. Nara

  22. Adao Firmino disse:

    olá! preciso de sua ajuda.
    estou a fazer uma monografia sobre clima organizacional numa organização.
    cujo tema é: o impacto do clima organizacional sobre o desempenho e a produção na refriango. E a pergunta de partida é: que impacto o clima organizacional tem sobre o desempenho e a produçao9.
    de acordo com isto, gostaria que me ajudasse a realizar um questionário tendo em conta o tema e a analisar a pergunta de partida e também sobre os possíveis objetivos do tema.
    Obrigado. espero a vossa resposta

  23. Roseli Roth disse:

    Bom Dia, estou com uam grande dificuldade em questionario na pco nas variaveis de Relacionamento Interpessoal, e Envolvimento Pessoal. Por gentileza se puder mandar algumas agradeço desde já

    att

    Roseli Roth

Deixe um comentário