Pesquisa de Clima Organizacional

Blog sobre Pesquisa de Clima Organizacional

Definição de Pesquisa de Clima Organizacional

Agora que discutimos todo o histórico, definição do conceito e alguns dos elementos que podem influenciar o clima organizacional, estamos aptos a falar do tópico central deste estudo.

pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta de pesquisa, ou seja, de estudo,  de diagnóstico e de promoção de mudanças. É um processo adequado e importante para avaliar diversos fatores que interferem na satisfação/insatisfação do trabalhador em relação à organização.

“Pesquisa de clima organizacional é o mapeamento das percepções sobre o ambiente interno da organização, como ponto de partida igualmente válido para mudanças e o desenvolvimento organizacional.”(BEDANI, 2006)

Para Lima e Stano (2004), a pesquisa de clima organizacional é considerada uma ferramenta de gestão estratégica das organizações. Este material de estudo irá abordar a ferramenta como tal, levando sempre em consideração a importância da técnica nos resultados das organizações.

pesquisa de clima organizacional permite uma ampla análise, tanto interna, quanto externa, que possibilita o acompanhamento e o monitoramento da satisfação, e do comprometimento dos colaboradores com a empresa. Essas análises contribuem para o desenvolvimento de estratégias e ações que visam a potencialização das pessoas e a máxima produtividade e qualidade nos serviços prestados.


Categoria: Módulo I - Conceitos | 27.dezembro.2009 | sem comentários | Comentar


Kenneth Corrêa possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS - 2004) e Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV - 2006). É Diretor Comercial e de Tecnologia do Grupo WTW, à frente das empresas Gestão Ativa - Soluções Web, 80 20 Marketeria Digital, e Mais Empresas que atuam nas áreas de Desenvolvimento de Sites, SEO (Otimização para buscadores), Marketing Digital e eCommerce. Foi professor do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC (IESF) e da Universidade Anhanguera-Uniderp, ambas em Campo Grande - MS. Possui experiência na área de Administração, atuando principalmente nas seguintes áreas: planejamento estratégico, gestão de projetos, marketing e recursos humanos.



Deixe um comentário