Estratégia de Produto para o Marketing Internacional



Produto é tudo aquilo que se pode ser oferecido ao cliente através do processo de troca, atendendo a satisfação dos consumidores. O produto é o que o comprador irá consumir ou comprar, e neste sentido deve-se pensar em um conjunto de características tangíveis e intangíveis que o constituem.

Conforme Cobra (1997), um produto ou serviço é definido como certo ao consumo quando atende às necessidades e desejos de seus consumidores- alvo, ou seja, deve ter:

• Modelos e tamanho: que atendam às expectativas e necessidades.
• Qualidade e padronização: em termos de características, desempenho e acabamento.
• Configuração: a apresentação do produto em termos de características físicas, embalagem, marca e serviço.

Nos estudos de Kotler (1998), produto é qualquer coisa que poder ser oferecida a um mercado para atenção, aquisição, uso e consumo, e que possa satisfazer a um desejo ou necessidade.

Os produtos vão além de bens tangíveis. De forma mais ampla, os produtos incluem objetos físicos, serviços, pessoas, organização, idéias ou combinações desses elementos.

De acordo com Las Casas (1999), produto pode ser definido como o objetivo principal das relações de troca, e que pode ser oferecido em um mercado para pessoas físicas ou jurídicas, visando proporcionar satisfação a quem o adquire ou consome.



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