Empreendi online, e agora? Como movimentar meu negócio na internet



Nem toda oportunidade de negócio, no mundo conectado de hoje, precisa acontecer no ambiente físico. Dessa forma, de acordo com pesquisa da Endeavor que ouviu mais de 5 mil pessoas em 2016, 90% das vendas são feitas por micro e pequenas empresas que atuam exclusivamente online. Ou seja, a internet ainda é o campo dos pequenos empreendedores, que podem crescer através da plataforma.

Um ótimo exemplo de como isso faz diferença para muitos empreendedores é o segmento de mães, que por uma questão voltada para o aspecto mercadológico (a dificuldade de retomar um emprego; a divisão de tarefas relacionada aos cuidados com os filhos e a questão da necessidade de ter mais opções de rendas) acabam vendo o negócio online como uma grande opção. Muitas mães fundam lojas online e conseguem integrar o trabalho de forma home office, e esses pequenos negócios acabam crescendo e se expandindo muito.

É o caso do portal Elo7, especializado em artesanato e venda de produtos. A proposta do site começou com mães que precisavam trabalhar, e hoje o site recebe lojas de empreendedores que querem vender e divulgar seus produtos de forma online. O segmento da beleza, ainda nesse nicho “materno”, também acaba angariando mulheres que se dedicam à venda exclusivamente pela internet. Hoje, o portal é um marketplace para vários perfis de empreendedores.

Outro caso de sucesso de empresa que começou online e hoje possui um alcance extremamente positivo é a Corpo Belo Modeladores, que surgiu do sonho de ter o próprio negócio e começou atendendo principalmente com materiais pós-cirúrgicos, cinta pós parto e de pós operatório. Da sugestão de criar um e-commerce, veio a iniciativa que determinaria o sucesso de negócios. Mesmo com uma loja física, a marca hoje tem alcance nacional graças à sua loja virtual, que atrai clientes de várias regiões do Brasil.

Como evoluir

É claro que, por mais que pareça simples fazer um negócio pequeno ter sucesso na internet, é um pouco mais complicado. As estratégias de uma empresa online incluem renegociar preços com seus fornecedores, diversificar produtos e investir em marketing, num movimento contrário ao da maioria do mercado, que anda em crise. Ou seja, são semelhantes às vendas físicas, porém os gastos operacionais são menores, e soma-se a isso o crescimento da presença do público na internet.

Um dos desafios do empreendedor nesse tipo de negócio é poder analisar de maneira rápida qualquer situação, para reagir na mesma velocidade. Agilidade e flexibilidade são pontos importantes no atendimento, entrega de produtos e prestação de serviços. É também necessário investir em informação e bons fornecedores. Com esses pontos bem assistidos, foque no bom atendimento, que deve ser tão bom quanto fisicamente.



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